-
Gab: C
erro das outras
A) Um ativo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que benefícios econômicos presentes dele provenientes fluirão para a entidade e seu custo ou valor
B)O reconhecimento de receitas deve ser feito na demonstração do resultado quando resultar em aumento nos benefícios econômicos futuros relacionados com aumento de ativos e passivos, representando para a entidade um acréscimo patrimonial considerável.
D) O reconhecimento das despesas ocorre quando estas provocam decréscimo nos benefícios econômicos futuros, relacionados com o acréscimo de um ativo ou o aumento de perdas na entidade, devendo seus valores serem reconhecidos e avaliados sempre que a entidade verifique sua ocorrência imediata.
E) Achei confuso, mas acredito que o examinador tirou dessa parte do cpc 00: "5.5 O reconhecimento inicial de ativos ou passivos decorrentes de transações ou outros eventos pode resultar no reconhecimento simultâneo tanto de receitas como das respectivas despesas. Por exemplo, a venda de produtos à vista resulta no reconhecimento de receita (do reconhecimento do ativo – caixa) e da despesa (do desreconhecimento de outro ativo – produtos vendidos). O reconhecimento simultâneo das receitas e das respectivas despesas, às vezes, é referido como a confrontação entre custos e receitas.
-
Correção das demais -
A- Um ativo é reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que benefícios econômicos futuros dele provenientes fluirão para a entidade e seu custo ou valor puder ser determinado em bases confiáveis.
B- A receita é reconhecida na demonstração do resultado quando resulta em um aumento, que possa ser determinado em bases confiáveis, nos benefícios econômicos futuros provenientes do aumento de um ativo ou da diminuição de um passivo. Isso significa, de fato, que o reconhecimento da receita ocorre simultaneamente com o reconhecimento de aumento de ativo ou de diminuição de passivo. Mas isso não significa que todo aumento de ativo ou redução de passivo corresponda a uma receita.
c- GABARITO
D- As despesas são reconhecidas na demonstração do resultado quando surge um decréscimo, que possa ser determinado em bases confiáveis, nos futuros benefícios econômicos provenientes da diminuição de um ativo ou do aumento de um passivo. Isso significa, de fato, que o reconhecimento de despesa ocorre simultaneamente com o reconhecimento do aumento do passivo ou da diminuição do ativo (por exemplo, a provisão para obrigações trabalhistas ou a depreciação de um equipamento).
E - As despesas são reconhecidas na demonstração do resultado com base na associação direta entre elas e os correspondentes itens de receita. Esse processo, usualmente chamado de confrontação entre despesas e receitas (Regime de Competência), envolve o reconhecimento simultâneo ou combinado das receitas e despesas que resultem diretamente das mesmas transações ou outros eventos; por exemplo, os vários componentes de despesas que integram o custo das mercadorias vendidas devem ser reconhecidos na mesma data em que a receita derivada da venda das mercadorias é reconhecida. Entretanto, a aplicação do conceito de confrontação da receita e despesa de acordo com esta Estrutura Conceitual não autoriza o reconhecimento de itens no balanço patrimonial que não satisfaçam à definição de ativos ou passivos.
** Não Tenho certeza onde está o erro da E, acredito que seja o "somente" da questão. Agradeço melhores pontuações sobre esse erro***
-
Segundo CPC00
A) Um ativo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que benefícios econômicos presentes dele provenientes fluirão para a entidade e seu custo ou valor puder ser mensurado por estimativa confiável.
89. Um ativo é reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que benefícios econômicos futuros dele provenientes fluirão para a entidade e seu custo ou valor puder ser determinado em bases confiáveis
B)O reconhecimento de receitas deve ser feito na demonstração do resultado quando resultar em aumento nos benefícios econômicos futuros relacionados com aumento de ativos e passivos, representando para a entidade um acréscimo patrimonial considerável.
92.A receita é reconhecida na demonstração do resultado quando resulta em um aumento, que possa ser determinado em bases confiáveis, nos benefícios econômicos futuros provenientes do aumento de um ativo ou da diminuição de um passivo
C)Um passivo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que, para liquidar uma obrigação presente, seja necessário uma saída de recursos detentores de benefícios econômicos, devendo o valor dessa obrigação ser mensurado com confiabilidade. (CORRETO)
91. Um passivo é reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que uma saída de recursos envolvendo benefícios econômicos seja exigida em liquidação de uma obrigação presente e o valor pelo qual essa liquidação se dará possa ser determinado em bases confiáveis.
D)
O reconhecimento das despesas ocorre quando estas provocam decréscimo nos benefícios econômicos futuros, relacionados com o acréscimo de um ativo ou o aumento de perdas na entidade, devendo seus valores serem reconhecidos e avaliados sempre que a entidade verifique sua ocorrência imediata.
94.As despesas são reconhecidas na demonstração do resultado quando surge um decréscimo, que possa ser determinado em bases confiáveis, nos futuros benefícios econômicos provenientes da diminuição de um ativo ou do aumento de um passivo
E)As despesas devem ser reconhecidas na demonstração do resultado somente quando há a confrontação entre despesas e receitas, envolvendo o reconhecimento simultâneo ou combinado das receitas e despesas que resultem diretamente ou conjuntamente das mesmas transações ou ainda de transações diferentes que possuam os mesmos valores financeiros registrados.
95. As despesas são reconhecidas na demonstração do resultado com base na associação direta entre elas e os correspondentes itens de receita. Esse processo, usualmente chamado de confrontação entre despesas e receitas (Regime de Competência), envolve o reconhecimento simultâneo ou combinado das receitas e despesas que resultem diretamente das mesmas transações ou outros eventos