SóProvas


ID
5410270
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto aos procedimentos contábeis patrimoniais previstos no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) tem-se que “o ativo é um recurso controlado no presente pela entidade como resultado de evento passado”. Em relação ao conceito de ativo, é incorreto afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Gabarito letra A

    Recurso é um item com potencial de serviços ou com a capacidade de gerar benefícios econômicos. A forma física não é uma condição necessária para um recurso. O potencial de serviços ou a capacidade de gerar benefícios econômicos podem surgir diretamente do próprio recurso ou dos direitos de sua utilização. Alguns recursos incluem os direitos da entidade a uma série de benefícios, inclusive, por exemplo, o direito a:

    a. Utilizar o recurso para a prestação de serviços (inclusive bens);

    b. Utilizar os recursos de terceiros para prestar serviços como, por exemplo, arrendamento mercantil;

    c. Converter o recurso em caixa por meio da sua alienação;

    d. Beneficiar-se da valorização do recurso; ou

    e. Receber fluxos de caixa.

    B) Os benefícios econômicos correspondem a entradas de caixa ou a reduções das saídas de caixa. As entradas de caixa (ou as reduções das saídas de caixa) podem derivar, por exemplo, da utilização do ativo na produção e na venda de serviços ou da troca direta do ativo por caixa ou por outros recursos.

    C) O controle do recurso envolve a capacidade da entidade em utilizar o recurso (ou controlar o uso por terceiros) de modo que haja a geração do potencial de serviços ou dos benefícios econômicos originados do recurso para o cumprimento dos seus objetivos de prestação de serviços, entre outros.

    D) Para avaliar se a entidade controla o recurso no presente, deve ser observada a existência dos seguintes indicadores de controle:

    a. Propriedade legal;

    b. Acesso ao recurso ou a capacidade de negar ou restringir o acesso a esses;

    c. Meios que assegurem que o recurso seja utilizado para alcançar os seus objetivos; ou

    d. A existência de direito legítimo ao potencial de serviços ou à capacidade para gerar os benefícios econômicos advindos do recurso.

    E) A definição de ativo exige que o recurso controlado pela entidade no presente tenha surgido de um evento passado, por meio de transação com ou sem contraprestação. Exemplos: compra de ativos por meio de uma transação comercial (com contraprestação) ou emissão de licenças para bandas de frequência de transmissões de telecomunicações (sem contraprestação).

    Q994477. A propriedade legal do recurso é um indicador de controle de um ativo, mas não é a característica essencial desse ativo. Correto.

  • GAB. A

    2.1.1.1. Recurso

    Recurso é um item com potencial de serviços ou com a capacidade de gerar benefícios econômicos. A forma física não é uma condição necessária para um recurso. O potencial de serviços ou a capacidade de gerar benefícios econômicos podem surgir diretamente do próprio recurso ou dos direitos de sua utilização.

    FONTE: MCASP 8ªEd.