A questão aborda definições acerca da estabilidade de encostas, tema abordado pela NBR 11682:2009 - Estabilidade de encostas.
Antes de passarmos às definições da norma, devemos destacar uma palavra importante do texto do enunciado: “monolítica”. Estruturas monolíticas são aquelas que se caracterizam como blocos homogêneos de modo que as características de resistência são as mesmas em qualquer ponto. Essa definição já nos leva ao conceito de muro de gravidade (geralmente denominados de gabiões) da norma:
“São aqueles que formam uma estrutura monolítica, cuja estabilidade é garantida através do peso próprio da estrutura. Podem ser de concreto simples, concreto ciclópico, gabiões, alvenaria de pedra argamassada ou de pedra seca, tijolos ou elementos especiais. O dimensionamento deve atender à verificação da estabilidade quanto ao tombamento, deslizamento e capacidade de carga da fundação. A linha de ação da resultante dos esforços envolvidos deve interceptar o terço central da base. Casos contrários devem ser justificados.”
O dimensionamento dos muros de flexão deve atender aos mesmos critérios do muro de gravidade, acrescido das verificações de estabilidade estrutural das peças do material constituinte, que geralmente é o concreto armado. Entretanto, o muro de flexão usa apenas parte do peso próprio do maciço e não é uma estrutura monolítica. Portanto, a LETRA A está INCORRETA.
As demais opções também não configuram estruturas monolíticas, portanto, a única alternativa correta é a LETRA B.
Gabarito do Professor: Letra B
FONTES:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 11682:2009 - Estabilidade de encostas. Rio de Janeiro, 2009.
MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. Obras de contenção: manual técnico. Publicação Técnica.