SóProvas


ID
5386588
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma reunião por computador é paradoxalmente mais distante e mais próxima do que um encontro presencial. Mais distante por razões óbvias: as pessoas estão reduzidas a duas dimensões, presas em quadradinhos numa tela. Por outro lado, somos brindados com uma pequena moldura de intimidade alheia que não seria revelada em torno da mesa de um escritório.

Vemos a sala ou o quarto dos outros. A estante de livros. Vejo pendurada uma boina no cabide de um colega de trabalho, a quem sempre atribuí um caráter discreto e austero. Em que ocasião ele usa essa boina? Será que meu colega não é careta e austero coisa nenhuma e, aos domingos, veste a boina, acende um cachimbo e pinta telas com nus gigantes?

Em contrapartida, li no jornal The New York Times uma matéria, a qual tratava da importância que damos, em nossas interações sociais, às imediatas respostas faciais e corporais das outras pessoas. A cada instante, vamos moldando nosso discurso pelos sorrisos, sobrancelhas arqueadas ou braços cruzados dos nossos interlocutores.

Numa reunião on-line, cada um tem uma qualidade de conexão diferente e as reações chegam embaralhadas, às vezes com vários segundos de atraso. Ao vivo é quando podemos interpretar perfeitamente o fluxo da conversa. Lemos no outro a antecipação de uma pausa, num outro a intenção de uma fala, num outro, ainda, a disposição para a briga. Uma conversa de várias pessoas é uma sinfonia emocional, cuja partitura a seleção natural nos moldou, por milhares de anos, para ler.

 

 

PRATA, Antônio. Zoom. www1.folha.uol.com.br, 14/06/2020. Adaptado.

A partir da leitura do Texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Questão complicadinha... Vou tentar explicar, item a item:

    ➥ Antes, vou te dar uma dica: Quando for interpretar um texto, tente resumir o parágrafo que você leu em sua cabeça. Sempre se pergunte: O que ele quis me dizer aqui, neste parágrafo? Depois de ler a primeira vez, junte todas essas informações na cabeça e construa uma ideia única sobre o texto, como um resumão

    • 1º parágrafo: O autor introduz o tema: Reuniões on-line. Ele faz a qualificação das reuniões, dizendo que são mais distantes e mais próximas do que um encontro. Mais distantes porque as pessoas ficam num quadradinho na tela; mais próximas porque a gente tem acesso às suas intimidades, diferentemente de uma reunião em um escritório, por exemplo.
    • 2º parágrafo: Ele nos dá um exemplo de proximidade à intimidade alheia (casa do colega).
    • 3º parágrafo: Aqui ele opõe, contradiz o que disse no parágrafo anterior. Veja que ele utiliza "em contrapartida" para introduzir a ideia da importância das imediatas respostas faciais das pessoas num encontro presencial.
    • 4º parágrafo: O autor detalha o que uma reunião on-line possui: Atrasos nos sorrisos, nas reações (itens que, segundo ele, são valiosos para que a gente avalie nosso discurso). Ele termina dizendo que uma conversa presencial de várias pessoas é como uma sinfonia que, durante a evolução, adquirimos a capacidade de interpretar.

    Resumão: Reuniões on-line: Os prós (maior intimidade, menos formalismo [boina pendurada ao fundo] etc.) e contras (demora na resposta, incapacidade de avaliar imediatamente os resultados do discurso etc.)

    ➥ Você pode pensar que demorará fazendo isso, mas, vai por mim, você ganhará tempo pensando assim, pois não precisará mais ler o texto e, desta forma, já responde a duas, a três questões que vierem na prova.

    Vejamos as assertivas:

    a) as reuniões realizadas na modalidade on-line são prejudicadas pelas muitas distrações proporcionadas pelo ambiente onde cada participante se encontra. → Errado. Extrapolou. O autor nem falou de distração (gato miando, vizinho fazendo barulho etc.)

    .

    b) a sociedade tem se beneficiado sobremaneira com a utilização de recursos tecnológicos para encurtar distâncias que não seriam assim facilitadas há alguns anos. → Errado. Não falou nada sobre isso.

    .

    c) a interação on-line aparentemente proporciona uma maior intimidade entre os locutores, mas que a interpretação correta da conversa não é garantida. → Correto. Leia a síntese do primeiro parágrafo e do quarto.

    .

    d) os gestos corporais são apreciados nas relações cotidianas, mas, nas conversas on-line, ganham nova conotação, já que estão enquadrados pelo ambiente caseiro dos locutores. → Errado. Os gestos corporais são os mesmos presencial ou remotamente. A diferença é no tempo de resposta.

    .

    e) a espécie de prisão bidimensional em que nos vemos quando participamos de uma reunião on-line é um indício de que as relações on-line jamais superarão as presenciais. → Errado. Extrapolou.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Por outro lado, somos brindados com uma pequena moldura de intimidade alheia que não seria revelada em torno da mesa de um escritório.

    Por esse trecho , percebemos que o sucesso na compreensão da mensagem não pode ser garantida.

    GAB C.