Resposta correta: letra D
o correto é afirmarmos que os primeiros assistentes socais que formaram tiveram como base de formação a doutrina social da igreja católica, no ideário franco‐belga de ação social e no pensamento de São Tomás de Aquino (séc. XII):
- o tomismo e
- o neotomismo (retomada em fins do século XIX do pensamento tomista por Jacques Maritain na França e pelo Cardeal Mercier na Bélgica tendo em vista "aplicá‐lo" às necessidades de nosso tempo).
No que se refere à Doutrina Social da Igreja merecem destaque nesse contexto as encíclicas
- “Rerum Novarum” do Papa Leão XIII de 1891, que vai iniciar o magistério social da Igreja no contexto de busca de restauração de seu papel social na sociedade moderna e
- a “Quadragésimo Anno” de Pio XI de 1931 que, comemorando 40 anos da “Rerum Novarum”” vai tratar da questão social, apelando para a renovação moral da sociedade e a adesão à Ação Social da Igreja.
Reafirmando o supracitado, terá particular importância, na estruturação do perfil da emergente profissão no país, a Igreja Católica, responsável pelo ideário, pelos conteúdos e pelo processo de formação dos primeiros assistentes sociais brasileiros.
- Em 1932, é criado o Centro de Estudos e Ação Social (CEAS), entidade que seria fundadora e mantenedora da primeira Escola de Serviço Social do país.
- Em 1936, inaugura-se a primeira escola de Serviço Social no país.
Conforme afirma Yazbek (2000b, p.92): Terá particular destaque na estruturação do perfil da emergente profissão no país a Igreja Católica, responsável pelo ideário, pelos conteúdos e pelo processo de formação dos primeiros assistentes sociais brasileiros.
FONTE:
1- Os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade;
2- História do Serviço Social – resgatando uma história de mulheres;
3- O significado sócio-histórico da profissão;
4- O serviço social na contemporaneidade: demandas e respostas.