SóProvas


ID
5387434
Banca
Quadrix
Órgão
CORE-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto ao controle e à responsabilização da Administração, julgue o item.


O controle judicial da Administração Pública constitui, juntamente com o princípio da legalidade, um dos fundamentos em que repousa o Estado de Direito.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    “O controle judicial constitui, juntamente com o princípio da legalidade, um dos fundamentos em que repousa o Estado de Direito. De nada adiantaria sujeitar-se a Administração Pública à lei se seus atos não pudessem ser controlados por um órgão dotado de garantias de imparcialidade que permitam apreciar e invalidar os atos ilícitos por ela praticados (DI PIETRO, 2014, p. 827).”

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • Gab.: Certo

    DI PIETRO, 2014, p. 827: O controle judicial constitui, juntamente com o princípio da legalidade, um dos fundamentos em que repousa o Estado de Direito, De nada adiantaria sujeitar-se a Administração Pública à lei se seus atos não pudessem ser controlados por um órgão dotado de garantias de imparcialidade que permitam apreciar e invalidar os atos ilícitos por ela praticados.

  • Gabarito: CERTO

    Complementando..

    Controle jurisdicional da administração pública  

    • Ocorre apenas em relação aos atos e contratos realizados pela própria administração. NÃO É APENAS EM RELAÇÃO AOS ATOS E CONTRATOS.
    • Reavalia os critérios de conveniência e oportunidade dos atos que sejam privativos do administrador público. NÃO REAVALIA CONVENIÊNCIA E OPORTUNIDADE.
    • Pode ser realizado de forma ampla e irrestrita. TEM LIMITES.
    • Desencadeia-se por provocação e é realizado por juízes dotados de independência. CORRETO.
    • Acompanha a realização do ato para verificar a regularidade da formação deste. NÃO VERIFICA REGULARIDADE DA FORMAÇÃO.

    (Controle judicial) realizado por --> 1) remédios constitucionais ( HC, HD, MS ,Ação Popular) 2) Ação Civil Pública.

    (Controle administrativo) realizado por --> 1) Pedido de revisão , 2)Direito de petição e 3) pedido de reconsideração.

  • Afirmação extraída da obra de Maria Sylvia Zanella di Pietro:

    "O controle judicial constitui, juntamente com o princípio da legalidade, um dos fundamentos em que repousa o Estado de Direito, De nada adiantaria sujeitar-se a Administração Pública à lei se seus atos não pudessem ser controlados por um órgão dotado de garantias de imparcialidade que permitam apreciar e invalidar os atos ilícitos por ela praticados (DI PIETRO, 2014, p. 827).”

  • excelente.

  • A presente questão trata do tema controle da Administração Pública.

     

    Conforme ensinamento de Rafael Oliveira, “Controle administrativo é a prerrogativa reconhecida à Administração Pública para fiscalizar e corrigir, a partir dos critérios de legalidade ou de mérito, a sua própria atuação".

     

    O controle da Administração Pública pode ser classificado em três espécies de controle: i) o controle administrativo, ii) o controle legislativo e iii) o controle judicial.

     

    Para responder ao enunciado apresentado pela Banca, importante trazer à baila apenas os aspectos do controle judicial. Confira-se:

     

    Controle judicial é o controle realizado pelo Poder Judiciário sobre os atos administrativos do Executivo, do Legislativo e do próprio Judiciário.

     

    O artigo 5º, XXV, da Constituição Federal determina que “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito". Com fundamento nesse dispositivo constitucional o Poder Judiciário pode apreciar atos administrativos praticados por todos os poderes do Estado.

     

    O controle judicial dos atos administrativos, todavia, é um controle de legalidade que não abarca o mérito (a conveniência e oportunidade) do ato administrativo.


    Neste ponto, cabe lembrar que o Brasil adotou o sistema de unidade de jurisdição, conforme leciona Di Pietro:

     

    “O controle judicial constitui, juntamente com o princípio da legalidade, um dos fundamentos em que repousa o Estado de Direito. De nada adiantaria sujeitar-se a Administração Pública à lei se seus atos não pudessem ser controlados por um órgão dotado de garantias de imparcialidade que permitam apreciar e invalidar os atos ilícitos por ela praticados”.

     

    Diante do exposto, verificamos, então, que é correta a afirmativa da questão.

     



    Gabarito da banca e do professor: CERTO.

     

    (DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 13ª ed. São Paulo: Atlas 2014.)

     

    (OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Curso de Direito Administrativo. 5ª ed. São Paulo: Método, 2017)

  • questão dada, q vc fecha o olho na hora de marcar com medo de pegadinha hehe!