SóProvas


ID
5386582
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Trata-se de uma rede mundial de 20 a 25 metrópoles, de Bombaim a Sidney, de Toronto a São Paulo, de Tóquio a Londres, passando por New York, Paris ou Frankfurt.

Sassen (2000).

Sobre o conceito de cidade-global, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    O conceito de cidade global:

    • Surgiu quando as grandes metrópoles, a partir da década de 1970, passaram a sofrer a influência dos impactos das mudanças da economia mundial e receberam as novas tecnologias de informação e comunicação. Essas novas tecnologias promoveram um forte abalo em suas estruturas, até aqui mais ou menos estáveis, e mudaram seu perfil.
    • Características: É considerada uma cidade global aquela que se configura como um ponto nodal das redes transnacionais. Sendo assim, as cidades vão se alterando ao longo do tempo, seguindo a lógica da evolução da sua economia, e as mudanças que ocorrem na ocupação do espaço urbano são influenciadas por essa evolução.

    Fonte: Adaptado de FINGERUT, Silvia e FERNANDES, J. de Mendonça. “Planejando as cidades do século XXI”. Cadernos FGV Projetos. Outubro de 2015

  • As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana. São dotadas de técnica e conhecimento em serviços de elevada influência nas decisões vinculadas à economia globalizada e ao progresso tecnológico. Nessas cidades, há grande concentração e movimentação financeira, sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de transnacionais, importantes centros de pesquisas, presença de escritórios das principais empresas mundiais em consultoria, contabilidade, publicidade, bancos e advocacia, além das principais universidades. São dotadas de infraestrutura necessária para a realização de negócios nacionais e internacionais, aeroportos, bolsa de valores e sistemas de telecomunicações, além de uma ampla rede de hotéis, centros de convenções e eventos, museus e bancos. Possuem serviços bastante diversificados, como jornais, teatros, cinemas, editoras, agências de publicidade, entre outros. fonte:https://m.brasilescola.uol.com.br/geografia/cidades-globais.htm
  • A hierarquia urbana pode ser identificada tanto em território nacional quanto em escala global onde cidades de maior influência são capazes de centralizar e definir processos que ocorrem em outras áreas. Este tema deve ser estudado com atenção em Geografia Urbana e complementado com conhecimentos do noticiário local e global.  Sobre as cidades globais buscamos a alternativa correta.

    A) A capacidade de concentrar em seu território atividades decisivas para o funcionamento de operações de alcance planetário é a principal característica de uma cidade global.  Atividades de pesquisa, finanças e mecanismos de poder como sede de grandes empresas e organismos multilaterais estão também entre as que caracterizam cidades globais.

    B)  Corredores de atividades secundárias podem ser encontrados em enormes regiões metropolitanas, bem comuns em países em desenvolvimento, que apesar de  concentrarem em seus territórios dezenas de milhões de habitantes não concentram poder o suficiente para serem consideradas cidades globais.

    C) Cidades metropolitanas em países em desenvolvimento, ou mesmo de forma mais rara em países desenvolvidos, podem concentrar milhões de habitantes e mesmo assim não serem cidades globais devido a menor importância das atividades nelas realizadas.

    D) A condição de vida da população não é característica decisiva para caracterizar uma cidade global.

    E) Leis e regras sobre a circulação de capitais dizem mais sobre o grau de soberania e relevância do país onde se localizam do que sobre o status das regiões metropolitanas como cidades globais. 

    GABARITO DO PROFESSOR: A