SóProvas



Questões de Avaliação Psiquiátrica


ID
234769
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo precisa conhecer os fundamentos da avaliação psiquiátrica tanto para identificar quando a pessoa pode se beneficiar de um encaminhamento para o médico psiquiatra quanto para delimitar seu trabalho junto ao grupo de pessoas com transtornos mentais acompanhado por uma equipe interdisciplinar. Sobre a avaliação psiquiátrica, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra correta "C"

    A letra 'A" está errada pois Kraepelin contribuiu para o diagnóstico
    A letra  "C" está errada porque sinais são experiências objetivas.
    A letra "D" não se caracteriza necessariamente por uma entrevista fechada.
    A letra "E" o DSM - IV não foi o primeiro trabalho, o CID veio primeiro.
  • O erro da letra D está no fato de que o Exame do Estado Mental (EEM) possui mais do que tres etapas. São as seguintes:

    1 Principais categorias

    1.1 Aparência

    1.2 Comportamento

    1.3 Discurso

    1.4 Humor e afeto

    1.5 Percepção

    1.6 Pensamento (1.6.1 Processo/Forma e 1.6.2 Conteúdo)

    1.7 Cognição

    1.8 Consciência

    1.9 Orientação


  • A "B" é uma das definições de sintoma e não de sinal

  • O exame de estado mental ajuda na definição de entidades clínicas e na determinação do tratamento a ser recomendado.


ID
318097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do exame do estado mental do paciente, julgue os itens a seguir.

A obnubilação, ou turvação, refere-se à avaliação de um dos itens possíveis sobre o estado de consciência do paciente.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o livro de Paulo Dalgarrondo, Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, as alterações na consciência são divididas em rebaixamento da consciência e alterações qualitativas da consciência. Entre os diversos graus de rebaixamento da consciência estão: obnubilação da consciência, sopor e coma. Já as alterações qualitativas de consciência são: estados crepusculares, dissociação da consciência, transe e estado hipnótico.

    Para Paulo Dalgarrondo obnulação da consciência ou turvação é o rebaixamento da consciência em grau leve ou moderado. Há sempre uma diminuição do grau de clareza do sensório, com lentidão da compreensão e dificuldade de concentração. Nota-se que o paciente tem dificuldade para integrar as informações sensoriais oriundas do ambiente.
  • Obnubilação da consciência: Rebaixamento da consciência em grau leve ou moderado.

    Fonte: Concursos Psi


ID
2029423
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Kolb, em seu “Compêndio de Psiquiatria”, afirma que o objetivo principal do médico ao realizar o exame psiquiátrico do paciente é a verificação da ocorrência de alguma disfunção ou desajuste nas relações sociais do indivíduo, que venha a interferir de algum modo em seu estado de humor e em sua satisfação pessoal. Todavia, questionam-se quais seriam os referenciais utilizados para detectar se de fato o indivíduo está infeliz ou somente se diferencia dos padrões sociais estabelecidos culturalmente. Frente ao enunciado anteriormente, em relação ao modo como se deve conduzir uma entrevista psiquiátrica, à relação médico-paciente e à importância do registro da história de vida deste último, de acordo com o mesmo autor, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A relação médico-paciente se faz muito importante porque o modo como o paciente vê o seu médico pode vir a interferir em todo o percurso do tratamento. Tal relação deve estabelecer-se de maneira que o paciente confie no médico, embora esta confiança seja difícil de ser estabelecida desde o primeiro momento, uma vez que o psiquiatra trata-se até então de um desconhecido. Sendo assim, a transferência não se dá a partir deste primeiro contato.

II. A história do paciente, obtida pelo psiquiatra através da anamnese, deve ser registrada nas fases que compõe o processo de maturação do indivíduo, desde a primeira infância até a velhice (lactância, meninice, adolescência, idade adulta e velhice), buscando desta forma correlacionar tais dados com possíveis fatores/pessoas que os tenham influenciado e tendo sua importância vinculada à possibilidade de assim conseguir captar todo o processo evolutivo da doença do paciente e definir então o melhor tratamento a ser administrado para tal.

III. O interrogatório numa entrevista psiquiátrica deve ser feito de maneira que o paciente não se sinta ainda mais exposto ou resistente ao tratamento para que então o material relativo a sua psicopatologia se manifeste espontaneamente. Se este possui algum parente como acompanhante, deve-se permitir que o mesmo possa apresentar a sua história antes de qualquer contato com outras pessoas que poderiam vir a distorcê-la, assim como o paciente deve estar ciente da intenção do investigador de falar acerca de sua doença de quem o acompanha.

