SóProvas


ID
5392420
Banca
FGV
Órgão
TCE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão desta prova se relaciona a fatos da cultura popular brasileira; o texto foi particularmente aproveitado para questão de compreensão e interpretação de texto e para a verificação da competência de escrita culta em nossa língua.


Texto 3 – Festa de São João

“Apesar de ter se tornado característica do Nordeste brasileiro, as festas juninas tiveram origem na Europa. Na Antiguidade, no hemisfério norte, várias celebrações pagãs aconteciam durante o solstício de verão. Essa importante data astronômica marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho naquele hemisfério. Diversos povos da Antiguidade, como os celtas e os egípcios, aproveitavam a ocasião para organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas.

Com o passar dos anos, quando o catolicismo foi se tornando religião predominante na região, foram incorporadas algumas festas pagãs, que tomaram caráter religioso e ajudavam a propagar a fé. Essas festas, então, passaram a se chamar “joaninas”, em homenagem a São João. A tradição chegou ao Brasil com os portugueses.” (Rumo da Fé, maio de 2021)

Vários segmentos do texto 3 foram reescritos; a opção em que a reescritura foi feita de forma adequada é:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi, o gabarito é E ou D?

  • Gabarito é letra D pessoal. O colega cometeu um pequeno deslize.
  • Eu insisto na letra E, caso alguém saiba especificar o motivo de ser a D, explica aí.
  • Torço para não cair reescrita, ta aí , algo que nunca consegui aprender

  • "Quando o catolicismo foi se tornando..." Não seria caso de ênclise pelo fato do verbo está no gerúndio?

  • CORRETA: D

    Explicando porque eu entendi que a alternativa E está errada:

    “Essa importante data astronômica marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho naquele hemisfério.” / Naquele hemisfério, essa importante data astronômica marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho.

    Acredito que ela está errada porque, no texto, a frase "naquele hemisfério" se refere à data de 21 ou 22 de junho.

    Já na alternativa, a frase passa a se referir à "importante data astronômica".

    Ocorre assim, mudança no sentido do texto. Sutil, mas ocorre.

  • Na letra E, no primeiro trecho, ele fala que em qualquer local, a data é importante por conta do dia e noite diferenciados e que no caso do hemisfério norte, isso ocorre dias 21 e 22. Já na reescrita, a mudança faz com que o leitor entenda que a data só marca o dia mais longo e a noite mais curta no (somente) hesmifério norte e que ocorre nos dias 21 e 22.
  • Carambaaaaaaaaa, que assertivas truncadas, MDS.

  • Creio que o erro da letra E é "o qual". O correto seria "os quais ocorrem". Corrijam-me se estiver errada.

  • alguém entendeu o erro da C?

  • muito treino ( estudado e não de qualquer forma) é a chave para estes tipo de questão.

  • Qual o erro da C?

  • Passei uns 10 minutos entre a C e E, tentando procurar o erro, mudança de sentido e quando marco a letra E, a certa é a D. Triste, isso

  • Eu entendi que na assertiva D havia mudança de sentido, porque na primeira frase o termo " Com o passar dos anos" parecia referir-se ao período em que "o catolicismo foi se tornando a religião predominante". Já na reescritura, o termo "com o passar dos anos" pareceu fazer referência ao período em que "foram incorporadas algumas festas pagãs".

    Pedi o comentário do professor.

  • A alternativa "D" não poder ser o gabarito, ainda mais se a justificativa para o erro dos outros itens for mudança de sentido. Vejamos:

    Na escrita original, o que mudava com "o passar dos anos" era "o catolicismo foi se tornando religião predominante na região".

    Já na reescrita, o que mudava com "o passar doas anos" era a "incorporação de festas pagãs ao cristianismo".

    Bem diferente...

  • Se a E está errada, então a questão não tem gabarito

  • Observação sobre o item C: Diversos povos difere de povos diversos. No primeiro caso temos a ideia de muitos povos. No segundo caso temos a ideia de Povos distintos.

    Avante !

  • Gabarito: "D".

    Depois de ler e quebrar a cuca, acho que entendi:

    Na letra "E", há uma mudança de sentido quando o termo "naquele hemisfério" sai do fim da frase e, na reescritura, passa a ficar no começo dela, vejamos:

    “Essa importante data astronômica marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho naquele hemisfério (ou seja, essa importante data astronômica ocorre somente naquele hemisfério).”

    Naquele hemisfério (hemisfério qualquer), essa importante data astronômica marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho".

  • Galera... No ítem C

    Diversos povos da antiguidade = Vários povos da antiguidade

    Povos diversos da antiguidade = Todos os povos, exceto os da antiguidade.

  • Tipo de questão mais complicada de se trabalhar é essa de escrita, mds

  • Pessoal, sobre a letra E o erro está na mudança de sentido.

