SóProvas


ID
5403454
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social afirma-se como prática institucionalizada e legitimada na sociedade, quando

Alternativas
Comentários
  • Resposta E : responde a necessidade sociais derivadas da prática histórica das classes sociais na produção e reprodução dos meios de vida e de trabalho de forma socialmente determinado.

  • O Serviço Social consolida‐se como profissão na e a partir da divisão do trabalho, que, de acordo com Iamamoto (1992, p. 88) “supõe inseri‐la no conjunto das condições e relações sociais que lhe atribuem um sentido histórico e nas quais se torna possível e necessária”. A profissão se afirma como um tipo de especialização do trabalho coletivo, ao se constituir em expressão das necessidades sociais derivadas da prática histórica das classes sociais no ato de produzir e reproduzir seus meios de vida e de trabalho de forma socialmente determinada. (IAMAMOTO, 1992).

  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.

  • Resposta correta: letra D

    O Serviço Social afirma-se como prática institucionalizada e legitimada na sociedade, quando

    D responde a necessidades sociais derivadas da prática histórica das classes sociais na produção e reprodução dos meios de vida e de trabalho de forma socialmente determinada. CORRETO.

    O Serviço Social se legitima como profissão quando se insere na divisão sócio técnica do trabalho, conforme destaca Iamamoto.

    “supõe inseri‐la no conjunto das condições e relações sociais que lhe atribuem um sentido histórico e nas quais se torna possível e necessária”. A profissão se afirma como um tipo de especialização do trabalho coletivo, ao se constituir em expressão das necessidades sociais derivadas da prática histórica das classes sociais no ato de produzir e reproduzir seus meios de vida e de trabalho de forma socialmente determinada. (IAMAMOTO, 1992, p. 88).

    A institucionalização e legitimação do Serviço Social como profissão, no Brasil, têm como fundamento processos de reprodução social da vida, e nestes, particularmente, as diversas manifestações da questão social, como a pobreza, a subalternidade e a exclusão social. A profissão resulta de circunstâncias históricas definidas e se consolida na medida em que se constituem no país as Políticas Sociais e seus (precários e insuficientes) padrões de Proteção Social.

    Cumpre destacar que institucionalização e legitimação da profissão “encontra-se estritamente vinculado ao crescimento das grandes instituições de prestações de serviços sociais e assistenciais, geridas ou subsidiadas pelo Estado”. (IAMAMOTO, 2012, p. 89). Foram estas instituições que viabilizaram a expansão do mercado de trabalho para os assistentes sociais, como trabalhadores especializados.

    FONTE: O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – SUAS