A democracia tem como origem a Grécia mais precisamente a cidade estado Atenas. Era uma democracia direta, na qual os cidadãos atenienses se encontravam em Assembleia e votavam as questões que seriam necessárias para a cidade e seus habitantes. Somente poderiam votar nestas questões quem fosse filho de pais e mães atenienses, maiores de 21 anos e atenienses livres .
A democracia moderna, por sua vez, começou a ser estruturada após a Revolução Francesa com o fim dos Regimes Absolutistas. O voto era , então, indireto. Ou seja, os aptos a participar do sufrágio votariam e seriam votados por outros cidadãos para serem seus representantes. Os eleitos decidiam em votação as questões e os projetos de leis necessários para a localidade no qual estavam circunscritos.
Este modelo de democracia que teve os seus protótipos montados pela Revolução Francesa ampliou-se paulatinamente ao longo do século XX, bem como a ampliou-se o direito a participação no processo eleitoral.
Livros de História Antiga e de Ciência Política tratam do tema. É necessária a leitura de algum livro especializado para entender e responder a questão proposta.
Há manuais de História Geral e de História Antiga que tratam do tema de forma bastante completa, como o História Antiga e Medieval de José Jobson de Arruda – bastante tradicional – e o História volume único, de Ronaldo Vainfas, Sheila de Castro Faria, Jorge dos Santos e Georgina Ferreira
Uma das opções aponta a característica comum às democracias ao longo do tempo e em diferentes espaços.
A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois nas cidades estados gregas só detinham direitos políticos os cidadãos atenienses homens livres com mais de 21 anos. Mulheres não participam do direito de cidadania.
B) CORRETA – Esta afirmativa está correta, pois todos aqueles que são considerados cidadãos têm direitos políticos sendo iguais perante a lei.
C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois nem todos os países do Ocidente adotaram o sufrágio universal e nem todos tem a mesma estrutura de divisão de poderes.
D) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta, pois a democracia representativa não acontece em todos os países do Ocidente. De acordo com a revista The Economist, muitos países do Ocidente possuem uma democracia imperfeita e regimes autoritários. A democracia representativa tem sido considerada um modelo em crise pois, os representantes eleitos não conseguem lidar com os interesses econômicos e políticos de grande parte da população.
E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois sabemos que na democracia das cidades estado gregas somente a parcela considerada cidadã era igual perante a lei. Para que a liberdade seja um direito natural de todos os homens faz-se necessário que exista igualdade de direitos de todos , ou seja, toda a população seja igual perante a lei.
Gabarito do Professor: Letra B.