SóProvas


ID
5393221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Nesta sala atulhada de mesas, máquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom senso do mundo, aplicando-se em ideias claras apesar do ruído e do mormaço, seguros ao se pronunciarem sobre problemas que afligem o homem moderno (espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído), largue tudo de repente sob os olhares à sua volta, componha uma cara de louco quieto e perigoso, faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos, dê um largo ciao ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida, surpreenda pouco mais tarde, com sua presença em hora tão insólita, os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida. Convém não responder aos olhares interrogativos, deixando crescer, por instantes, a intensa expectativa que se instala. Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto, libertando aí os pés das meias e dos sapatos, tirando a roupa do corpo como-se retirasse a importância das coisas, pondo-se enfim em vestes mínimas, quem sabe até em pelo, mas sem ferir o pudor (o seu pudor, bem entendido), e aceitando ao mesmo tempo, como boa verdade provisória, toda mudança de comportamento. Feito um banhista incerto, assoma depois com sua nudez no trampolim do patamar e avance dois passos como se fosse beirar um salto, silenciando de vez, embaixo, o surto abafado dos comentários. Nada de grandes lances. Desça, sem pressa, degrau por degrau, sendo tolerante com o espanto (coitados!) dos pobres familiares, que cobrem a boca com a mão enquanto se comprimem ao pé da escada. Passe por eles calado, circule pela casa toda como se andasse numa praia deserta (mas sempre com a mesma cara de louco ainda não precipitado), e se achegue depois, com cuidado e ternura, junto à rede languidamente envergada entre plantas lá no terraço. Largue-se nela como quem se larga na vida, e vá fundo nesse mergulho: cerre as abas da rede sobre os olhos e, com um impulso do pé (já não importa em que apoio), goze a fantasia de se sentir embalado pelo mundo.

Raduan Nassar. Aí pelas três da tarde. In: Ítalo Moriconi (Org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 (com adaptações). 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir. 

No trecho “pondo-se enfim em vestes mínimas”, o elemento “se” veicula a noção de reflexividade.

Alternativas
Comentários
  • CERTO - O pronome (se) será reflexivo quando o sujeito da oração praticar a ação sobre si mesmo.

  • CERTO

    Pra perceber pronome reflexivo, é só trocar o "SE" por "a si mesmo", veja:

    No trecho “pondo a si mesmo enfim em vestes mínimas”.

    Classificações do "SE"

    a) Pronome apassivador – Relaciona-se a verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos, estando na voz passiva sintética. Dica importante: No intuito de reconhecer a devida ocorrência, recomenda-se mudar o verbo para a voz passiva analítica. 

    Ex: Fiscalizaram-se várias CNHs. Fazendo tal permutação, obteríamos: Várias CNHs foram fiscalizadas. 

    b) Parte integrante do verbo – integra verbos essencialmente pronominais, ou seja, aqueles que necessariamente trazem para junto de si o pronome oblíquo, denotando quase sempre sentimentos e atitudes próprias do sujeito. São eles: queixar-se, arrepender-se, vangloriar-se, submeter-se, dentre outros. 

    Ex: Os garotos queixaram-se do mau atendimento. 

    c) Índice de indeterminação do sujeito – Relaciona-se a verbos intransitivos, verbos transitivos indiretos ou de ligação, uma vez conjugados na 3ª pessoa do singular. Importante: De modo a identificar tal classificação, basta substituirmos o “se” por alguém ou ninguém. 

    Ex: Precisa-se de funcionários qualificados. Alguém precisa de funcionários qualificados. 

    d) Pronome reflexivo – Neste caso, dependendo da predicação a que se relaciona o verbo, o pronome “se” pode exercer a função de objeto direto, indireto ou sujeito de um infinitivo, assumindo o sentido de “a si mesmo”. Ex: A garota penteou (a si mesmo)-se diante do espelho.

    e) Partícula de realce (expletiva) – o SE servirá neste caso para realçar aquilo que está sendo dito, e, portanto, poderá ser retirado da frase sem prejudicar a sua estrutura sintática e coesão.

