SóProvas


ID
5397874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Determinado cidadão norte-americano em férias em Brasília cometeu o crime de homicídio ao fugir da cena de crime de tráfico ilícito de entorpecentes, supostamente por ele praticado. Após o crime, ele fugiu para o hotel onde se encontrava hospedado desde que chegou ao Brasil. Cinco minutos após ter adentrado em seu quarto, a polícia invadiu o local e conseguiu prendê-lo.

Considerando a jurisprudência do STF, julgue o item a seguir, a partir da situação hipotética precedente.

Se for comprovado que o referido cidadão norte-americano praticou o crime de tráfico ilícito de entorpecentes, ele poderá ser extraditado para o seu país de origem.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Só não vai ser extraditado no seguinte caso:

    CF.88, Art. 5º, LII - não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião;

    A extradição é o modo de entregar o estrangeiro ou, excepcionalmente, o brasileiro naturalizado ao outro Estado por delito nele praticado.

  • Cair na pegadinha, o crime foi praticado no Brasil, não foi trafico internacional!

    ERRADO

  • se por crime político ou de opinião ele não será extraditado (CF, art 5., LII), então por outros crimes ele poderá ser.

    Gabarito deveria ser correto

  • JUSTIFICATIVA - ERRADO. A extradição é o modo de entregar o estrangeiro ou, excepcionalmente, o brasileiro naturalizado ao outro Estado por delito nele praticado. 

  • O correto seria dizer que o estrangeiro poderá ser EXPULSO do Brasil. A extradição, por sua vez, só é cabível quando o crime foi cometido FORA do país que irá extraditar o indivíduo.

  • Errei, mas era português. A gente vai extraditar para o Brasil quem já está aqui mesmo?

  • Está errado pois "extraditar" é o ato de entregar o indivíduo para cumprir a pena ou ser julgado em OUTRO país por um crime que praticou no exterior e não dentro do Brasil. A questão estaria certa se fosse escrito "expulsar" em vez de "extraditar"!

  • JUSTIFICATIVA (CEBRASPE) - ERRADO: A extradição é o modo de entregar o estrangeiro ou, excepcionalmente, o brasileiro naturalizado ao outro Estado por delito nele praticado. 

    QUESTÃO RECURSADA.

    O suspeito é estrangeiro e poderia, sim, ser extraditado por qualquer que fosse o crime. Exceto no caso de crime político ou de opinião, por expressa vedação da Constituição.

    O próprio examinador cita isso, mas peca ao pontuar o gabarito inverso:

    A extradição é o modo de entregar o ESTRANGEIRO ou, excepcionalmente, o brasileiro naturalizado ao outro Estado por delito nele praticado.”

    Extradição por tráfico é possível a estrangeiros e a brasileiros naturalizados (tanto antes quanto após a naturalização).

  • Aqui se faz, aqui se paga. hahaha

  • O erro da questão está em dizer que o estrangeiro pode ser extraditado para o seu país de origem. Na verdade ele deve ser extraditado para o país onde cometeu o crime.

    Ex.: Estrangeiro de nacionalidade alemã.

    Cometeu crime na Bolívia.

    Veio ao Brasil.

    Do Brasil ele será extraditado para a Bolívia que foi onde o crime foi cometido.

    Mas no caso da questão o crime foi cometido no Brasil, não há que se falar em extradição.

  • Rsrsrrsrssrsrsrsrsrrssrsrrsssrrsrsrsrsrsrsrr

    Avisa ai meus amigos e familiares que estou bem, não morri, não estou preso, não estou foragido, não roubei, não cometi, nenhum delito criminoso, não estou depressivo. SÓ ESTOU ESTUDANDO PRA CONCURSO, VIU.

    AÍ O TREM DA DIFICIL DE CONSEGUIR O NOME NA LISTA DOS APROVADOS.

    OBRIGADO, XAU !

  • Para extraditar o estrangeiro pela prática de tráfico de entorpecentes não seria necessário comprovar a prática, tal condição seria somente para brasileiros naturalizados.

  • Gab: ERRADO.

    Na questão o estrangeiro comete o crime dentro do país, e por isso estará sujeito à expulsão, e não extradição. A extradição é a saída compulsória do estrangeiro, em virtude de crime cometido em outro país, que pede para receber de volta o cidadão foragido, enquanto que a expulsão ocorre depois de cumprimento de pena, quando o estrangeiro comete algum ato ilícito no país.

    outras questões sobre o tema:

    (Juiz Federal TRF1/2011) Somente é passível de expulsão do território brasileiro o estrangeiro que sofra condenação por crimes que atentem contra a segurança nacional ou a ordem política ou social (ERRADA).

    (OAB VIII Exame – 2012) Jean Pierre, cidadão estrangeiro, foi preso em flagrante em razão de suposta prática de crime de falsificação de passaporte com o objetivo de viabilizar sua permanência no Brasil. Diante dessa situação hipotética, assinale a afirmativa correta. A) A fraude para obter a entrada e permanência no território brasileiro constitui motivo suficiente para a expulsão do estrangeiro, cabendo, exclusivamente, ao Presidente da República, de forma discricionária, resolver sobre a conveniência e oportunidade da sua retirada compulsória do País.

