-
De ironia o brasileiro entende.
-
FGV - TJ-CE - 2019
QUESTÃO: Q1030421
A frase abaixo que mostra uma visão ironicamente negativa sobre a justiça é:
A Em geral, a lei é a razão humana, na medida em que governa todos os povos da terra;
B A lei é ordem; e uma boa lei é uma boa ordem;
C A majestosa igualdade das leis, que proíbe tanto o rico como o pobre de dormir sob as pontes, de mendigar nas ruas e de roubar pão; [GABARITO]
D A lei deve ser breve para que os indoutos possam compreendê-la facilmente;
E O mundo não pode se sustentar sem justiça.
-
B
“A majestosa igualdade das leis, que proíbe tanto o rico como o pobre de dormir sob as pontes, de mendigar nas ruas e de roubar pão.”
Esse pensamento de Anatole France tem a finalidade de ironizar a pretensa igualdade de todos perante a lei. Ao classificar a igualdade das leis como “majestosa” e ao informar que elas proíbem os ricos de dormir sob as pontes, de mendigar nas ruas e de roubar pão, o autor só pode estar ironizando as leis.
Basta comparar essas explicações com as partes marcadas abaixo para concluir que as demais opções não interpretam corretamente o pensamento de France.
(A) elogiar a igualdade de ricos e pobres perante a lei;
(C) destacar a importância da justiça para os pobres;
(D) defender a aplicação igualitária da justiça;
(E) criticar a justiça por só perseguir os pobres.
-
B) “A majestosa igualdade das leis, que proíbe tanto o rico como o pobre de dormir sob as pontes, de mendigar nas ruas e de roubar pão”. (Anatole France)
Em Vermelho o uso da IRONIA. De majestosa a igualdade das leis não tem nada. Pois há uma abismo entre a realidade do pobre e do rico, aos quais a mesma lei se aplica.
GAB LETRA B
-
se eu errasse essa, iria morar na ponte
-
-
como todo respeito a quem errou, mas o QC deve estar de brincadeira, a questão com o índice de acerto altíssimo tem comentário do professor....
Absurdo em QC...Vergonha