SóProvas


ID
5391763
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia o fragmento de texto a seguir:

A sociedade capitalista, centrada na produção, não suporta ver os sinais da morte. Os rituais do nosso tempo clamam pelo ocultamento e disfarce da morte, como se esta não existisse. As crianças devem ser afastadas do seu cenário, como se esta não ocorresse. Esta supressão do processo de luto traz sérias consequências do ponto de vista psicopatológico.

KOVÁCS, M. J. Morte e desenvolvimento humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992, p. 151.

A partir do texto, assinale a opção que identifica corretamente um aspecto da relação humana com a morte relevante para a perspectiva psicológica.

Alternativas
Comentários
  • A questão requer conhecimentos acerca da relação dos sujeitos com a morte dentro da perspectiva psicológica.


    Os sujeitos têm grande dificuldade em lidar com a morte. Seja a própria ou daqueles que a estimam, podem passar por grande fase de negação, até que possam aceitar com menos dificuldade tal fenômeno.


    Como exemplo, o sujeito ou sua família podem passar por estágios emocionais do luto até aceitação, que são:  negação, revolta/raiva, barganha, depressão e aceitação.

    Vamos às alternativas.


    1. CERTO

    O luto normal representa um processo de elaboração do sofrimento pelas vias normais, como pensamentos ou sentimentos pelo falecido que podem ser lembranças boas ou ruins. No processo do luto patológico o sujeito tem grande dificuldade em elaborar seu sofrimento, o que acaba por passar pelo processo com grande sentimentos de desvalia ou humor depressivo, por exemplo. Em pessoas com episódios depressivos graves, ou melancólicos, a angústia e a tristeza acentuada voltam-se para o próprio Eu, o qual o sujeito tem vontade de tirar sua própria vida por não aguentar o sofrimento vivenciado. Já na mania, podemos deparar-se com o seguinte: no processo de luto exige-se grande quantidade de energia libidinal para elaboração. Quando elaborado, a energia libidinal em excesso volta-se para o eu, o que pode acarretar episódios maníacos.



    B) ERRADO


    A morte, em nossa sociedade, é encarada como um tabu, nega-se sua existência. Por isso, evita-se ao máximo falar sobre.



    C) ERRADO


    Acredito que o erro está no fato de que os rituais sociais são formas de celebrar a inevitabilidade da morte. Na verdade, os rituais fazem parte da elaboração do luto, dentro do campo das fantasias do sujeito de que o morto pode encontrar a paz e, assim, ele mesmo pode superar com maior maestria seu luto.


    D) ERRADO


    A morte tem se tornado cada vez mais negada na contemporaneidade. Evita-se ao máximo falar dela. Porém, há um medo velado na possibilidade de encontrar-se com ela. A questão se torna, em parte, errada, devido ao caráter contemporâneo citado. 



    Gabarito da Professora: LETRA A.