    (DPU – 2010) Considere que um estrangeiro tenha sido expulso do país por pertencer a célula terrorista e ter participado do sequestro de autoridades brasileiras. Considere, ainda, que, após a abertura de inquérito no Ministério da Justiça, no qual foi assegurada ampla defesa ao alienígena, o presidente da República tenha decidido, por meio de decreto, pela sua expulsão do país. Nessa situação, o estrangeiro só poderá voltar ao país mediante decreto presidencial que revogue o anterior (CERTA).

  • Não há de se falar em extradição de turista.

    Breves diferenças nos conceitos de EXTRADIÇÃO, DEPORTAÇÃO E EXPULSÃO:

    • EXTRADIÇÃO: ocorre em razão da cooperação internacional entre o Estado Brasileiro e outro Estado, pela qual se concede ou se requisita a entrega de pessoa sobre quem recaia condenação criminal definitiva ou para fins de instrução criminal definitiva. A extradição se dá sobre brasileiros naturalizados ou estrangeiros que aqui residam, não sobre turistas.
    • DEPORTAÇÃO: consiste na retirada compulsória de pessoa que se encontre em situação migratória irregular em território nacional. NÃO há pratica de delito qualquer, mas apenas o não preenchimento dos requisitos para entrar ou permanecer no território nacional.
    • EXPULSÃO: consiste em medida administrativa de retirada compulsória de migrante ou VISITANTE do território nacional pela prática de atentado à ordem juridica brasileira. - SERIA O CASO DO CIDADÃO NORTE-AMERICANO DE FÉRIAS NO BRASIL.

    Conceitos e explicações extraídas do livro Direito Constitucional Descomplicado do Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino.

  • O tipo de questão que derruba você e a torcida do flamengo kkkkk

  • PODERÁ...sempre me pega.

  • Ele será expulso.
  • CAI NA PEGADINHA. rs

    EXPULSAR!

    JUSTIFICATIVA - ERRADO. A extradição é o modo de entregar o estrangeiro ou, excepcionalmente, o brasileiro naturalizado ao outro Estado por delito nele praticado. 

  • LEI 13.445/2017

    Extradição: é a medida de cooperação internacional entre o Estado brasileiro e outro Estado pela qual se concede ou solicita a entrega de pessoa sobre quem recaia condenação criminal definitiva ou para fins de instrução de processo penal em curso.

    Expulsão: é a medida administrativa de retirada compulsória de migrante ou visitante do território nacional, conjugada com o impedimento de reingresso por prazo determinado. Ocorre em razão da a condenação com sentença transitada em julgado relativa à prática crime comum doloso passível de pena privativa de liberdade; genocídio, crime contra a humanidade, crime de guerra ou crime de agressão.

    Deportação: é a medida decorrente de procedimento administrativo que consiste na retirada compulsória de pessoa que se encontre em situação migratória irregular em território nacional.

    Banimento: É a entrega de um brasileiro para julgamento no exterior. A prática é vedada conforme a Constituição Pátria. O banimento é usado como método de repressão política.

    Qual a diferença entre ser extraditado, expulso e deportado de um país?

    A extradição é a saída compulsória do estrangeiro, em virtude de crime cometido em outro país, que pede para receber de volta o cidadão foragido. A expulsão ocorre depois de cumprimento de pena, quando o estrangeiro comete algum ato ilícito no país. A deportação acontece quando o estrangeiro entra ilegalmente no país, ou sua permanência torna-se ilegal. 

    Gab. Errado

  • QUE CASCA DE BANANA

  • Olá!

    Gabarito: Errado

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak

  • quem mais alem de mim caiu nessa.
  • Errado.

    Ele não poderá ser extraditado devido não ser naturalizado, no caso em tela caberá a expulsão.

    A Constituição Federal afirma o seguinte:

    LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

  • Só eu caí nessa pegadinha 3 vezes em menos de 15 dias?

    Ja colei o enunciado na parede kkkkkk

  • ERRADO

    Diferenciando os Institutos:

    Extradição -

     A extradição é um ato de cooperação internacional que consiste na entrega de uma pessoa, acusada ou condenada por um ou mais crimes, ao país que a reclama. É importante ressaltar que o da extradição exige decretação ou condenação de pena privativa de liberdade.

    Expulsão -

    Aplicável ao estrangeiro que de qualquer forma atentar contra a segurança nacional, a ordem política ou social, a tranquilidade ou moralidade pública e a economia popular, ou cujo procedimento o torne nocivo à conveniência e aos interesses nacionais. Também é aplicável ao estrangeiro que utiliza fraude para fins de permanência no país

    Diferentemente da extradição, que se funda na prática de delito fora do território nacional, a hipótese de expulsão dar-se-á quando o delito ou infração cometido dentro do território nacional, caracterizando-se como verdadeiro instrumento coativo de retirada do estrangeiro do território pátrio.

    Deportação:

    A deportação é a devolução compulsória, ao Estado de sua nacionalidade ou procedência, de um estrangeiro que entra ou permanece irregularmente no território de outro Estado.

