A questão cobrou conhecimento sobre o tema barreiras à comunicação.
Os males à comunicação eficaz podem ser em três grupo, de acordo com Duran (2019. Pág 450). Vamos trazer uma breve noção do que é cada uma dessas barreiras (gerais e específicas) de acordo com Duran (2019) e Ribas (2016):
Barreiras Gerais:
- Mecânicas ou Físicas: O ruído físico, ou de acordo com Ribas e Salim (2016), barreiras físicas ou mecânicas tem relação quando a comunicação é bloqueada ou prejudicada em decorrência de aspectos físicos. Ex: Uma ligação com muito eco, telefone com defeito, barulho e etc.
- Psicológicas: O ruído psicológico tem relação com preconceitos, opiniões, crenças e estereótipos. Por exemplo: quando alguém vem argumentar sobre uma visão política com a qual você não simpatiza. Além dos ruídos trazidos pela questão, podemos citar as barreiras pessoais (dificuldade de comunicação da própria pessoa. Ex: timidez) e as barreiras burocráticas/administrativa (maneira pela qual a instituição processa a informação)
- Semânticas: O ruído semântico ou barreiras semânticas se originam do "uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados". (SALIM E RIBAS, 2016, Pág. 386) O receptor não liga a mensagem ao seu significado. Exemplo: você vai a um restaurante chinês aqui no Brasil, mas o cardápio está todo em Mandarim.
- Fisiológicas: O ruído fisiológico tem relação com os órgãos dos comunicadores ou ouvintes.
Barreiras especificamente organizacionais:
- Pessoais: tem a ver com o comportamento o individuo em relação à facilitação ou não da comunicação.
- Administrativas ou burocráticas: tem a ver com o processamento e atuação da informação pela organização.
- Excesso de informação: refere-se à sobrecarga de informações recebidas ou geradas.
- Informações incompletas: refere-se à omissão ou distorção nas informações recebidas ou transmitidas.
Outras barreiras:
- Credibilidade da fonte.
- Diferença de status.
- Problemas de semântica.
- Audição ou percepção seletiva:
A- CORRETA. O uso inadequado da linguagem esta relacionado à barreira ou ao ruído semântico.
B- INCORRETA. O uso inadequado da linguagem, conforme o descrito no enunciado, não tem relação com barreiras mecânicas (aparelho com defeito, barulha e etc.).
C- INCORRETA. A filtragem e a percepção seletiva da informação podem prejudicar na comunicação. Mas o enunciado não se refere a esse tipo de barreira.
D- INCORRETA. Um erro ortográfica (incorreção na escrita) não tem relação com a escolha inadequada citada no enunciado.
Fontes:
DURAN, CRISTIANA. Gestão de Pessoas. 2ª ed. Salvador. Juspodium. 2019
RIBAS, A; SALIM R., C. Gestão de Pessoas para concursos. 4ª edição. Alumnus. 2016
GABARITO DA MONITORA: LETRA A
Problemas e Barreiras à Comunicação
Dificilmente o processo de comunicação ocorre sem problemas. Entre a mensagem “tal como é enviada” e a mensagem “tal como é recebida”, existem barreiras que fazem com que a mensagem enviada e a recebida sejam diferentes entre si.
Ainda, considerando o tema, Chiavenato (1999) mostra que as barreiras à comunicação podem ocorrer:
• Na fonte, com codificação pouco clara (falta de clareza, significados diversos, fontes concorrentes, mensagem não desejada);
• Na transmissão, quando existem muitos intermediários que distorcem a mensagem, quando os canais são sobrecarregados e quando há prioridades conflitantes;
• No receptor, quando há desatenção, falta de interesse, avaliação prematura, má interpretação, preocupação com o próprio ponto de vista.
Desses diferentes níveis de análise, podemos classificar as barreiras de comunicação segundo 5 (cinco) naturezas ou origens:
• Mecânicas ou físicas – relacionadas com barulho, ambientes e equipamentos inadequados, os quais podem dificultar e até impedir que a comunicação ocorra.
Ex: falhas microfone.
• Fisiológicas – como surdez, gagueiras e não articulação fonética;
• Semânticas – decorrem do uso inadequado da linguagem. Ou seja, os códigos e signos utilizados não fazem parte do repertório do receptor;
• Psicológicas – inclui os preconceitos e estereótipos, relacionadas às crenças, atitudes, valores e a cultura da pessoa ou receptor.
• Administrativas ou burocráticas – decorem das formas de comunicações incompletas e parciais, fragmentadas, distorcidas ou sujeitas a dúvidas, nas informações não transmitidas ou sonegadas.