    Obs.: Não tem função sintática; seu valor é apenas estilístico; comum com verbos intransitivos; pode ser retirada do texto.

  • GABARITO CERTO.

    O PRONOME COBRADO É REFLEXIVO, OU SEJA, O PRÓPRIO PERSONAGEM ESTÁ TIRANDO A PRÓPRIA ROUPA, LOGO ELE ESTÁ PRATICANDO A AÇÃO NELE MESMO.

    --------------------------------------------------

    Vozes verbais.

     * são quatro as vozes verbais; voz ativa, voz passiva, voz reflexiva e voz recíproca.

    1) voz ativa: o sujeito pratica a ação.

    2) voz passiva: sujeito paciente. / sujeito sofre a ação.

    3) voz reflexiva: sujeito: agente e paciente. CASO DA QUESTÃO.

    Exemplo:

    I) o detento se mutilou.

    II) o medico, pouco modesto, se elogiava à frente de todos.

    III) a jovem atriz se vestiu com esmero.

     4)voz recíproca: ideia de reciprocidade.

  • CERTO

    Sempre vem acompanhado de verbo transitivo direto e/ou indireto (VTD/VTI/VTDI). Segundo Bechara, ele "faz refletir sobre o sujeito a ação que ele mesmo praticou". Diz-se que o pronome reflexivo é chamado de recíproco quando há mais de um ser no sujeito e o verbo se encontra comumente no plural. Exerce a função sintática de objeto direto, objeto indireto ou sujeito (com verbos causativos ou sensitivos), normalmente.

    • A menina se cortou. (objeto direto)
    • A modelo se impôs uma dieta muito severa. (objeto indireto)

    fonte: PESTANA, Fernando. A gramática para concursos públicos. 4a Edição. Página 815.

  • Em caso de dúvida sobre o pronome é só trocar por ''a si mesmo'', caso faça sentido, é pronome reflexivo.

  • CERTO

    VOZ REFLEXIVA. Aqui o sujeito FAZ e SOFRE a ação. É formada por um verbo na voz ativa mais um pronome oblíquo reflexivo (me, te, se, nos, vos, se).

    Resumo da ópera.

    Voz ativa – faz ação.

    Voz reflexiva – utiliza o pronome SE – faz e sofre a ação.

    Voz passiva SEntética (para lembrar do SE) – utiliza o pronome SE.

    Voz passiva analítica – Utiliza os verbos terminados em ADO, EDO e IDO.

    Esse resuminho pode ajudar na hora da prova

    Deus mandou te dizer que vai acontecer...

  • Minha contribuição.

    a) Voz reflexiva: o sujeito (agente) e o objeto (paciente) representam a mesma pessoa.

    Ex.: O menino viu-se no espelho. (a si mesmo)

    b) Voz recíproca: há mais de um agente.

    Ex.: Os namorados beijaram-se. (uns aos outros)

    Abraço!!!

  • De fato, o elemento “se” veicula noção de reflexividade, no entanto, o “se” também pode ser parte integrante do verbo, como registrado pelo Houaiss (verbo “pôr” no sentido de “usar ou fazer usar roupa ou acessório; vestir) e diversos outros dicionários e respeitáveis gramáticos, o que torna a questão, também, errada.

    Portanto, o julgamento do item pode ser tanto correto como errado. Duplo gabarito. Deveria ser anulada. é triste isso viu.

  • é impressão minha ou até o número da linha/paragrafo a banca não coloca mais, tudo para dificultar ainda mais as provas fazendo com que o candidato perca tempo procurando?

  • Nem o periodo em que se encontra o trecho a miseravel da banca coloca mais ...

  • Voz reflexiva é aquela em que o sujeito faz e sofre a ação ao mesmo tempo!

    Exemplo: Ele se feriu com tesoura = Ele mesmo causou e obteve a consequência.

    Na questão: "pondo-se enfim em vestes mínimas" ele mesmo se pôs em vestes mimas e ele próprio sofreu o efeito de sua ação.

  • CERTO

    Pra perceber pronome reflexivo, é só trocar o "SE" por "a si mesmo", veja:

    No trecho “pondo a si mesmo enfim em vestes mínimas”.