  • Cuidado, turmada! Casca de banana pra muitos aiii kkkkk...o cara é turista e não há de se falar em extradição.

  • GABARITO -ERRADO

    Extradição:

     A extradição é um ato de cooperação internacional que consiste na entrega de uma pessoa, acusada ou condenada por um ou mais crimes, ao país que a reclama. É importante ressaltar que o da extradição exige decretação ou condenação de pena privativa de liberdade.

  • Extradição - A extradição é um ato de cooperação internacional que consiste na entrega de uma pessoa, acusada ou condenada por um ou mais crimes, ao país que a reclama. É importante ressaltar que o da extradição exige decretação ou condenação de pena privativa de liberdade.

    Expulsão - Aplicável ao estrangeiro que de qualquer forma atentar contra a segurança nacional, a ordem política ou social, a tranquilidade ou moralidade pública e a economia popular, ou cujo procedimento o torne nocivo à conveniência e aos interesses nacionais. Também é aplicável ao estrangeiro que utiliza fraude para fins de permanência no país

    Diferentemente da extradição, que se funda na prática de delito fora do território nacional, a hipótese de expulsão dar-se-á quando o delito ou infração cometido dentro do território nacional, caracterizando-se como verdadeiro instrumento coativo de retirada do estrangeiro do território pátrio.

    Deportação:

    A deportação é a devolução compulsória, ao Estado de sua nacionalidade ou procedência, de um estrangeiro que entra ou permanece irregularmente no território de outro Estado.

  • Errado

    Cuidado com a pegadinha.

    A extradição é o modo de entregar o estrangeiro ou, excepcionalmente, o brasileiro naturalizado ao outro Estado por delito nele praticado. Logo, ele tem que ser julgado no Brasil.

    Avante! PM/PC Goiás

  • Não foi casca de banana.

    Foi a bananeira inteira.

  • Aí seria muito fácil, se houvesse extradição, pois o brasileiro nato seria julgado no Brasil se cometesse o mesmo crime, ou seja, o estrangeiro teria um tratamento melhor relacionado ao brasileiro nato.

  • Errado

    Extradição, entrega o acusado/condenado com prisão decretada por crime que cometeu o crime lá fora e fugiu pra cá, pra que pague por lá, ou vice-versa.

    Como o crime foi cometido aqui, não há o que se falar em extradição.

    1. Para que o ocorra a extradição, é necessário haver uma ordem de prisão emitida pela autoridade competente do país requerente.
    2. É preciso que o motivo da extradição seja tipificado como crime tanto pelo país requerente e pelo país requerido.
    3. Após a sua tipificação como crime, este deve ser de gravidade significante.
    4. É necessária, também, haver a expectativa de um julgamento justo e da gravidade da pena. Alguns países negam a extradição quando o país requerente impõe a pena capital ao extraditando.

    Por fim, só seria cabível extradição se fosse tráfico internacional, ou cometido no solo do pais solicitante, como foi um crime cometido em território Brasileiro, o estrangeiro responde as leis penais brasileiras e paga o crime aqui. NÃO TEM EXTRADIÇÃO NESTE CASO.

  • Caí igual a um machado sem cabo. Affff
  • Extradição - A extradição é um ato de cooperação internacional que consiste na entrega de uma pessoa, acusada ou condenada por um ou mais crimes, ao país que a reclama. É importante ressaltar que o da extradição exige decretação ou condenação de pena privativa de liberdade.

    Expulsão - Aplicável ao estrangeiro que de qualquer forma atentar contra a segurança nacional, a ordem política ou social, a tranquilidade ou moralidade pública e a economia popular, ou cujo procedimento o torne nocivo à conveniência e aos interesses nacionais. Também é aplicável ao estrangeiro que utiliza fraude para fins de permanência no país

  • Errado!

    No caso em tela não ocorreu o trafico internacional de drogas.

  • Extradição é de estrangeiro naturalizado e não de visitante.

    Visitante é expulso.

  • O cidadão será expulso do território nacional.

    Extradição é para os brasileiros naturalizados.

  • expulso

    expulso

    expulso

    expulso

  • Questão anulada.

    Moivo reportado da banca: A cobrança do item envolve legislação não constante do conteúdo programático previsto no edital do certame.

    Anterio o gabarito foi dado como:

    ERRADO. A extradição é o modo de entregar o estrangeiro ou, excepcionalmente, o brasileiro naturalizado ao outro Estado por delito nele praticado.

  • segundo STF:  assegura que nenhum brasileiro nato será entregue pelo governo brasileiro a outra nação para que cumpra pena por crimes cometidos naquele território. Essa garantia, contudo, não abrange estrangeiros que entram no Brasil depois de cometer crimes em outros países: eles podem ser extraditados a qualquer tempo e a qualquer país onde tenham desrespeitado a lei. A condição para isso é que o Brasil tenha com a nação ofendida um tratado recíproco de extradição.

    fonte:https://stf.jusbrasil.com.br/noticias/700123/entenda-o-processo-de-extradicao-no-supremo-tribunal-federal