A hierarquia urbana pode ser identificada tanto em território nacional quanto em escala global onde cidades de maior influência são capazes de centralizar e definir processos que ocorrem em outras áreas. Este tema deve ser estudado com atenção em Geografia Urbana e complementado com conhecimentos do noticiário local e global. Sobre as cidades globais buscamos a alternativa correta.
A) A capacidade de concentrar em seu território atividades decisivas para o funcionamento de operações de alcance planetário é a principal característica de uma cidade global. Atividades de pesquisa, finanças e mecanismos de poder como sede de grandes empresas e organismos multilaterais estão também entre as que caracterizam cidades globais.
B) Corredores de atividades secundárias podem ser encontrados em enormes regiões metropolitanas, bem comuns em países em desenvolvimento, que apesar de concentrarem em seus territórios dezenas de milhões de habitantes não concentram poder o suficiente para serem consideradas cidades globais.
C) Cidades metropolitanas em países em desenvolvimento, ou mesmo de forma mais rara em países desenvolvidos, podem concentrar milhões de habitantes e mesmo assim não serem cidades globais devido a menor importância das atividades nelas realizadas.
D) A condição de vida da população não é característica decisiva para caracterizar uma cidade global.
E) Leis e regras sobre a circulação de capitais dizem mais sobre o grau de soberania e relevância do país onde se localizam do que sobre o status das regiões metropolitanas como cidades globais.
GABARITO DO PROFESSOR: A