A questão quer saber qual das teorias administativas citadas abaixo traz a concepção da figura humana baseado no "homem organizacional".
De acordo com Chiavenato (2014), podemos relacionar essas informações da seguinte maneira:
- Abordagem Clássica: Homem Econômico.
- Teoria das Relações Humanas: Homem Social.
- Teoria Neoclássica: Homem Organizacional e Administrativo *.
- Teoria Burocrática: Homem Organizacional.
- Teoria Estruturalista: Homem Organizacional.
- Teoria Comportamental: Homem Administrativo.
- Teoria dos Sistemas: Homem Funcional.
- Teoria da Contingência: Homem complexo.
Agora vamos analisar as alternativas:
A- CORRETA. Teoria Estruturalista: Seus teóricos mais famosos foram: Etzioni, Thompson, Blau e Scott. É uma abordagem explicativa e descritiva e de sistema aberto que considera a organização formal (aquela do organograma) como também a informal, composta através das relações sociais dos indivíduos. Considera a organização como um sistema social intencionalmente construído e reconstruído. Trouxe o conceito de estratégia e aplicou a sociologia organizacional. O homem da abordagem estruturalista também é o Homem Organizacional, assim como na Teoria Neoclássica e na teoria burocrática.
B- INCORRETA. A Teoria Clássica teve como maior expoente Fayol, engenheiro francês, que enfatizou seus estudos na estrutura da organização. Olhou a organização de cima para baixo e do todo para as partes. Criou as 5 funções do administrador que compõem o processo administrativo quando consideradas em conjunto (Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar). Após um tempo, essas funções administrativas foram rearranjadas, pela teoria Neoclássica, da seguinte forma: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Além disso, a teoria clássica criou as 6 funções da empresa e os 14 princípios gerais da administração. Conceitos como centralização, unidade de comando, organização formal, sistema fechado são típicos das teorias dessa abordagem. Homem economicus.
C- INCORRETA. Teoria de Sistemas: Surgida no pós-guerra, com conceitos criados por cientistas, entre eles o biólogo Ludwig Von Bertalanffy, a abordagem sistêmica trouxe uma ideia de que as organizações são sistemas vivo, orgânicos, flexíveis e que tudo está relacionado, tudo é interdependente. Seus principais teóricos são: Katz, Kahn, Kast, Johnson, Burns e Trist. Palavras-chave: globalismo, holismo, sinergia, interdependência, entropia, homeostase, inputs (entradas), black box e outputs (saídas). Homem funcional.
D- INCORRETA. Teoria Comportamental: Nomes como Simon, McGregror, Likert e Barnand foram importantes na concepção dessa teoria que considerou a organização como um sistema social cooperativo e racional. Foi nessa época que surgiram alguns dos famosos estilos de liderança e teorias sobre a motivação e estudos da tomada de decisão. Além disso, nessa época foram estudados os conflitos organizacionais e a sua importância no ambiente. São características dessa teoria os estudos da liderança, motivação, conflitos e comunicação. Homem administrativo.
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.
GABARITO DA MONITORA: LETRA A