SóProvas


ID
5386531
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Tendo feito a independência, José Bonifácio considerou-a questão de tempo. Nem por isso deixou de tomar as providências necessárias para formalizá-la. Por meio de seus emissários enviados a Londres, Paris, Buenos Aires e aos Estados Unidos, ou em conversações diretas com os representantes de potências estrangeiras no Rio de Janeiro, conduziu as tratativas iniciais sobre o reconhecimento. Sendo a independência um fato consumado, entendia que os próprios interesses comerciais externos se encarregariam de promover-lhe a aceitação formal.

RICUPERO, Rubens. José Bonifácio e a criação da Política Exterior do Brasil. IBGH. 2013. Adaptado.

Sobre o reconhecimento diplomático do Império do Brasil, na primeira década após a independência, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Análise das alternativas:

    a) Incorreto. O reconhecimento do Brasil como um novo país não teve tais exigências, uma vez que já havia sido consolidado vários processos de independência na América como um todo, além do que a Doutrina Monroe colocava uma barreira para quaisquer avanços intervencionistas europeus.

    b) Falso. Os Estados Unidos não defendiam o princípio monárquico. Isso é deduzível quando partimos do pressuposto que a monarquia brasileira foi, num primeiro momento, a continuidade de uma nobreza europeia no território do Brasil.

    c) Incorreta. Dom Pedro I não abre mão da província da Cisplatina.

    d) Correta. O Brasil paga uma indenização aos cofres portugueses, que deviam aos ingleses. Logo, a Inglaterra media o reconhecimento em prol do benefício próprio: influência geopolítica e econômica no Brasil, quitação das dívidas por parte de Portugal e manutenção de sua influência financeira nos investimentos do novo país e do próprio país ibérico.

    e) Incorreto. O Brasil fica caracterizado pelo regime do padroado: Igreja submissão ao imperador e Beneplacito: nenhuma ordem papal entraria em vigor sem antes passar pelo aval do imperador (fato muito relevante lá no Segundo Reinado).

    Alternativa correta: D

    EsPCEx 2022

  • LETRA D. Complementando os comentários do colega Vinicius Monteiro.

    Sobre a alternativa "B", de fato houve apoio dos EUA após a independência do Brasil, porém o que faz a alternativa ser a errada é acerca da Doutrina Monroe. Esta basicamente era contra a europeização das américas e tinha como seu princípio básico "A américa para os americanos" e que tentava acabar com a velha política monárquica o que que foi adotada no Brasil. Apesar de não ter sido vista com bons olhos pelos estadunidenses porém reconheceu a independência.