-
A mostra-os como uma exceção a uma regra;
Errado - sim, mostra-os como uma exceção a regra, quando os compara aos outros que recebem para trabalhar no tribunal, indicando que as testemunhas também receberiam, já que deixam seus negócios para comparecerem ao júri.
B realiza comparações entre componentes do tribunal;
Errado - realiza sim comparações entre componentes... 'O presidente, o procurador da justiça, os advogados, os porteiros, possivelmente as testemunhas'
C apela para a necessidade de pagamento por serviço prestado;
Errado - apela para a necessidade de pagamento prestado, questionando o motivo pelo qual não seria essa também uma atividade remunerada... 'a que título só os jurados, que deixam seus negócios, hão de trabalhar de graça?'
D indica a possibilidade de prejuízo causado pelo encargo;
Errado - no mesmo segmento da letra C, há a indicação de prejuízo, já que estariam trabalhando de graça.
E comprova a injustiça por contrariar uma exigência legal.
Correto - aqui não há nenhuma exigência legal que trate de remunerar testemunhas quando estas comparecem em tribunais, muito menos tem valor de injustiça, é apenas uma ironia de Machado de Assis. Nosso gabarito.
-
Se atente ao enunciado!!!!!
Ele pede qual argumento ele NÃO USOU!!!!!!!!
-
uma pequena retificação no comentário do colega Eduardo:
D) indica a possibilidade de prejuízo causado pelo encargo;
o prejuízo é pelo fato de o jurado ter que deixar o seu negócio, logo ele está deixando de ganhar dinheiro por perder o dia de trabalho.
-
Gab: E
-
Gab: E
A função de júri é voluntária.
-
que deixam seus negócios, hão de trabalhar de graça?” eis a resposta para a possibilidade pelo prejuízo causado.
-
FGV é brabo !!!
-
Qual o momento que ele APELA pelo pagamento dos serviços prestados?
-
O meu raciocínio foi: não existe nenhuma exigência legal para que haja o pagamento de jurados no tribunal do júri. Portanto não tem como ele utilizar o referido argumento no texto.
gabarito letra e
-
A letra c estar certa é algo difícil de entender.
-
A) mostra-os como uma exceção a uma regra; CORRETA
B) realiza comparações entre componentes do tribunal; CORRETA
C) apela para a necessidade de pagamento por serviço prestado; CORRETA, pois todo o texto foi desenvolvido para mostrar a incongruência dos jurados trabalhem de graça.
D) indica a possibilidade de prejuízo causado pelo encargo; CORRETO, notamos isso no segmento "...que deixam seus negócios..."
E) comprova a injustiça por contrariar uma exigência legal. ERRADO.
-
Leia o comentário, pois pode te ajudar
Galera, eu não estava acostumada a resolver questões da FGV, no entanto depois de um tempo e percebendo que eles amam esse lance de raciocinar e compreender um texto, acabei pegando um macetinho para resolver com menos dificuldade essa bagaça.
O macete é : Ache a tese do texto( Ideia ou quetionamento central )
Texto da questão :
“São pagos todos os que compõem o tribunal do júri. O presidente, o procurador da justiça, os advogados, os porteiros, possivelmente as testemunhas; a que título só os jurados, que deixam seus negócios, hão de trabalhar de graça?” (Machado de Assis)
Tese / questionamento central do questão: Jurados não recebem dinheiro
Explicação final
Todas as figuras de linguagem { Ironia, metáfora...} , e tipos de raciocínio { indutuvo,dedutivo....} são utilizados para dar autoridade e convencer o leitor que a tese central é boa /ruim ou falsa/verdadeira. Basicamente, terei uma caralhada de elementos no texto que explicam; condicionam; compararam; ironizam ou são efeitos da tese centram.
Exemplos com base no texto
Exemplo 1 : Uso de ironia - falou que até algumas testemunhas possivelmente recebem
Exemplo 2 : Relação de causa e efeito - porque compõem o tribunal do juri, preciam deixar seus negócios
Por fim, a ultima dica é inicialmente achar a tese central e após isso verificar os termos acessórios que explicam; refutam; condicionam; ironizam; deduzem etc. deste modo, tenho certeza que sua compreensão ficará mais clara e objetiva.
galera, espero ter ajudado com esse comentário. Abraço
-
-
Meu Deus