-
E- significa pertence (é usado para elemento).
Logo, a afirmativa I - a E C é verdadeira.
No entanto, a afirmativa II - {b} E C é incorreta, pois {b} é um subconjunto, então ele está contido em C.
c - significa está contido (usado para subconjunto)
Logo, a afirmativa III - c c C está incorreta.
O conjunto vazio está contido em todos os conjuntos, então, a afirmativa IV também seria verdadeira.
-
Apenas completando o comentário da nossa colega Karolayne, uma forma que eu gravei para não confundir os símbolos de contido ( ⊂ ) e o pertence (∈) é:
Mas antes, vou deixar aqui o conjunto analisado, pois vamos precisar recorrê-lo algumas vezes: C = {a, {b}, c}.
- Para que seja E (pertence) ao conjunto, tem que estar Exatamente como na figura. Exemplo: a E C = sim, pois vejo o elemento "a" dentro do conjunto. {a} E C = não, pois encontrei o elemento "{a}" dentro do conjunto C somente a letra "a" sem o uso de chaves.
- Para que esteja contido ⊂, eu tenho que saber duas coisas: (1) o zero sempre está contido (o que torna o item IV correto) e que preciso Cortar uma chave e ver o valor dentro do conjunto. Exemplo: {{b}} c C? Sim, pois cortando uma chave fica {b}. {b} c C? Não, pois ao cortar uma chave fica somente "b" e não consigo encontrar dentro do conjunto.
Espero que os ajudem. Em frente e enfrente.
-
Na descrição de um conjunto por enumeração, os elementos aparecem entre chaves e separados por vírgula. Portanto, os elementos de C são a, {b}, c. Assim, podemos representar a ∈ C, {b} ∈ C e c ∈ C. Itens I e II verdadeiros. Item IV verdadeiro pois o conjunto vazio é subconjunto de qualquer conjunto. Mas o item III é falso pois o elemento c não está contido em C. Gabarito A.