-
A provisão para crédito de liquidação duvidosa de curto prazo é responsável pela evidenciação da expectativa da empresa em receber de seus clientes.
Só eu achei estranha essa parte? Está mais para a expectativa de NÃO receber de seus clientes.
-
Certo
As Perdas Estimadas com Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD) representam incertezas de recebimentos em contas a receber.
Neste sentido, a entidade realiza o seguinte lançamento, de acordo com suas estimativas realizadas:
D – Despesa com PECLD (Despesa)
C – PECLD (Retificadora do Ativo)
Quando da Reversão do Saldo Remanescente (saldo não utilizado):
D – PECLD (Retificadora do Ativo)
C – Outras Receitas Operacionais (Receita)
Portanto, a reversão do valor registrado na conta de provisão proporcionará um aumento no resultado do exercício e um aumento no saldo do ativo circulante.
Importante: Perceba que a questão tratou do Termo “Provisão” com sinônimo de Expectativa de Perdas Esperadas com Crédito de Liquidação Duvidosa. A banca Cespe ainda admite esse termo nesse contexto, embora o termo “Provisão” tecnicamente se refira à Passivos de Prazo e Valor Incertos.
-
GABARITO: CERTO
A constituição de perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa é realizada segundo o seguinte lançamento:
D – Despesa com PECLD ( ↓ Resultado)
C – PECLD ( ↓ Ativo Circulante)
A reversão de saldo não utilizado da conta perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa é registrada mediante o seguinte lançamento contábil:
D – PECLD ( ↑ Ativo Circulante)
C – Receita com Reversão de PECLD ( ↑ Resultado)
-
JUSTIFICATIVA - CERTO.
A baixa implica débito da provisão, que elimina uma conta retificadora de ativo circulante, e crédito no resultado do exercício, que aumenta o lucro. Assim, a provisão para crédito de liquidação duvidosa de curto prazo é responsável pela evidenciação da expectativa da empresa em receber de seus clientes. A baixa da provisão proporcionará um aumento no resultado do exercício e um aumento no saldo do ativo circulante.
-
Um dia o jogo vira, não sei quando, só sei que vira.
Chega de ser passivo, agora o trem vai ter outra versão. Quem venha aprovação, nem que seja em 2070 !
Xau brigado.
-
Gabarito: Certo.
Aprendendo o jogo do CESPE!!!
PERDAS ESTIMADAS COM CRÉDITO DE LIQUIDAÇÃO DUVIDOSA – PECLD:
OBS: O CESPE continua chamando de Provisão para créditos de liquidação duvidosa, sabemos que provisão não é o termo adequado, mas a ideia é aprender o jogo da banca e acertar a questão, então vamos lá!
# Quando uma empresa realiza vendas a prazo assume o risco referente a eventuais perdas decorrentes do não recebimento dos seus créditos e, para tanto, deve constituir a conta de Perdas Estimadas com Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD).
Exemplo:
A empresa Aprendendo o jogo das Bancas S.A tem duplicatas a receber no valor de R$ 10.000,00 porém analisa uma estimativa de perda de 3% desse valor (R$ 300,00), assim deverá constituir uma PECLD.
1) Na constituição:
D – Despesa PECLD ------- 300 (↓ Resultado)
C – PECLD -------------------- 300 (↓ Ativo)
2) Na baixa do título incobrável (Consumo):
D – PECLD ----------------------- 300 (↑ Ativo)
C – Duplicatas a Receber ---- 300 (↓ Ativo)
(CESPE/FUB/2014) Na baixa de um crédito a receber considerado incobrável, ocorre um lançamento a débito na conta de provisão para créditos de liquidação duvidosa.(CERTO)
3) Na Reversão:
D – PECLD ------------------------------ 300 (↑ Ativo)
C – Outra Receitas Operacionais --- 300 (↑ Resultado)
(CESPE/PCDF/2021) A provisão para crédito de liquidação duvidosa de curto prazo é responsável pela evidenciação da expectativa da empresa em receber de seus clientes. A reversão do valor registrado na conta de provisão proporcionará um AUMENTO no resultado do exercício e um AUMENTO no saldo do ativo circulante.(CERTO)
# É uma conta retificadora do Ativo --> Natureza Credora:
(CESPE/PREVIC/2011) A provisão para crédito de liquidação duvidosa é uma conta contábil de natureza credora REDUTORA da conta clientes ou valores a receber, que pertencem ao grupo do ativo.(CERTO)
(CESPE/SUFRAMA/2014) A provisão estimada para crédito de liquidação duvidosa é uma conta REDUTORA de ativo, ao passo que a provisão para férias e 13.° salário representa um passivo.(CERTO)
(CESPE/Prefeitura de Boa Vista RR/2004) O ativo apresenta itens subtrativos, tais como provisão para créditos de liquidação duvidosa e depreciação acumulada, que REDUZEM o total do lado esquerdo do balanço patrimonial.(CERTO)
(CESPE/MPU/2013) As contas provisão para créditos de liquidação duvidosa e depreciação acumulada, apesar de apresentarem saldo de natureza credora, devem ser classificadas no ativo como contas REDUTORAS dos itens patrimoniais que lhe deram origem.(CERTO)
# Pode ocorrer no curto ou longo prazo:
- Ativo Circulante --> Curto prazo.
- Ativo NÃO circulante --> Longo prazo.
(CESPE/HEMOBRÁS/2008) O registro da provisão para créditos de liquidação duvidosa pode ocorrer no curto ou no longo prazo. A empresa não pode registrar o saldo de curto e de longo prazo em uma única conta de provisão.(CERTO)
“Por mais difícil que algo possa parecer, jamais desista antes de tentar!”
-
Gabarito: Certo.
Se o saldo da conta de PECLD for revertido, então teremos uma receita financeira, por tanto aumentará o resultado do exercício.
-
Oi, tudo bem?
Gabarito: Certo
Bons estudos!
-O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.
-
A Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa (PCLD) nas empresas que realizam vendas com vencimento a prazo aumenta consideravelmente a relevância de controle no negócio pela alta probabilidade de não recebimento destes valores e o controle contábil deve ser rigoroso para atender as legislações vigentes.
-
A constituição de perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa é realizada segundo o seguinte lançamento:
D – Despesa com PECLD ( ↓ Resultado)
C – PECLD ( ↓ Ativo Circulante)
Portanto, a reversão de saldo não utilizado da conta perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa é registrada mediante o seguinte lançamento contábil:
D – PECLD ( ↑ Ativo Circulante)
C – Receita com Reversão de PECLD ( ↑ Resultado)
Com isso, correta a assertiva.
-
Lançamento: Provisão no recebimento de crédito duvidosos:
- Débito - Despesas com PCLD (Resultado)
- Crédito - PCLD (redutora ativo circulante - Curto prazo)
Caso ocorra reversão da PCLD, temos:
- Débito - PCLD (redutora ativo circulante) - Aumenta Ativo
- Receita - Reversão PCLD - Aumenta Resultado
Gabarito: CERTO.
-
"(CESPE) A provisão para crédito de liquidação duvidosa de curto prazo é responsável pela evidenciação da expectativa da empresa em receber de seus clientes. A reversão do valor registrado na conta de provisão proporcionará um aumento no resultado do exercício e um aumento no saldo do ativo circulante."(CERTO)
__________________
LANÇAMENTO:
D – DESPESA COM PROVISÃO (resultado)
C – PROVISÃO PARA CRÉDITOS DE LIQUIDAÇÃO DUVIDOSA (ret.ativo)
NA REVERSÃO:
D - PROVISÃO PARA CRÉDITOS DE LIQUIDAÇÃO DUVIDOSA (ret.ativo)
C – RECEITA COM REVERSÃO (receita)
-
Não seria a expectativa de não receber?