SóProvas


ID
5391739
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir:


Para o psicólogo Carl Jung, a personalidade está estruturada em arquétipos. Entre esses arquétipos, chamou de ____________ a forma como nos apresentamos no mundo, através da qual nos relacionamos com os outros. Denominou de ____________ o centro do inconsciente pessoal ou núcleo do material reprimido na consciência. Deu o nome de __________ para o arquétipo da ordem e totalidade da personalidade.


Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • A questão solicita conhecimentos acerca da teoria Junguiana.


    Jung, quando separou-se da escola psicanalítica de Freud, por divergência teórica entre os dois, e assim formou sua própria teoria que denominou de Psicologia Analítica.

    De acordo com a teoria analítica, a personalidade é estruturada a partir de componentes, que são: o ego, o inconsciente pessoal e seus complexos e o inconsciente coletivo e seus arquétipos. Como a questão está solicitando os tipos de arquétipos, nos deteremos neles. Assim, existem vários tipos de arquétipos localizados no inconsciente coletivo, dentre eles: arquétipos de nascimento, renascimento, poder, unidade, morte, o velho sábio, mágica, o herói, a criança, o demônio, Deus, a mãe, Terra e o animal. Porém aqueles que  são extremamente evoluídos e que são conceitos mais destacados na teoria da psicologia analítica que são a persona, a anima e o animus, a sombra e o self.


    A persona constitui como uma máscara que o sujeito esconde o seu verdadeiro self para que possa apresentar para a sociedade aquelas características que são mais adequadas às convenções e tradições sociais. O arquétipo persona é muito semelhante ao superego de Freud.

    A anima e o animus são arquétipos relacionados às características masculinas e femininas.  Como o ser humano é essencialmente bissexual, Jung considerou que a personalidade feminina possui arquétipos masculinos e a personalidade masculina possui arquétipos femininos.  O arquétipo feminino no homem é chamado de anima e o arquétipo masculino na mulher é chamado de animus.

    O arquétipo da sombra representa a herança dos instintos animais no nosso inconsciente. Está relacionado ao lado obscuro da personalidade, que constitui em ações desagradáveis que o sujeito pode tentar esconder através da persona ou reprimir no seu inconsciente pessoal. 

    O self é o arquétipo mais abrangente na teoria da psicologia analítica. Ele reúne todos os outros arquétipos de forma dinâmica e forma a personalidade do sujeito. O self é a disposição inata para alcançar a realização e o crescimento pessoal, reunindo o consciente e os inconscientes pessoal e coletivo. Como centro da personalidade, consegue reunir todos os sistemas de forma dinâmica, dando sentido de unidade, equilíbrio e estabilidade para o sujeito. 



    Gabarito da Professora: LETRA A.