IV. Num exame psiquiátrico se faz necessário uma avaliação completa do paciente, tanto física quanto neurologicamente, na qual diversos aspectos/temas devem ser levados em consideração desde o momento em que o paciente entra no consultório, tais como: o comportamento, as atividades, o humor e a afetividade, conteúdos e tendências do pensamento, percepção, memória, julgamento, capacidade de insight e amadurecimento da personalidade.

Alternativas

ID
2117854
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quais desses pacientes precisa ter uma avaliação psicológica-psiquiátrica?

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação pois todos eles podem precisar de avaliação.
  • Podem, Luana.

    Mas a questão pede as que PRECISAM. Obrigatoriamente, pacientes encaminhados para a cirurgia bariátrica e em mudança de sexo OBRIGATORIAMENTE passam por uma avaliação psicológica-psiquiátrica.


ID
2205256
Banca
FMZ - AP
Órgão
CBM-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Bleger entre os indicadores para Neurotismo no diagnóstico psiquiátrico estão

Alternativas

ID
2434969
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Villemor-Amaral (2012), o aspecto formal nas Pirâmides Coloridas de Pfister constitui um dos elementos fundamentais da análise e é importante por indicar as possibilidades de controle racional que um indivíduo tem sobre as emoções e afetos. Assinale a opção que apresenta o aspecto formal considerado pela autora como mais sofisticado, pois envolve não apenas a noção da disposição horizontal das camadas, mas também uma possível inter-relação entre estas, levando em conta o plano vertical da pirâmide.

Alternativas
Comentários
  • ESTRUTURAS: É o mias sofisticado, envolvendo relações horizontais e verticais da pirâmide. Se dividem em:

    •Estruturas Simétricas

    •Estruturas em escada

    •Estruturas em manto

    •Estrutura assimétrica dinâmica

    •Estrutura em mosaico


ID
3898258
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Caso haja indício da prática de ato de alienação parental, em ação autônoma ou incidental, o juiz, se necessário, determinará

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

    Lei nº 12.318/10

    Art. 5 Havendo indício da prática de ato de alienação parental, em ação autônoma ou incidental, o juiz, se necessário, determinará perícia psicológica ou biopsicossocial.

    Bons estudos!

  • A fim de encontrarmos a resposta correta, iremos analisar cada uma das alternativas a seguir:

    A) “A Lei n. 12.318, de 26 de agosto de 2010, visa coibir a denominada alienação parental, expressão utilizada por Richard Gardner no ano de 1985 ao se referir às ações de guarda de filhos nos tribunais norte-americanos em que se constatava que a mãe ou o pai de uma criança a induzia a romper os laços afetivos com o outro cônjuge (“Parental Alienation Syndrome"). O vocábulo inglês “alienation" significa “criar antipatia", e parental quer dizer “paterna".

    A situação é bastante comum no cotidiano dos casais que se separam: um deles, magoado com o fim do casamento e com a conduta do ex-cônjuge, procura afastá-lo da vida do filho menor, denegrindo a sua imagem perante este e prejudicando o direito de visitas. Cria-se, nesses casos, em relação ao menor, a situação conhecida como “órfão de pai vivo" (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. Direito de Família. 16. ed. São Paulo: Saraiva. 2019. v. 6. p. 324).

    “Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este" (art. 2º da Lei 12.318).

    Diz o legislador, no caput do art. 5º da Lei nº 12.318/2010, que, “havendo indício da prática de ato de alienação parental, em ação autônoma ou incidental, o juiz, se necessário, determinará perícia psicológica ou biopsicossocial". Portanto, não há prisão. Incorreta;

    B) Conforme outrora explicado, diz o legislador, no caput do art. 5º, que o juiz determinará, se necessário, perícia psicológica ou biopsicossocial. No que toca a avaliação, dispõe o § 1º do mesmo dispositivo legal que “o LAUDO PERICIAL TERÁ BASE EM AMPLA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA ou BIOPSICOSSOCIAL, conforme o caso, compreendendo, inclusive, entrevista pessoal com as partes, exame de documentos dos autos, histórico do relacionamento do casal e da separação, cronologia de incidentes, AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE DOS ENVOLVIDOS e exame da forma como a criança ou adolescente se manifesta acerca de eventual acusação contra genitor". Incorreta;

