SóProvas


ID
5400346
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 02
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

TEXTO 1 - "Vez por outra, aparece um guru da educação anunciando o óbvio. Brada-se uma tautologia como se enunciasse a mais nova descoberta. É aí que tenho a sensação de que tudo que havia de inteligente a ser dito, já o foi. Resta agora proclamar a obviedade em tons de sentença bíblica. O homem deve seguir o seu destino.... e alguém pensou que não devesse. Sim... mas que destino é esse? A educação legítima é aquela que liberta. (...) O saber é O SABER. Vixe! Isso é gastroIntestinalmente profundo! Ué! Educar é dar limites... Quem tem educação tem limites e, obviamente, mostra-se bem entrosado no meio social. Isso é o óbvio do óbvio e o que mais me assusta é que um cara tem que escrever um livro para as pessoas deixarem cair essa ficha". - (Adaptado)

TEXTO 2 - "Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado". - (Adaptado)

TEXTO 1: (http://www.sacodefilo.com/2009/10/educacao-e-limites-nao-sao-antonimos.html) - (Adaptado) TEXTO 2: (Rubem Alves é escritor brasileiro)

Sobre os textos 1 e 2, analise as assertivas.

I.Em ambos os textos predomina a função poética da linguagem.
II.Em ambos os textos, temos exemplo de defesa de ponto de vista.
III.A expressão: "pássaros em voo" conota liberdade.
IV.Os dois textos possuem os elementos da comunicação, podendo citar entre eles: o emissor ou enunciador (quem escreveu o texto) e o receptor (o leitor de cada texto).

Marque a alternativa com as assertivas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa resposta. Alguém explica, por favor. Por que função poética?

  • tbm não entendi...

  • Na função poética, brinca-se com a beleza do texto.

    Dá importância ao ritmo, melodia, sonoridade das palavras, usa-se figuras de linguagem.

  • Creio que seja porque no texto se encontra essa palavra "gastroIntestinalmente" e se você pesquisar o significado dela vai ver que não tem nada a ver com o contexto.

  • Marquei a letra E, pois no primeiro texto está presente a função emotiva e não poética

  • A função poética é uma forma de expressão diferente de cada pessoa em evidenciar a mensagem.

    Faz com que o texto fique único, ninguém vai escrever igual, cada um se expressa de forma diferente. Ex: a discursiva de um concurso, cada um faz uma discursiva diferente, mesmo sendo o mesmo tema.

    Apresenta também a função emotiva/expressiva - foco no emissor, evidencia o seu ponto de vista no texto;

    E a função conativa/apelativa - foco no receptor - tenta influenciar/persuadir o receptor. Muito comum em propagandas.

  • Algo que diferencia a emotiva/ expressiva da poética, é o uso de pronomes possessivos e geralmente estará na primeira pessoa.
  • Vamos de OGMO-ES! Te amo Jorge H
  • ONDE É QUE ESSE ELABORADOR VE O PREDOMINIO DA FUNÇÃO POETICA NO TEXTO 1?

    PODE-SE VER CLARAMENTE OUTRAS FUNÇÕES MAIS PREDOMINANTES NO TEXTO 1, COMO A EMOTIVA E A REFERENCIAL. UMA VEZ QUE TODO TEXTO TEM MAIS DE UMA FUNÇÃO DE LINGUAGEM.

    ONDE ESTÃO OS MONITORES E PROFESSORES PARA COMENTAR AS QUESTÕES POLEMICAS.