    Essa importante data astronômica é o solstício de verão, que ocorre em uma data no hemisfério norte e em outra data no hemisfério sul. Na reescrita essa informação se perde. Passa a dar a entender que a data "nos dias 21 ou 22 de junho" é uma data única para todo o planeta e não apenas para o hemisfério norte.

  • No ítem C

    Diversos povos da antiguidade = Vários povos da antiguidade (sentido de varios)

    Povos diversos da antiguidade = Todos os povos, exceto os da antiguidade. (sentido de diferentes)

  • Basta ir no verbo.

    Fgv gosta de mexer na estrutura do verbo sujeito, verbo e complemento.

    Ela usa um tempo entre vírgulas para confundir o candidato.

    Boa parte das alternativas o sujeito fica separado do verbo por vírgula.

    Usei esse método e acertei.

  • Meu Deus, a cada questão que eu acerto é um...ufas...que tensão.

  • qual erro da E??
  • Oração começando com a palavra QUANDO, da´a impressão de oração escrita de forma inversa e também que havia algo anterior, Caramba tem certeza que essa é a resposta certa?

  • Letra E: A inversão dos termos sintáticos muda a estrutura e o sentido.

    "Essa importante data astronômica marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano(1), o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho(2) naquele hemisfério (3).”

    Note que o adjunto adverbial (3), na ordem original, está ligado à segunda oração (2). Ou seja, está especificando, restringindo o local onde "ocorre", nos dias 21 e 22, o solstício.

    Em outras palavras, o fenômeno ocorre em qualquer hemisfério, mas naquele (norte), ocorre nos dias 21 e 22 de junho. Enquanto em outros hemisférios o solstício ocorre em outra data.

    "Naquele hemisfério, essa importante data astronômica marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho."

    Agora note que o adjunto adverbial (3), na ordem proposta, está ligado à primeira oração (1), ao verbo "marca". Ou seja, está restringindo o fenômeno da natureza, o solstício, apenas àquele hemisfério (o norte): é naquele hemisfério que o solstício "marca os dia mais longo e a noite mais curta". Nos outros hemisférios, o solstício nao faz a mesma coisa...

    Outras alternativas:

    (D) - CORRETA

    Com o passar dos anos (3), quando o catolicismo foi se tornando religião predominante na região (2), foram incorporadas algumas festas pagãs (1)...”

    / Quando o catolicismo foi se tornando religião predominante na região(2), foram incorporadas, com o passar dos anos(3), algumas festas pagãs(1);

    Ordem direta: "foram incorporadas algumas festas pagãs, quando o catolicismo foi se tornando religião predominante na região, com o passar dos anos.

    Nesse caso, o adjunto (3) pertence à oração principal (1). A (2) subordina-se à principal, informando o momento em que as festas foram sendo incorporadas ao catolicismo. Assim, a intercalaçao de (3) na oração principal (1), mantém o referente sintático e semântico do período. Note ainda que (1) e (2) sao acoes que ocorrem simultaneamente no tempo. Assim, com o "passar" dos anos, ocorrem as duas coisas juntas. Nao há, portanto, mudança de sentido. Se houvesse uma sucessão de fatos no tempo, poderia haver mudança semântica, quando houvesse mudança no referente verbal.

    Em outras palavras, o catolicismo foi se tornando religião predominante e, enquanto isso ocorria, foram sendo incorporadas práticas pagãs.

    B e C

    "Várias celebrações" (1) ≠ "celebrações várias(2)"

    “Diversos povos"(3) ≠ "Povos diversos" (4)

    (1)(3) Refere-se a uma quantidade indeterminada - muitos.

    (2)(4) Refere-se à variedade, diversidade, pluralidade

    A FGV faz muito isso com troca de posição de palavras, mudando as classes gramaticais - e, logo, o sentido.

    A) "Apesar de" ≠ "Sem que"

    Se tornou festa característica do Nordeste, mas teve origem na Europa.

    Nao se tornou festa característica do Nordeste e teve origem na Europa.

  • https://www.youtube.com/watch?v=FBEVX6IkVu0

    Explicação da Professora Adriana Figueiredo.

    5:02:00

  • Também errei essa questão, mas, ao ler novamente, creio que entendi porque a letra D está correta.

    Frase 1: "Com o passar dos anos, quando o catolicismo foi se tornando religião predominante na região, foram incorporadas algumas festas pagãs..."

    Nessa frase, a oraçao entre vírgulas é subordinada adjetiva explicativa, acessória à oração principal. Reescrevendo essa frase somente com a oração principal fica assim: "Com o passar dos anos, ---, foram incorporadas algumas festas pagãs..."

    Dessa forma, compreende-se que a incorporação das festas pagãs se deu com o passar dos anos.

