ECOSSISTEMAS DA MATA ATLÂNTICA
Floresta ombrófila densa
Floresta grandiosa e heterogênea, de solo bem drenado e com grande fertilidade, é caracterizada por apresentar árvores de folhas largas, sempre-verdes, de longa duração e mecanismos adaptados para resistir tanto a períodos de calor extremo quanto de muita umidade. Sua vegetação apresenta altura média de 15 metros, mas as grandes árvores chegam a atingir até 40 metros. O grande número de cipós, bromélias, orquídeas e outras epífitas (plantas aéreas) que se hospedam nas imponentes árvores dão a esta floresta um caráter tipicamente tropical.
FLORESTA OMBRÓFILA MISTA OU MATA DE ARAUCÁRIA (Floresta Estacional Semidecidual)
Outra formação florestal da Mata Atlântica é a Floresta Ombrófila Mista ou Mata de Araucária, localizada principalmente na região Sul. O clima é subtropical, com chuvas regulares o ano todo, e temperaturas relativamente baixas.
CAMPOS DE ALTITUDE
No alto de serras, em geral acima de 900m, ocorrem formações conhecidas como Campos de Altitude. Na serra do Mar da região norte de Santa Catarina, no município de Garuva principalmente, temos a ocorrência deste ecossistema .
RESTINGA
A Restinga é um ecossistema da Mata Atlântica que ocorre na região litorânea. É o mais ameaçado, restando pouquíssimas áreas, por causa da exploração imobiliária para casas de veraneio. Apresenta a vegetação com três tipos gradativos de crescimento.
Junto à praia, em áreas sujeitas a ação direta dos ventos, marés, chuvas e ondas, existe um tipo de vegetação que se forma para proteger as dunas, chamada restinga de litoral. Na restinga de litoral poucas plantas conseguem se desenvolver, apenas vegetação rasteira, alguns capins e cipós que são adaptados ao sal e a areia lançada pelo vento.
MANGUEZAIS
Ecossistema característico de regiões tropicais, constantemente exposto ao regime de marés, dominado por espécies típicas, que apresentam uma série de adaptações às condições existentes neste ambiente. O litoral norte de Santa Catarina, sobretudo a baía da Babitonga, em Joinville e Araquari, é rico em manguezais. Áreas com mangues também ocorrem na foz do rio Itapocu.
Referência:
http://www.ra-bugio.org.br/mataatlantica_03.php
Comentários
As savanas brasileiras ocorrem no cerrado, e não na mata atlântica.
Mata Atlântica à Faixa litorânea de Norte a Sul do país;
Mata Atlântica à Clima: Tropical úmido com alto índice pluviométrico;
Mata Atlântica à característica da vegetação é presença de árvores de médio e grande porte, que formam uma floresta densa
Composição de mata Atlântica:
· Floresta ombrófila densa,
· Floresta ombrófila mista (araucárias),
· Floresta ombrófila aberta;
· Floresta estacional semidecidual
· Floresta estacional deidual
· Manguezais
· Restingas
· Campos de altitude
· Brejos
· Encraves do Nordeste
SOLUÇÃO: LETRA E