SóProvas


ID
538723
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Funcionário que modifica ou altera sistema de informações, sem estar autorizado, e de cuja ação resulta danos à Administração, está sujeito à pena de detenção de três meses a dois anos, acrescida de

Alternativas
Comentários
  • A resposta encontra-se no Código Penal, texto de lei:

    Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)

    Art. 313-B. Modificar ou alterar, o funcionário, sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente: (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)

    Pena - detenção, de 3 (três) meses a 2 (dois) anos, e multa. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)

    Parágrafo único. As penas são aumentadas de um terço até a metade se da modificação ou alteração resulta dano para a Administração Pública ou para o administrado.(Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)

  • Art. 313-B. Modificar ou alterar, o funcionário, sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente :
    Pena – detenção, de 3 (três) meses a 2 (dois) anos, e multa.
    Parágrafo único. As penas são aumentadas de um terço até a metade se da modificação ou alteração resulta dano para a Administração Pública ou para o administrado.

    A resposta correta é a letra D.
  • Eita FCC!! Que questão inteligentíssima, assim só passam os melhores!!
  • Nossa quando vc vê uma questão como essa fica a pergunta, que instituição é essa! Não se estaria selecionando os bons.
  • Pessoal, se vocês analisarem bem, vão ver que é sim uma questão inteligente! De cara quando você lê as alternativas, elimina a A e a C. Depois a E, porque o CP nao usa "tres quartos". Sobram B e D. Um terço até o dobro é um intervalo muito grande, desproporcional. Assim, mesmo sem ter lido o artigo deste crime no CP, você chega na resposta: letra D.
  • Só para fechar o pensamento do colega acima: dois terços é mais que a metade, ou seja, não há como ser do mais até o menos o que impossibilita considerar a opção "C" como certa

  • Então essa questão deveria ser classificada como Matemática ou até mesmo Raciocínio Lógico.

    Ridículo.
  • rsrsrrsrsrssr.........francamente, rir p/ n chorar........rs
  • KkkkKkkKkkkk pura decoreba !
  • Com essa questão a FCC se superou. É uma questão muito inteligente, que determina, sem dúvida, quem merece estar dentro ou fora do concurso. Estou espantado como essa questão, ela é determinante para se aferir conhecimento.

  • Pessoal,

    Tem que relaxar!
    Se vai prestar um concurso pra FCC, tem que se preparar pra FCC!
    Ficar reclamando só vai fazer a gente perder tempo!
  • Funcionário que modifica ou altera sistema de informações, sem estar autorizado, e de cuja ação resulta danos à Administração, está sujeito à pena de detenção de três meses a dois anos, acrescida de
    a) de dois terços até o dobro.
    b) de um terço até o dobro.
    c) de dois terços até metade.
    d) um terço até metade.
    e) de metade até três quartos.

    percebam que seria facil chutar na "D" pois é a unica que não repeti o "de"  do enunciado.
  • fico imaginando a cara do elemento que elabora uma perola de questao dessa....
  • deve ser filho do diretor da instituição que elabora a prova!
  • Õ BANCA RIDÍCULA, PERGUNTAR SOBRE QUANTITATIVO DA PENA A SER APLICADA E AINDA MAIS NUMA PROVA DE ANALISTA JUDICIÁRIO - PARA PISICÓLOGO. ACHO QUE SOU EU QUE PRECISO DE UM!!!!!
  • Essa questão parece ser decoreba pura, mas não é exatamente. Basta estar atento e ver que ela exige raciocínio. Vejamos:
    A) e B) - por conterem um misto de número fracionário e o termo "dobro" soam esquisito, pois não é típico aumento de pena nesses termos.
    C) de dois termos até metade - ora dois terços é maior que metade, logo a alternativa não tem sentido.
    D) de um terço até metade - esse sim é um típico aumento de pena, mas não podemos marcar a alternativa, pois não sabemos se haverá outra alternativa com um 'aumento típico' de pena. Vamos a "E"!
    E) de metade até três quartos - essa soa mais estranho que todas as outras. Lendo-a temos a impressão de que nunca vimos. Logo, por eliminação (raciocínio) a única alternativa possível é a "D".

    Além disso tem o detalhe do "de"... como o enunciado terminava com a preposição "de", a alternativa não poderia começar com a mesma preposição. A questão não é tola! Ou pelo menos não tanto como possamos imaginar à primeira vista.
  • Gente, não adianta nada ficar reclamando da banca FCC!! Desconfio que muita gente neste site não quer estudar e nem ajudar com comentários construtivos. Poxa, vocês prejudicam demais quem quer estudar. Tem muitos aqui que só comentam  reclamações e ironias. =(
  • Muito boas as observações do "de" e do "2/3 maior que a metade".
    Sangue frio ao deparar-se com uma questão como essa, camaradas!
    Avante!
  • Gostei muito, na medida do possivel darei a minha parcela. muito bom.

    Abraços

  • Todo mundo diz que é fácil. Então estuda e passa. Reclamar não adianta nada. Reclamam que o cespe é difícil e que a FCC é fácil. Acho que querem a nomeação de graça mesmo.
  • Deve ser a questão mais idiota que já vi nos últimos 10 anos

  • Letra D.

    d) Certo. É muito difícil decorar todas as possibilidades de aumento e redução de pena, bem como as penas cominadas para cada crime. Mas essa é nossa vida nesse mundo de concursos, certo? Conhecer o que as bancas costumam abordar e estudar de forma direcionada. Conforme estudamos, o delito do art. 313-B possui, sim, uma causa específica de aumento de pena, de 1/3 até a metade.

     

    Questão comentada pelo Prof. Douglas Vargas

  • Nunca vi nenhum crime que aumente "até o dobro" ou "até tres quartos".

    Sabendo isso voce elimina 3 alternativas. Sobram a C e D.

    Agora pensa com o titio, amiguinho:

    De 2/3 até a metade? Pera la...

    dois terços é mais que a metade. Entao, a C esta obrigatoriamente errada, pois, as causas de aumento agravam a pena de modo crescente, da menor para a maior fraçao, e nao o contrario.

    Matou! D

  • Gabarito: D

    O delito do Art. 313-B tem uma causa específica de aumento de pena, de 1/3 até a metade

  • Eu não sabia exatamente a resposta. No entanto, vi incoerência nas alternativas. Como, por exemplo, alternativas em que o tempo fracionário ia do maior para o menor, ao invés do menor para o maior. Assim cheguei a resposta correta. Às vezes temos que empregar não somente o saber jurídico, mas também o português e a matemática.

  • GABARITO: D

    Fui por intuição. Pela pena mais óbvia.