SóProvas


ID
5403709
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Porto Belo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Monitoramento e avaliação são etapas do processo administrativo que auxiliam na melhora contínua das políticas ligadas tanto aos colaboradores quanto à organização da empresa. Consistem no levantamento de informações e na elaboração de dados que melhoram o desempenho da organização e, consequentemente, a alocação de recursos organizacionais. Sobre os conceitos de monitoramento e avaliação, identifique a(s) correta(s):

I- O monitoramento e a avaliação almejam melhorar a performance da dinâmica de uma determinada organização. São aplicados a fim de corrigir desvios e melhorar a interação entre o nível estratégico e o operacional.
II- A avaliação consiste na análise de conjuntura de uma determinada realidade organizacional, tendo como objetivo auxiliar na tomada de decisão acerca da continuidade de uma determinada prática.
III- Um indicador desejado observa, dentre outras, as seguintes propriedades: Simplicidade, Periodicidade, Validade, Confiabilidade e Subjetividade.
IV- O processo de monitoramento deve ser periódico e contínuo, caso se almeje um acompanhamento eficiente de um determinado plano. Permite, também, verificar se as metas e os objetivos programados estão se tornando factíveis.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o erro da IV?

  • III- Um indicador desejado observa, dentre outras, as seguintes propriedades: Simplicidade, Periodicidade, Validade, Confiabilidade e Subjetividade

    Propriedades de um bom indicador:

    Representatividade, Simplicidade, Confiabilidade, Sensibilidade, Comparabilidade, Mensurabilidade, Validade, Viabilidade, Economicidade, Periodicidade, Estabilidade, Desagregabilidade, Auditabilidade.

    IV- O processo de monitoramento deve ser periódico e contínuo, caso se almeje um acompanhamento eficiente de um determinado plano(programas)

    Monitoramento consiste no acompanhamento contínuo, cotidiano, por parte de gestores e gerentes, do desenvolvimento dos programas e políticas em relação a seus objetivos e metas. É uma função inerente à gestão dos programas, devendo ser capaz de prover informações sobre o programa para seus gestores, permitindo a adoção de medidas corretivas para melhorar sua operacionalização

    https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/992/1/SOUSA%2C%20Marconi%20Fernandes%20-%20Conceitos%20B%C3%A1sicos%20de%20Monitoramento%20e%20Avalia%C3%A7%C3%A3o.pdf