    Classificações do "SE"

    aPronome apassivador – Relaciona-se a verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos, estando na voz passiva sintética. Dica importante: No intuito de reconhecer a devida ocorrência, recomenda-se mudar o verbo para a voz passiva analítica. 

    Ex: Fiscalizaram-se várias CNHs. Fazendo tal permutação, obteríamos: Várias CNHs foram fiscalizadas. 

    bParte integrante do verbo – integra verbos essencialmente pronominais, ou seja, aqueles que necessariamente trazem para junto de si o pronome oblíquo, denotando quase sempre sentimentos e atitudes próprias do sujeito. São eles: queixar-se, arrepender-se, vangloriar-se, submeter-se, dentre outros. 

    Ex: Os garotos queixaram-se do mau atendimento. 

    cÍndice de indeterminação do sujeito – Relaciona-se a verbos intransitivosverbos transitivos indiretos ou de ligação, uma vez conjugados na 3ª pessoa do singular. Importante: De modo a identificar tal classificação, basta substituirmos o “se” por alguém ou ninguém. 

    Ex: Precisa-se de funcionários qualificados. Alguém precisa de funcionários qualificados. 

    dPronome reflexivo – Neste caso, dependendo da predicação a que se relaciona o verbo, o pronome “se” pode exercer a função de objeto direto, indireto ou sujeito de um infinitivo, assumindo o sentido de “a si mesmo”. Ex: A garota penteou (a si mesmo)-se diante do espelho.

    ePartícula de realce (expletiva) – o SE servirá neste caso para realçar aquilo que está sendo dito, e, portanto, poderá ser retirado da frase sem prejudicar a sua estrutura sintática e coesão.

    Obs.: Não tem função sintática; seu valor é apenas estilístico; comum com verbos intransitivos; pode ser retirada do texto.

  • SE,SI,CONSIGO sempre pronomes reflexivos.

  • Oi!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • adorei o "BIZU" do colega de trocar o "SE", por "A SI MESMO"

    dessa forma consegui enxergar melhor a reflexividade.

    sigo lutando

  • garotiei!!! Quandoo a questão vem tranquila o concurseiro desequilibra!

    REFLEXIVIDADE, SIM, Futuros aprovados!!!

  • Função do "SE"

    Reflexivo - Pode substituir por A SI MESMO

    Ex:

    "Ao lermos os grandes filósofos, temos a impressão de que todos se conheciam muito bem."

    "Ao lermos os grandes filósofos, temos a impressão de que todos conheciam a si mesmo muito bem."

    Reciprocidade - Pode substituir por UM AO OUTRO

    Ex:

    “Ao lermos os grandes filósofos, temos a impressão de que todos se conheciam muito bem”.

    “Ao lermos os grandes filósofos, temos a impressão de que todos conheciam um ao outro muito bem”.

    Muito cuidado , já vi questões que a ideia era de reciprocidade e o CESPE falou que era reflexivo.

  • Função do SE =

    Pronome reflexivo = quando a ação se reflete no agente ( agente e paciente ao mesmo tempo)

    Quando pode trocar por " a si mesmo".

  • mais um exemplo pra tte ajudarr : ela se olhou no espelho .

  • Pondo a si mesmo: Voz reflexiva

    Gabarito: Certo

  • QUESTÃO: No trecho “pondo-se enfim em vestes mínimas” (ele mesmo se pôs em vestes mínimas e ele próprio sofreu o efeito de sua ação), o elemento “se” veicula a noção de reflexividade. CERTA.

     O que são Pronomes Reflexivos?

     São usados para indicar que a ação reflexiva recai sobre o próprio sujeito.

    Bons Estudos!

  • Ele exerce o ato de por, e põe as vestes em si mesmo, ideia de receber a ação também. Reflexivo.
  • Custa colocar ao menos o período, banca infeliz?!

    • Pronome reflexivo: indica que o agente pratica alguma ação em si mesmo.
  • No dia da prova eu errei essa questão por raiva, não foi nem por não saber, ter que achar esse trecho num texto desse tamanho é sacangem kkkkk pqp

  • Pondo-se (a si mesmo) enfim em vestes mínimas = reflexivo