SóProvas


ID
5410567
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFRA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Estabelece a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, que o servidor, após cumprir todas as formalidades do concurso público, portanto, habilitado e empossado em cargo de provimento efetivo, adquirirá estabilidade no serviço público ao completar

Alternativas
Comentários
  • A questão possui como gabarito dado pela banca a letra B (3 anos), no entanto esse não é o prazo previsto na Lei 8.112/90. Conforme Art 20 e 21 o prazo correto é 2 anos.

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo

    Art. 21.  O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício.

    Com a EC19/98 a CF prevê em seu artigo 41 como prazo para adquirir a estabilidade o período de 3 anos, mas a questão em análise questiona sobre o prazo estipulado na Lei 8.112/90, logo seria passível de anulação.

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    Bons estudos!

  • O gabarito correto pela Lei 8.112/90 é a letra C, dois anos. Pela CF/88, três anos.

    Questão passível de anulação.

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.

     

    - Estabilidade: é adquirida após três anos de efetivo exercício, nos termos do artigo 41, da Constituição Federal de 1988.


    O servidor estável somente perderá o cargo: em razão de sentença judicial transitada em julgado, por meio de processo administrativo em que lhe seja assegurada a ampla defesa e por meio de procedimento de avaliação periódica de desempenha, na forma da lei complementar, sendo assegurada a ampla defesa, com base no artigo 41, § 1º, Inciso I, II e III, da CF/88.

     

    Diante do exposto a única alternativa correta é a letra b).

     

    Gabarito do Professor: B)

  • Alguém sabe me explicar o porquê de nessas questões nunca ser mencionado também a condição de você ser considerado habilitado em estágio probatório? Sempre vem de uma forma dando a entender que o servidor vai adquirir a estabilidade após 3 anos independente de qualquer outra coisa.

    Se alguém puder me explicar, eu agradeço!

  • os tribunais superiores já retificaram que o qe vale é o que consta na CF. (3 ANOS) PROF: THALLIUS MORAES.