SóProvas


ID
5395735
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os manuais de classificação psiquiátrica, NÃO se pode afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A questão solicita conhecimento acerca dos manuais de classificação psiquiátrica.


    O sistema de classificação psiquiátrica atual são dois: manuais do DSM-V e CID-10. As classificações modernas desses manuais são vistas por alguns autores como condutas, sentimentos e comportamentos de sujeitos sem redes sociais, não sendo levados em conta os vínculos, as relações pessoais, afetivas e de trabalho na hora de se definir o diagnóstico.


    A questão aborda algumas  teorizações a respeito do processo de construção desses manuais.


    Atenção: A questão solicita a alternativa INCORRETA.


    1. CORRETA

    O interesse era criar uma classificação das doenças mentais  que  permitisse  a  comunicação  científica, desvinculado de qualquer posicionamento teórico e sem pretensão de se constituir como uma psicopatologia. Só que foi visto  um deslocamento deste enfoque para  uma  visão  biologizante  dos  problemas  mentais, compreendendo a etiologia das doenças a forma como responde a  certo  tipo  de  medicação. 


    1. INCORRETA

    As versões mais atuais dos manuais não consideram o diagnóstico dimensional dos sujeitos, ou seja, inseridos em suas redes sociais de vínculo, família e trabalho. O diagnóstico dos manuais compreendem classificação de fronteiras bem delimitadas e objetivas.


    1. CORRETA

    Exato. O critério diagnóstico dos manuais privilegiam aspectos categóricos, ou seja, atendimento a critérios objetivos e específicos, distanciando das dimensões social, cultural e familiar do indivíduo.


    1. CORRETA

    O  debate  psicopatológico  fica  abolido  em favor do diagnóstico devido à visão biologizante dos problemas mentais que, conforme visto na alternativa A, a etiologia das doenças está ligada à forma como responde a  certo  tipo  de  medicação. 


    1. CORRETA

    Na atualidade, privilegia-se  os sintomas sentidos pelo paciente  na tentativa  de  se  criar  uma  abordagem  empírica,  operacional  e  pragmática  dos problemas  mentais. No início da década de 70,  psiquiatras americanos pretendiam criar uma classificação das doenças mentais  que  permitisse  a  comunicação  científica. Por isso que seria necessário desvincular-se de teorias como a psicanálise, por exemplo.


    Gabarito da professora: LETRA B.


    Fonte:

    Gama, C.A.P; Campos, R.T.O; Ferrer, A.L. Saúde mental e vulnerabilidade social: a direção do tratamento. Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., São Paulo,17(1), 69-84, mar. 2014