SóProvas


ID
5403124
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em consonância com a Lei n.º 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis federais, assinale a afirmativa correta acerca da remoção.

Alternativas
Comentários
  • a) Dá-se a remoção a pedido do servidor, independentemente do interesse da Administração, para acompanhar cônjuge ou companheiro aprovado em concurso público em outra localidade. (ERRADO)

    • Art. 36, Parágrafo Único, inciso III, alínea a: "para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração"

    b) Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, para quadro de pessoal de outro órgão ou entidade do mesmo Poder. (ERRADO)

    • Art. 36: "Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede"

    c) Há três modalidades de remoção: de ofício, no interesse da Administração; a pedido, a critério da Administração; e a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração, nas hipóteses legais. (CERTO, art. 36)

    d) É exigido processo seletivo para fins de remoção a pedido do servidor, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração, ainda que o número de interessados seja igual ao número de vagas. (ERRADO)

    • É exigido processo seletivo quando o número de interessados for superior ao número de vagas!
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • GABARITO: C

    a) ERRADO: Art. 36, Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

    b) ERRADO: Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    c) CERTO: Art. 36, Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: I - de ofício, no interesse da Administração; II - a pedido, a critério da Administração; III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:

    d) ERRADO: Art. 36, Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.

  • A questão trata da remoção de servidores públicos. A remoção é o deslocamento do servidor dentro de um mesmo quadro de pessoal, isto é, dentro do mesmo órgão ou entidade. A remoção pode se dar com ou sem mudança de sede do servidor (artigo 36 da Lei nº 8.112/1990).

    A remoção pode ocorrer nas seguintes hipóteses previstas no artigo 36, parágrafo único, da Lei nº 8.112/1990:

    1 –De ofício, no interesse da Administração. Nessa forma de remoção, o servidor é deslocado por ato da autoridade pública, independentemente de manifestação de vontade sua, para atender a interesse da Administração Pública.

    2 - A pedido, a critério da Administração. Nessa hipótese, a remoção decorre de pedido do servidor, mas o pedido será concedido ou não a critério da Administração Pública.

    3 - A pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração. Essa modalidade de remoção ocorre a pedido do servidor, mas o pedido não pode ser negado pela Administração Pública que é obrigada a conceder o pedido nas hipóteses previstas em lei. Essa modalidade de remoção pode ocorrer nas seguintes hipóteses legais: i) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração; ii) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial; iii) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.

    Vejamos as alternativas da questão:

    A) Dá-se a remoção a pedido do servidor, independentemente do interesse da Administração, para acompanhar cônjuge ou companheiro aprovado em concurso público em outra localidade.

    Incorreta. De acordo com o artigo 36, parágrafo único, III, “a", ocorrerá remoção a pedido do servidor independentemente do interesse da Administração para acompanhamento de cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios que tenha sido deslocado no interesse da Administração. Não há direito à remoção a pedido de servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que tenha sido aprovado em concurso público.

    B) Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, para quadro de pessoal de outro órgão ou entidade do mesmo Poder.

    Incorreta. A remoção é o deslocamento de servidor dentro do mesmo quadro de pessoal e não para o quadro de pessoal de outro órgão ou entidade.

    C) Há três modalidades de remoção: de ofício, no interesse da Administração; a pedido, a critério da Administração; e a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração, nas hipóteses legais.

    Correta. De fato, existem três modalidades de remoção: i) de ofício, no interesse da administração; ii) a pedido, a critério da administração ou iii) a pedido, independentemente do interesse da Administração, nas hipóteses previstas em lei.

    D) É exigido processo seletivo para fins de remoção a pedido do servidor, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração, ainda que o número de interessados seja igual ao número de vagas.

    Incorreta. Só é exigido processo seletivo quando o número de interessados é superior ao número de vagas.

    Gabarito do professor: C.