A questão quer o item incorreto em relação ao tema cultura organizacional.
A- CORRETA. Esse alternativa exige conhecimento sobre as definições de cultura e ela trouxe uma definição correta.
"A cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhado pelos membros de uma organização que a diferencia das demais." (ROBBINS, 2010)
"é o sistema de crenças e valores compartilhados que se desenvolve dentro de uma organização ou dentro de uma subunidade e que guia e orienta o comportamento de seus membros." (CHIAVENATO, 2014).
B- CORRETA. A cultura organizacional pode ser influenciado por fatores internos e externos à organização. Exemplos: surgimento de uma nova tecnologia que pode ser utilizado no setor.
C- INCORRETA. "A cultura de uma organização é estática e não sofre alterações com o tempo".
A cultura é duradoura, mas não imutável. Lembre-se das técnicas de desenvolvimento organizacional (D.O) cuja ênfase é na mudança da cultura organizacional.
D- CORRETA. A cultura organizacional influencia a forma como os colaboradores se comportam e também como eles veem o mundo ao seu redor, sobretudo devido as crenças e valores defendidos por aquele organização. A cultura possui diversas camadas.
De acordo com Maximiano, os níveis da seguinte maneira, do mais externo e visível ao mais interno e invisível são os seguintes:
- Artefatos, linguagem e hábitos: É o nível externo (menos enraizado) e o mais observável. Exemplo: as vestimentas dos colaboradores.
- Histórias, mitos e heróis: Essas narrativas correspondem ao nível intermediário da cultura organizacional, segundo Maximiano (apud Ribas e Salim, 2016).
- Valores e crenças: É o nível mais interno e menos visível de uma organização.
E- CORRETA. A cultura tanto pode ser afetada pelo clima organizacional. O contrário também é possível. O clima, de acordo com Chiavenato, é a percepção à cultura organizacional.
Fontes:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.
RIBAS, A; SALIM R., C. Gestão de Pessoas para concursos. 4ª edição. Alumnus. 2016
ROBBINS, S. P. , JUGDE, T. A, SOBRAL, S. Comportamento organizacional 14. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2010
GABARITO DA MONITORA: LETRA C
Gab: C
Culturas Adaptativas: Caracterizam-se pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltada para a inovação e mudança.
As organizações que adotam e fazem constantes revisões e atualizações em suas culturas adaptativas se caracterizam pela criatividade, imaginação, inovação e mudança.
Culturas não Adaptativas: Caracterizam-se por sua rigidez e inflexibilidade e são voltadas para a manutenção do status quo e conservadorismo. As organizações conservadoras se caracterizam pela manutenção de ideias, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo.
Fonte: Chiavenato, Gestão de Pessoas: o novo papel na gestão do talento humano, 5 ed. pág. 156