Leia atentamente o
texto a seguir e responda o que se pede:
Torresmo À Milanesa
Adoniran Barbosa
O enxadão da obra bateu onze hora
Vam s’embora, João!
Vam s’embora, João!
O enxadão da obra bateu onze hora
Vam s’embora, João!
Vam s’embora, João!
Que é que você troxe na marmita, Dito?
Troxe ovo frito, troxe ovo frito
E você, beleza, o que é que você troxe?
Arroz com feijão e um torresmo à milanesa,
Da minha Tereza!
Vamos armoçar
Sentados na calçada
Conversar sobre isso e aquilo
Coisas que nóis não entende nada
Depois, puxá uma páia
Andar um pouco
Pra fazer o quilo
É dureza, João!
É dureza, João!
É dureza, João!
É dureza, João!
O mestre falou
Que hoje não tem vale não
Ele se esqueceu
Que lá em casa não sou só eu
A canção popular tem regularidades que nos ajudam a entendê-la como um gênero discursivo. Os
gêneros discursivos, por sua vez, possuem uma
imensa variedade de formas estáveis, às quais correspondem incontáveis tipos, dotados de suas próprias regularidades, o que nos leva ao desafio de
dar-lhe um "nome e sobrenome". O samba de Adoniran Barbosa tem uma regularidade específica do
material verbal e do estilo, que podem ser capazes de definir um "samba paulistano"ou mesmo
um "samba de Adoniran". Que traço, presente no
samba transcrito acima, é uma regularidade muito
própria dos sambas de Adoniran, ao mesmo tempo
em que é genérica o suficiente para manifestar-se
em outros sambas que se filiam à mesma tradição?