A questão exige do aluno conhecimentos sobre condições maternas que contraindicam a amamentação. Vamos a análise das alternativas:
A) CERTO – o aleitamento materno é contraindicado nos casos em que a lesão de pele ocorre na mama.
B) CERTO – a principal forma de transmissão da hanseníase ocorre pelas secreções respiratórias e lesões da pele. O aleitamento é contraindicado até que o tratamento atinja o tempo necessário para o controle da transmissão: 3 meses com sulfona ou 3 semanas com rifampicina.
C) ERRADO – segundo a publicação “Amamentação e uso de medicamentos e outras substâncias" (2014), do Ministério da Saúde, esses medicamentos são de uso criterioso durante a amamentação, ou seja, o uso depende da avaliação do risco/benefício.
D) ERRADO – a principal forma de transmissão da hanseníase ocorre pelas secreções respiratórias e lesões da pele. O aleitamento é contraindicado até que o tratamento atinja o tempo necessário para o controle da transmissão: 3 meses com sulfona ou 3 semanas com rifampicina.
E) CERTO – o risco de transmissão do vírus pelo leite materno é elevado, entre 7 e 22%, a cada exposição. A transmissão ocorre tanto por mães sintomáticas quanto assintomáticas e, portanto, a amamentação é totalmente contraindicada.
Portanto, pode-se entender que tanto a letra C quanto a letra D estão erradas, pois os medicamentos listados na letra C não são contraindicados, mas sim de uso criterioso.
Gabarito da Banca: D.
Gabarito do Professor: Sugerimos anulação da questão por ter duas alternativas incorretas.