SóProvas


ID
5391091
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A dependência química é definida pela 10ª edição da Classificação Internacional de Doenças (CID- 10), da Organização Mundial da Saúde (OMS), como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância. Determinadas características ou situações podem aumentar ou diminuir a probabilidade de surgimento e/ou agravamento de problemas com o álcool e outras drogas. Essas situações são conhecidas como fatores de risco e proteção.
No entanto, os fatores de risco não são necessariamente iguais a todos os indivíduos e podem variar conforme a personalidade, a fase do desenvolvimento e o ambiente em que estão inseridos. São fatores de risco, entre outros, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A questão versa sobre dependência química em álcool ou outras drogas. A questão já traz a definição da doença de acordo com a OMS e pede a alternativa que traga um fator que não é considerado de risco para a situação descrita. De acordo com o enunciado, há situação de risco e situação de proteção.

    Vamos analisar as alternativas e assinalar aquela que seja considerada a exceção entre os fatores de risco.

    A- Correta. O fator genético pode ser considerado com um fator de risco.

    B- Correta. Os transtornos citados podem ser considerados fatores de risco.

    C- Correta. A falta de monitoramento dos pais também pode ser considerada como um fator de risco.

    D- Correta. A disponibilidade do álcool pode ser sim um fator que leva determinada pessoa a fazer seu uso ou exagerar em seu uso.

    E- Incorreta. As políticas sobre drogas, por sua vez, são medidas protetivas que visam proteger à sociedade conscientizando-a, entre outras ações, sobre os malefícios do uso de substâncias ilícitas.

    GABARITO: LETRA E