Análise das alternativas:
a) Correta. A marca da agricultura brasileira no século XXI é a associação entre tecnologia, produção e distribuição. Além disso, a presença dos campos de pesquisas relacionadas às áreas da genética contribuem substancialmente para uma efetiva produção.
b) Correta. A maior prova disso é a utilização do calcário na região do centro-oeste, em prol do aumento do pH do solo, tornando-o menos ácido e favorecendo o plantio de produtos antes não permitidos. Destaca-se o termo: calagem dos solos.
c) Correta. A agricultura intensiva é largamente utilizada, com predomínio de uma força produtiva baseada na aliança entre máquina-homem. Nesse contexto, pode-se destacar ainda as melhorias nas condições gênicas de certas espécies, tornando-as resistentes às pragas comuns nas regiões tropicais (quentes, úmidas e, portanto, favoráveis ao surgimento de manifestações de insetos, etc.)
d) Incorreta. O principal alvo da agricultura intensiva no Brasil é o comércio exterior. Na base da subsistência interna, destaca-se a agricultura familiar como a responsável pela manutenção dos estoques de alguns grãos essenciais e de alta demanda interna. Nesse viés, vale ressaltar que por ter alta demanda externa, a agricultura moderna vem utilizando recursos prejudiciais aos ciclos naturais do solo, exemplificando-se por intermédio dos agrotóxicos, que podem contaminar os lençóis freáticos e, consequentemente, as águas dos rios.
e) Correto. O desemprego estrutural é a maior característica do setor agrícola, não só do Brasil, como também de outros setores, vide os belts dos EUA. Atualmente, a demanda é de uma mão de obra qualificada e com formação capaz de aumentar cada vez mais a eficiência dos instrumentos que tornam-se cada vez mais automáticos, não necessitando de um completo manuseio por parte do ser humano.
Desse modo, conclui-se que a alternativa incorreta é a letra D), sendo o nosso gabarito, conforme o enunciado solicita.
EsPCEx 2022
A) O desenvolvimento tecnológico e o investimento de capital permitiram a inserção da agricultura em uma cadeia produtiva que engloba indústrias e serviços à montante e à jusante da produção agrícola.
B) O uso de insumos e fertilizantes pelos complexos agroindustriais possibilitou a superação das condições pedológicas, como a baixa produtividade dos latossolos, o que viabilizou sua expansão territorial.
C)A pesquisa agrícola criou novas tecnologias para o processo produtivo, o que aumentou o rendimento por hectare e a produtividade homem/dia, e desenvolveu cultivares mais tolerantes às pragas do mundo tropical.
D)A expansão territorial dos complexos agroindustriais implicou ( Originou ) o manejo eficiente dos recursos disponíveis e o atendimento da crescente demanda do mercado interno por produtos certificados por seu baixo impacto ambiental.
E) O uso de máquinas e equipamentos reduziu o emprego de mão de obra nas atividades agrícolas, que passaram a depender de trabalhadores mais qualificados, capazes de realizar os procedimentos rurais tecnificados.
SeguEoFluxo...
Agricultura brasileira é tema recorrente e devido ao crescimento de sua participação na composição do Produto Interno Brasileiro vem se tornando uma atividade cada vez mais importante para o país e justamente por isso deve ser estudado com atenção. Já os impactos ambientais demandam conhecimentos amplos sobre diversas áreas da Geografia e ciências associadas além da capacidade de relacionar tudo ao tema proposto. Sobre os impactos socioeconômicos da agricultura modernizada brasileira e sua relação com a indústria buscamos a alternativa ERRADA.
A) A jusante é o mesmo que posteriormente ou simplesmente depois e de fato os CAI são a materialização da modernizada relação indústria-agricultura na atualidade.
B) As modernas técnicas de correção de solos estão entre as principais causas da expansão da agricultura de exportação por áreas que décadas atrás não valiam a pena ser desmatadas e cultivadas em termos econômicos.
C) A modernização afeta todos os aspectos da agricultura de exportação que vão das técnicas de produção até a manipulação genética dos gêneros cultivados.
D) A expansão territorial dos CAI não levou a melhorias no manejo dos recursos disponíveis sendo a esmagadora maioria das novas áreas de produção instaladas em áreas desmatadas há poucos anos, consumindo intensamente água subterrânea ou de corpos hídricos locais, degradando o solo e contaminando as águas ao redor, com foco produtivo em exportações possuem pouca relação sobre a regulação dos preços do mercado interno e de maneira geral possuem um alto impacto ambiental.
E) A atividade de maneira geral produz poucos postos de trabalho devido a intensa mecanização e automação da produção.
GABARITO DO PROFESSOR: D