    C) “Caracterizados atos típicos de alienação parental ou qualquer conduta que dificulte a convivência de criança ou adolescente com genitor, em ação autônoma ou incidental, o juiz poderá, cumulativamente ou não, sem prejuízo da decorrente responsabilidade civil ou criminal e da ampla utilização de instrumentos processuais aptos a inibir ou atenuar seus efeitos, segundo a gravidade do caso: declarar a suspensão da autoridade parental". Trata-se do inciso VII do art. 6º da Lei, que arrola uma série de sanções que poderá ser aplicada pelo juiz, no plano concreto, após regular o procedimento de apuração da alienação parental. Não há suspensão de visitas, mas suspensão da autoridade parental. Incorreta;

    D) Em harmonia com o caput do art. 5º da Lei nº 12.318. Correta;

    E) O art. 5º, § 1º fala em AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA ou BIOPSICOSSOCIAL e AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE DOS ENVOLVIDOS. Incorreta.





    Resposta: D 

ID
3898261
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da avaliação de casos de alienação parental, a perícia será realizada

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.318: Art. 5o  Havendo indício da prática de ato de alienação parental, em ação autônoma ou incidental, o juiz, se necessário, determinará perícia psicológica ou biopsicossocial.  (...) § 2°.  A perícia será realizada por profissional ou equipe multidisciplinar habilitados, exigido, em qualquer caso, aptidão comprovada por histórico profissional ou acadêmico para diagnosticar atos de alienação parental.
  • GAB. C

    C por profissional ou equipe multidisciplinar habilitados, sendo exigida, em qualquer caso, a aptidão comprovada por histórico profissional ou acadêmico para diagnosticar atos de alienação parental.

    Lei. nº 12.318/2018

    Dispõe sobre a alienação parental 

    §2º do art. 5º

  • A fim de encontrarmos a resposta correta, iremos analisar cada uma das alternativas a seguir:

    A) “A Lei n. 12.318, de 26 de agosto de 2010, visa coibir a denominada alienação parental, expressão utilizada por Richard Gardner no ano de 1985 ao se referir às ações de guarda de filhos nos tribunais norte-americanos em que se constatava que a mãe ou o pai de uma criança a induzia a romper os laços afetivos com o outro cônjuge (“Parental Alienation Syndrome"). O vocábulo inglês “alienation" significa “criar antipatia", e parental quer dizer “paterna".

    A situação é bastante comum no cotidiano dos casais que se separam: um deles, magoado com o fim do casamento e com a conduta do ex-cônjuge, procura afastá-lo da vida do filho menor, denegrindo a sua imagem perante este e prejudicando o direito de visitas. Cria-se, nesses casos, em relação ao menor, a situação conhecida como “órfão de pai vivo" (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. Direito de Família. 16. ed. São Paulo: Saraiva. 2019. v. 6. p. 324).

    “Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este" (art. 2º da Lei 12.318).

    “A perícia será realizada por PROFISSIONAL ou EQUIPE MULTIDISCIPLINAR HABILITADOS, exigido, EM QUALQUER CASO, aptidão comprovada por histórico profissional ou acadêmico para diagnosticar atos de alienação parental" (art. 5º, § 2º da Lei nº 12.318). Incorreta;

    B) “A perícia será realizada por PROFISSIONAL ou EQUIPE MULTIDISCIPLINAR HABILITADOS, exigido, em qualquer caso, aptidão comprovada por histórico profissional ou acadêmico para DIAGNOSTICAR ATOS DE ALIENAÇÃO PARENTAL" (art. 5º, § 2º da Lei nº 12.318). Incorreta;

    C) Em harmonia com o art. 5º, § 2º da Lei 12.318. Correta;

    D) “A perícia será realizada por PROFISSIONAL ou EQUIPE MULTIDISCIPLINAR HABILITADOS, exigido, em qualquer caso, aptidão comprovada por HISTÓRICO PROFISSIONAL ou ACADÊMICO para diagnosticar atos de alienação parental" (art. 5º, § 2º da Lei nº 12.318). Incorreta;

    E) PROFISSIONAL ou EQUIPE MULTIDISCIPLINAR HABILITADOS.  Incorreta. 





