SóProvas


ID
5393440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que se refere a direitos humanos na Constituição Federal de 1988 (CF) e tratados internacionais sobre direitos humanos, julgue o item subsequente.

Após a Emenda Constitucional n.º 45/2004, os tratados internacionais sobre direitos humanos que foram incorporados ao ordenamento jurídico seguindo-se o rito constitucionalmente previsto passaram a ser hierarquicamente superiores às leis e inferiores à CF.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Terão status de emenda constitucional.

    Art. 5º § 3º da CF/88 Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

    • Tratados internacionais sobre DIREITOS HUMANOS aprovados por 3/5 e dois turnos: Equivalente a emenda constitucional
    • Tratados internacionais sobre DIREITOS HUMANOS não aprovados por esse quorúm qualificado: Status supralegal
    • Tratos internacionais que não sejam sobre DIREITOS HUMANOS: Lei ordinária

  • Errado

    Após a Emenda Constitucional n.º 45/2004, os tratados internacionais sobre direitos humanos que foram incorporados ao ordenamento jurídico seguindo-se o rito constitucionalmente previsto passaram a ser hierarquicamente superiores às leis e inferiores à CF.

    A Emenda Constitucional 45/2004 introduziu o § 3º no art. 5º da Constituição Federal, que previu a incorporação dos tratados internacionais de direitos humanos pelo mesmo rito das Emendas à Constituição, hipótese em que estes são a elas equivalentes e, portanto, têm status constitucional.

    Combinado com o RE 349.703-1.

  • Qual a hierarquia que os TIDH aprovados ANTES da emenda constitucional n°45/2004 passaram a ter???? Eu entendi que a questão fez referencia aos TIDH que FORAM (antes da EC 45) aprovados e não aos TIDH que FOREM aprovados após a EC 45. Se alguém puder ajudar nessa!

  • equivalem a EC, não são inferiores a CF

  • ERRADO

    As Emendas Constitucionais estão no mesmo "patamar" da Constituição Federal (pirâmide de Kelsen). São editadas pelo Poder Constituinte Derivado e, observados os requisitos formais previstos na própria Carta Magna, terão o mesmo valor do texto originário.

  • vale ressaltar que não há lei HIERARQUICAMENTE SUPERIOR A UMA NORMA CONSTITUCIONAL ORIGINÁRIA, lembrando da pirâmide de Kelsen, em que a Constituição está acima de tudo e de todos!

    logo, os tratados que são aprovados segundo o RITO CONSTITUCIONAL tem equivalência a Emendas Constitucionais, com isso o erro da questão está em afirmar que essas normas são INFERIORES A CONSTITUIÇÃO.

    espero ter ajudado.

  • JUSTIFICATIVA - ERRADO. A EC n.º 45 de 2004 introduziu expressamente previsão constitucional — Art. 5.º, § 3.º da CF/88 — , no sentido de que “os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais”. Assim, atendido o rito constitucional para a incorporação dos tratados internacionais sobre direitos humanos, eles passam a ter hierarquia constitucional, não sendo inferiores à norma magna.

  • A pegadinha que errei esta questão !!! Naõ observei o trecho: "os tratados internacionais sobre direitos humanos que foram incorporados ao ordenamento jurídico seguindo-se o rito constitucionalmente previsto passaram a ser hierarquicamente superiores às leis e inferiores à CF.

    Questão correta !!!

  • ADENDO

    Temos 4 tratados que já foram incorporados a nossa ordem jurídica com status constitucional.

    1º e 2º - Convenção de Nova York: (possui 02 documentos considerados como tratados) 

    •  Convenção das Pessoas com Deficiência
    •  Protocolo Facultativo do Tratado das Pessoas com Deficiência;

    3º - Tratado de Marraqueche: alberga questões atinentes ao direito das pessoas com algum tipo de deficiência visual à obras publicadas e aos textos impressos.

    4º - Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas correlatas de Intolerância → 2021.

  • Está errada pq, não são inferiores à CF, mas equivalentes à CF.

    Veja: se obedeceu o “rito constitucional”, supõem-se tratar de tratados internacionais sobre direitos humanos, já que previsto expressamente o quórum de votação, terão status de EC, visto que os outros tratados (que não obedecem o rito) têm classificação doutrinária.

    Tratados internacionais:

    1) sobre DH: aprovados por 3/5 e 2 turnos

    Status equivalente à EC

    2) sobre DH: não aprovados por esse quórum qualificado

    Status equivalente supralegal

    3) não sejam sobre DH

    Status Lei ordinária

  • Hierarquia de lei não tem nada a ver com a história. Em casos pontuais não são Emendas Constitucionais, mas são minoria.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: Errado

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

  • Errada: CRFB/88: art. 5º. § 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

  • ERRADO

    É sobre direitos humanos?

