-
Letra C. quando a questão falar em "nao é verdade" negue toda a proposição. Nesse caso, a banca decidiu pela negação do E da forma menos usual. ->
-
'' Concluiu que '' ideia de conclusão, conectivo concional ->
-
Quando uma frase é negada duas vezes ela volta ao estado inicial. Negar duas vezes é o mesmo que afirmar ou encontrar uma equivalente.
Aprendi com o Professor Márcio Flavio do Gran.
-
O que a questão pede é para negar a proposição Pedro é médico (p) e Joaquim não é jornalista (q).
P ^ ~J (proposição dada pela questão)
~P v J (negação da proposição dada pela questão. nesse caso, a negação de e vira ou)
Como não temos essa alternativa, temos que aplicar a regra do NEMA, negando a primeira e mantendo a segunda, e colocando-a como uma condicional:
P --> J :: Se Pedro é médico, então Joaquim é jornalista.
GAB C
-
Vamos entender o que o examinador cobrou nesta questão (gostei desta assertiva).
Antes de tudo, foi representado os símbolos dos conectivos da seguinte forma: "e" como "^", "ou" como "v", do "Se...então," como "->" e a negação como "~". Uma dica: tenha na "veia" as equivalências lógicas.
- Primeiro, precisamos organizar o pensamento, ou seja, montar a questão para não confundir. Quando o examinador informar "não é verdade que", negue a TODA a proposição. Voltamos na alternativa. “não é verdade que Pedro é médico (vou chamar de PM) e Joaquim não é jornalista (vou chamar de JJ)” Veja como que ficou: ~(PM^~JJ).
- Segundo, como Ana informou que a assertiva acima não era verdade, vamos precisar negá-la. Neste caso, a regra usada é a Lei de Morgan. Veja como ficou: ~PMvJJ.
- Terceiro, quando não acharmos a negação simples nas alternativas, temos que procurar a equivalência lógica dela. Equivalência do "ou" com o "Se..então" é a do Neymar (nego a primeira + "conectivo se então" + mantém a segunda). PM -> JJ. Como se lê: "Se Pedro é médico, então Joaquim é jornalista". GABARITO C.
Em frente e enfrente...