SóProvas


ID
5389252
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A respeito da poluição atmosférica assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

  • Os poluentes climáticos de vida curta (PCVC), ou short-lived climate pollutants (SLPC), em inglês, são chamados assim por serem um grupo de poluentes atmosféricos que possuem uma vida relativamente curta na atmosfera, ou seja, demoram dias ou décadas para se dissiparem no ar. Os principais poluentes desse grupo vêm chamando atenção mundialmente devido aos seus efeitos nocivos à saúde e ao meio ambiente. São eles o carbono negro, o metano, o ozônio troposférico e os hidrofluorcarbonetos (HFCs).

  • Resposta: Letra A

    A) Os poluentes climáticos de vida curta (PCVCs), o ozônio troposférico e o gás metano contribuem tanto para a poluição do ar quanto para o aquecimento global.

    B) A poluição do ar por ozônio não tem relação danosa às células das plantas e não afeta negativamente a fotossíntese, enquanto o material particulado pode reduzir a quantidade de luz do sol que atinge as plantas e as culturas alimentares em geral.

    C) O ozônio, gás formado por combinações de outros poluentes originados na agricultura, aterros sanitários e trânsito, entre outras fontes, é invisível, mas não contribui para um número significativo de mortes ou atendimentos de emergência no planeta.

    D) A exposição ao dióxido de nitrogênio (NO2) não tem relação com doenças respiratórias ou cardiovasculares, mas pode causar impactos reprodutivos e de desenvolvimento nos seres humanos.

    E) A poluição do ar pode afetar significativamente o ciclo da água, já que o material particulado pode aumentar a quantidade de radiação solar que atinge a superfície da Terra, aumentando a taxa na qual a água evapora e se move para a atmosfera.

    Dos padrões de chuva à intensidade das monções, a poluição do ar pode afetar significativamente o ciclo da água. O material particulado pode reduzir a quantidade de radiação solar que atinge a superfície do planeta, afetando a taxa na qual a água evapora e se move para a atmosfera.