    Resposta: C 

ID
3991387
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São exemplos de manejo psiquiátrico, para o tratamento de dependência química:

Alternativas
Comentários
  • A explicação para esta resposta pode ser encontrada em:

    https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/casos_complexos/Vila_Santo_Antonio/Complexo_12_Vila_Abordagem_dependencia.pdf

  • motivação para abstinência.

  • Gabarito C.

    Tratamento – Princípios gerais

    • Avaliação psiquiátrica completa

    º Anamnese detalhada sobre o padrão de consumo atual e passado, bem como seus efeitos no funcionamento “biopsicossocial”.

    º Avaliação médica e psiquiátrica global (anamnese e exame físico/psíquico).

    º História de tratamentos psiquiátricos prévios e seus resultados.

    º Avaliação das condições familiares e sócias.

    º Testes laboratoriais para avaliar condições concomitantes comuns com dependências (por exemplo, avaliação da função hepática em etilistas).

    º Com a permissão do paciente, contato com terceiros para informações adicionais.

    • Manejo psiquiátrico

    º Motivação para abstinência.

    º Manejar os episódios de intoxicação e abstinência.

    º Promover psicoeducação e facilitar a aderência ao tratamento.

    º Diagnosticar e tratar comorbidades.

    º Avaliar necessidade e disponibilidade de tratamentos específicos.

    º Avaliar a segurança e o setting terapêutico adequados: local de tratamento o menos restritivo possível, que seja seguro e efetivo para o caso.


ID
4902667
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dentre os seguintes exames sugeridos de screening geral para psicoses secundárias, visando a segurança do tratamento farmacológico, sugere-se solicitar rotineiramente as alternativas abaixo, EXCETO:

Alternativas

ID
5340412
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Qual é a área cerebral que tem sido repetidamente implicada na conduta violenta, segundo Almeida, Flores e Scheffer (2013)?

Alternativas

ID
5395735
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os manuais de classificação psiquiátrica, NÃO se pode afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A questão solicita conhecimento acerca dos manuais de classificação psiquiátrica.


    O sistema de classificação psiquiátrica atual são dois: manuais do DSM-V e CID-10. As classificações modernas desses manuais são vistas por alguns autores como condutas, sentimentos e comportamentos de sujeitos sem redes sociais, não sendo levados em conta os vínculos, as relações pessoais, afetivas e de trabalho na hora de se definir o diagnóstico.


    A questão aborda algumas  teorizações a respeito do processo de construção desses manuais.


    Atenção: A questão solicita a alternativa INCORRETA.


    1. CORRETA

    O interesse era criar uma classificação das doenças mentais  que  permitisse  a  comunicação  científica, desvinculado de qualquer posicionamento teórico e sem pretensão de se constituir como uma psicopatologia. Só que foi visto  um deslocamento deste enfoque para  uma  visão  biologizante  dos  problemas  mentais, compreendendo a etiologia das doenças a forma como responde a  certo  tipo  de  medicação. 


    1. INCORRETA

    As versões mais atuais dos manuais não consideram o diagnóstico dimensional dos sujeitos, ou seja, inseridos em suas redes sociais de vínculo, família e trabalho. O diagnóstico dos manuais compreendem classificação de fronteiras bem delimitadas e objetivas.


    1. CORRETA

    Exato. O critério diagnóstico dos manuais privilegiam aspectos categóricos, ou seja, atendimento a critérios objetivos e específicos, distanciando das dimensões social, cultural e familiar do indivíduo.


    1. CORRETA

    O  debate  psicopatológico  fica  abolido  em favor do diagnóstico devido à visão biologizante dos problemas mentais que, conforme visto na alternativa A, a etiologia das doenças está ligada à forma como responde a  certo  tipo  de  medicação. 


    1. CORRETA

    Na atualidade, privilegia-se  os sintomas sentidos pelo paciente  na tentativa  de  se  criar  uma  abordagem  empírica,  operacional  e  pragmática  dos problemas  mentais. No início da década de 70,  psiquiatras americanos pretendiam criar uma classificação das doenças mentais  que  permitisse  a  comunicação  científica. Por isso que seria necessário desvincular-se de teorias como a psicanálise, por exemplo.


    Gabarito da professora: LETRA B.


    Fonte:

    Gama, C.A.P; Campos, R.T.O; Ferrer, A.L. Saúde mental e vulnerabilidade social: a direção do tratamento. Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., São Paulo,17(1), 69-84, mar. 2014