    Entrou no ordenamento seguindo o rito de emenda?

    Então emenda é! Mesma natureza de emenda.

  • Segundo gabarito comentado do Estratégia Concursos:

    CORRETO

    É o que consta do art. 5º, §3º, da CF, combinado com o RE 349.703-1.

    fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-extraoficial-pcdf-direitos-humanos-agente/

  • ERRADO.

    A EC n.º 45 de 2004 introduziu expressamente previsão constitucional — Art. 5.º, § 3.º da CF/88 — , no sentido de que

    “os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais”.

    Assim, atendido o rito constitucional para a incorporação dos tratados internacionais sobre direitos humanos, eles passam a ter hierarquia constitucional, não sendo inferiores à norma magna.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 5º,§ 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

    • Tratados internacionais sobre direitos humanos aprovados por 3/5 e dois turnos: Equivalente a emenda constitucional
    • Tratados internacionais sobre direitos humanos não aprovados por esse quorúm qualificado: Status supralegal
    • Tratos internacionais que não sejam sobre direitos humanos: Lei ordinária
  • sempre tentando nos confundir né dona cespe.

    Conforme a pirâmide de Kelsen

    Elas se equivalem.

  • Se é considerada Emenda, fará parte da C.F. Logo, não será inferior e, sim, equivalente.

  • Rito constitucionalmente previsto para EC ou para LO? Achei dúbia a questão.

  • Rito constitucionalmente previsto para EC ou para LO? Achei dúbia a questão.

  • Se é uma "Emenda Constitucional", não pode ser considerado "inferior à CF"

  • Não existe hierarquia, neste caso

  • GABARITO PRELIMINAR: ERRADO.

    QUESTÃO ANULADA.

    JUSTIFICATIVA CEBRASPE: As informações constantes do item possibilitam mais de uma interpretação, prejudicando seu julgamento objetivo.

  • Conforme o art. 5°, inc. LXXVIII, §3°, os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

    Todavia, as emendas constitucionais estão no mesmo patamar que a CF, não havendo hierarquia entre si; por isso, não podem ser superiores ou inferiores.

    Afirmativa: ERRADA!

  • A resposta sequer poderia ser "status de Emenda Constitucional" como estão justificando, pois a questão fez referência genérica ao "rito constitucionalmente previsto". Isso não é suficiente pra concluir que ela se refere ao procedimento especial de EC, pois tanto o processo legislativo ordinário quanto o especial são "constitucionalmente previstos".
  • Esta informação está na constituição desde 88. Nada de emenda em 2004.Essa emenda nem fala do assunto.

  • GABARITO PRELIMINAR: ERRADO.

    QUESTÃO ANULADA.

    JUSTIFICATIVA CEBRASPE: As informações constantes do item possibilitam mais de uma interpretação, prejudicando seu julgamento objetivo.

    Informação copiada de: Atalaia CARVALHO

  • ERRADO

    Os tratados internacionais aprovados por cada casa do congresso por dois turnos com 3/5 dos votos terão força de emenda constitucional lo estarão apenas acima das leis e se igualando a CF/88

  • A parte "seguindo-se o rito constitucionalmente previsto" tem duplo sentido, porque existem 2 RITOS, um para ser EMENDA CONSTITUCIONAL (Equiparado a CF) e outro para NORMA SUPRA LEGAL (Acima das leis e abaixo da CF), por isso a questão foi anulada, pois não informou qual dos ritos foi seguido.

  • Questão anulada. Justificativa da banca:

    80 E - Deferido com anulação

    As informações constantes do item possibilitam mais de uma interpretação, prejudicando seu julgamento objetivo.

  • Errado Constituição Federal Art. 5º, parágrafo 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Cada do Congresso Nacional, em dois turnos, por 3/5 dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. Atenção!!! * Tratados Internacionais sobre direitos humanos aprovados por 3/5 em cada casa do Congresso Nacional (Câmara dos deputados e Senado Federal) em dois turnos em cada casa, serão equivalentes a EC (emenda Constitucional); * Tratados Internacionais sobre Direitos Humanos não aprovados por esse quórum qualificado, terão status SUPRALEGAL; * Tratados Internacionais que não sejam sobre Direitos Humanos, terão status de LEI ORDINÁRIA.
  • Olá, colegas concurseiros!

    Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

    → Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

    → Estude 13 mapas mentais por dia.

    → Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras  e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V