    Portanto, está correta a reescrita "Quando o catolicismo foi se tornando religião predominante na região, foram incorporadas, com o passar dos anos, algumas festas pagãs".

    Espero ter ajudado.

  • Aprendi reescritura fazendo provas do Cespe.

    Tem que fazer muitas questões desse assunto para aprender.

  • Gabarito D

     

    Segue a explicação em vídeo.

    O link já vai direto na resolução da questão.

    https://youtu.be/UgwkWD2S0_U?t=2318

    Fonte: Estratégia Concursos - Prof. Adriana Figueiredo

  • Questão no mínimo duvidosa.

    O oração "quando o catolicismo foi se tornando religião predominante na região" trata-se de uma intercalação com um aposto explicativo, pois não qualifica, nem restringe o termo anterior. A oração poderia ser retirada sem alteração ou perda de sentido, sobrando a frase "Com o passar dos anos, foram incorporadas algumas festas pagãs.

    A primeira oração tem sentido de CAUSA, tendo o seu EFEITO na segunda oração.

    FGV LOUCA!

  • Caros, colegas eu me sentia assim há uns 10 meses, quando resolvia as questões de português da FGV, não via lógica. Desde então, percebi que deveria fazer algo de diferente, só fazer o básico não estava funcionando. Então, conversando com um amigo que quase fechava as provas de português da FGV, disse-me para fazer um caderno de predileção de assuntos mais cobrados pela banca, colocando a questão do assunto com a explicação e um bizú ou outra sobre a forma de cobrar determinado assunto, tendências etc... e

    E assim e o fiz durante esses 10 meses. Advinha? Hoje, estou indo muito bem nas provas de português, acertando em média 85% da matéria. Nem acredito as vezes, no começo parecia impossível!

    E, recentemente, fui aprovado na PM-AM e estou entre os 250 primeiros colocados em um concurso que contou com mais de 88 mil candidatos. A banca foi a FGV, e mais uma vez fiz 90% da prova de português, e foi o que melhorou muito minha colocação em relação aos demais concorrentes. ESTOU REALIZANDO UM SONHO!

    ALGUMAS OBSERVAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA SABER:

    1º Raramente você conseguirá gabaritar uma prova de português da FGV, de um total de 20, acertar 18, 17 você já estará na frente de muitos candidatos, e outra, não precisa gabaritar a prova para passar, mas tirar mais pontos que seu concorrente.

    2º A FGV tem um entendimento de português só dela, aceite!

    3º Para você ir bem, agora é minha opinião, você deve ter uma base na matéria, mas 80% é resolução de questões da banca no nível do seu concurso, superior, médio ou fundamental, acredite faz diferença.

    4º Não precisa ser um gênio em português, eu mesmo cheio de erros nesse post não sou, mas melhorei bastante!

    Por fim, estarei disponibilizando esse caderno: Contato Whats (69 99308-7327)

    Acredite, vale muito a pena, nesse caderno há bizús, assuntos mais cobrados, questões autoexplicativas juntadas ao longo de 10 meses de resoluções de questões específicas da FGV na matéria de português.

    ACREDITE NOS SEUS SONHOS!

    Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e seus planos serão bem-sucedidos.

    | provérbios 16: 3 |

  • A) “Apesar de ter se tornado característica do Nordeste brasileiro, as festas juninas tiveram origem na Europa.” / Sem que se tivessem tornado característica do Nordeste brasileiro, as festas juninas tiveram origem na Europa;

    Esse trecho contradiz a primeira escrita.

    B) "Na Antiguidade, no hemisfério norte, várias celebrações pagãs aconteciam durante o solstício de verão.” / Durante o solstício de verão, no hemisfério norte, na Antiguidade, celebrações várias aconteciam;

    A sequência esposta torna a frase ambígua e não clara.

    C) “Diversos povos da Antiguidade, como os celtas e os egípcios, aproveitavam a ocasião para organizar rituais...” / Povos diversos da Antiguidade aproveitavam a ocasião para organizar rituais, como os celtas e os egípcios;

    Diversos povo= vários povos

    Povos diversos da Antiguidade = povos que não pertenciam à Antiguidade.

    D) “Com o passar dos anos, quando o catolicismo foi se tornando religião predominante na região, foram incorporadas algumas festas pagãs...” / Quando o catolicismo foi se tornando religião predominante na região, foram incorporadas, com o passar dos anos, algumas festas pagãs;

    E) O erro da letra E está na referência anafórica. É preciso voltar no texto para compreender:

    Na Antiguidade, no hemisfério norte, várias celebrações pagãs aconteciam durante o solstício de verão. “Essa importante data astronômica marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho naquele hemisfério.” /

    Para que a reescrita estivesse correta, deveria ficar:

    Na Antiguidade, no hemisfério norte, várias celebrações pagãs aconteciam durante o solstício de verão. Nesse hemisfério, essa importante data astronômica marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho.