SóProvas


ID
5394994
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Milagres - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

(Concurso Milagres/2018) A alteração quantitativa anormal dos dedos das mãos ou dos pés é conhecida como polidactilia, na maioria das vezes, o indivíduo afetado tem mais de cinco dedos em cada mão ou pé. O caso mais extraordinário registrado até hoje, é de uma criança japonesa que nasceu em 2010 com 16 dedos nos pés e 15 dedos nas mãos. A anormalidade varia bastante, desde a presença extra de um ou mais dedos, até a de uma simples protrusão carnosa excepcional. Geneticamente, na espécie humana, a polidactilia é condicionada por um alelo autossômico dominante. Frente a isso observe o caso dessa família: Um homem com polidactilia e uma mulher normal tiveram uma menina com polidactilia e um menino normal. Sobre essa família, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi, alguém pode explicar?
  • Somente a mulher e acriança são homozigóticos (possuem dois genes alelos idênticos) Gabarito B

  • Homozigoto e Heterozigoto, na genética, são indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos ou distintos. Isso quer dizer que enquanto o homozigoto possui dois genes alelos idênticos, nos seres heterozigotos acontece o oposto, visto que eles possuem dois genes alelos diferentes. Por exemplo, o portador dos alelos AA ou aa é homozigoto e o portador dos alelos Aa é heterozigoto.

    Os genes podem ser classificados em:

    • Genes dominantes: assumem a característica específica no descendente; 

    • Genes recessivos: se manifesta na falta do gene dominante; 

    Assim, a polidactilia por ser um gene dominante, a presença de um alelo dominante já mostra a característica no indivíduo.

    O homem deve ser Aa (pois sabemos que um de seus filhos não tem a polidactilia, ou seja, ele precisa de uma alelo dominante e um recessivo), quanto sua esposa é aa (não tem a polidactilia). Apenas um alelo do pai e da mãe é doado para a prole

    Homem Aa x aa Mulher

    Possibilidade de Filhos: Aa, Aa, aa, aa

    Como sabemos pelo enunciado que a filha é portadora e o filho não, entendemos que a Filha deve ser Aa e o filho aa, sendo respectivamente, heterozigota e homozigoto.

    Por fim, o marido e a filha são heterozigotos por serem (Aa) e a mulher o filho são homozigotos (aa).

    Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/homozigoto-e-heterozigoto

    Sendo a resposta correta letra B — somente a mulher e o menino são homozigotos