SóProvas


ID
5410963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca dos princípios e das abordagens da administração clássica à administração contingencial e dos assuntos referentes a processo de planejamento, julgue o item subsequente.


Na metodologia BSC (balanced scorecard), objetivos estratégicos que se correlacionam com gestão de pessoas e conhecimentos em tecnologia da informação estão contemplados na perspectiva interna do mapa estratégico.

Alternativas
Comentários
    • Palavras chaves das Perspectivas do BSC:

    Financeira - Faturamento _ Valor Agregado _ Lucratividade

    →  Clientes - Satisfação _ Captação e Retenção

    Processos Internos - Produtividade _ Qualidade

    →  Aprendizado e Crescimento - Gestão _ Clima e Cultura _ Liderança - pessoas

    Gab. Errado

  • Aprendizado e crescimento

  • GABARITO: ERRADO

    JUSTIFICATIVA CESPE: "São 4 perspectivas distintas que existem em um mapa estratégico: 1 – Financeira, 2 – Mercadológica, 3 – Processos internos ou interna, 4 – Aprendizado e Crescimento. Na metodologia BSC, a perspectiva interna ou de processos internos cria e cumpre a proposição de agregar valor para os clientes. Trata-se de processos internos. A perspectiva de aprendizado e crescimento descreve como pessoas, tecnologia e clima organizacional se conjugam para sustentar a estratégia e são considerados como suporte à organização. Portanto, a afirmativa está errada por se tratar de objetivos que integram a perspectiva de aprendizado e crescimento"

    Complementando: Segundo Kaplan e Norton (1997), são objetivos da perspectiva de aprendizagem e crescimento: a) GERENCIAR A INOVAÇÃO DE PRODUTOS E NEGÓCIOS (conhecimentos em TI) e b) CONTRATAR E MANTER PESSOAS HABILITADAS E MOTIVADAS (gestão de pessoas).

  • Gab.: Errado!

    O erro da questão está ao afirmar que são contemplados na perspectiva interna, quando na verdade, são contemplados na perspectiva de aprendizagem e crescimento!

  • ERRADO

    Conceito :

    Balanced Scorecard traduz a missão e a estratégia em objetivos e medidas, organizados segundo quatro perspectivas diferentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. O 'scorecard' cria uma estrutura, uma linguagem para comunicar a missão e a estratégia, e utiliza indicadores para informar os funcionários sobre os vetores do sucesso atual e futuro.

  • ERRADO

    Perspectiva do aprendizado e crescimento (ou inovação)

    Nessa perspectiva os indicadores buscam demonstrar como a organização pode aprender e melhorar constantemente, aumentando continuamente a sua eficiência operacional. É nessa perspectiva que estão os ativos intangíveis da organização.

    Relaciona-se, principalmente, a três variáveis:

    Capital humano (Pessoas): envolve os conhecimentos, competências, habilidades e talentos dos funcionários (ou seja, o “know-how” ou a “expertise” dos funcionários) que são necessários ao desenvolvimento dos planos estratégicos.

    Capital de informação (Sistemas): são os sistemas de informação, banco de dados, infraestrutura de informação e redes que são necessários e importantes para a execução das atividades.

    Capital organizacional (Procedimentos organizacionais): está relacionado à liderança, motivação, trabalho em equipe, cultura organizacional, etc. Tratam-se dos aspectos relacionados à motivação dos funcionários para o atingimento dos objetivos, bem como do alinhamento dos objetivos individuais de cada funcionário, com os objetivos organizacionais.

    Exemplos de alguns indicadores: nível de satisfação do funcionário, “lucratividade” do funcionário, treinamento do funcionário, capacitação do funcionário, rotatividade dos funcionários, etc.

    Fonte: Curso em PDF de Administração -Prof.Stefan Fantini

  • Gab: ERRADO

    A perspectiva de aprendizado e crescimento descreve como pessoas, tecnologia e clima organizacional se conjugam para sustentar a estratégia e são considerados como suporte à organização. Portanto, a afirmativa está errada por se tratar de objetivos que integram a perspectiva de aprendizado e crescimento e não Processos Internos.

    • Na prova eu sabia que deveria deixar essa em branco rsrs. Mas a teimosia falou mais alto!

    Materiais com valores promocionais: Linktr.ee/soresumo

  • Gabarito: E

    Na perspectiva de processos internos, há medidas que dizem respeito à inovação de nos processos da organização, às operações e aos serviços prestados. Já a perspectiva aprendizado e crescimento se relaciona com os indicadores de melhorias contínuas na organização em termos de capacitação do pessoal e dos sistemas, de motivação, de competências, da capacidade de aprendizagem, etc.

    Segundo Kaplan e Norton, aqui se encontram os principais ativos intangíveis da organização, classificados em:

    • Capital humano: habilidades, talento e conhecimentos dos empregados;
    • Capital da informação: bancos de dados, sistemas da informação, redes e infraestrutura tecnológica;
    • Capital organizacional: cultura, liderança, alinhamento dos empregados, trabalho em equipe e gestão do conhecimento.

    PDF Estratégia

  • A questão em análise aborda o assunto do Balanced Scorecard – BSC (traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho).

    O BSC é uma metodologia de gestão estratégica desenvolvida, em 1992, por dois professores da Harvard Business School (HBS): Robert Kaplan e David Norton. Essa metodologia está voltada para o futuro da empresa, uma vez que alinha missão, visão e estratégia em um conjunto equilibrado de indicadores (financeiros e não financeiros).

    O BSC prioriza o equilíbrio organizacional com um mecanismo de implementação da estratégia. Para isso, ele prioriza quatro perspectivas: financeira; clientes; processos internos; e aprendizado e crescimento.

    A Perspectiva Financeira aborda questões relacionadas à saúde financeira da empresa, como: lucratividade, fluxo de caixa e retorno sobre investimentos.

    A Perspectiva Clientes aborda aspectos do mercado, ou seja, como o cliente vê a organização. Nessa análise dos clientes, verifica-se se os produtos e serviços estão de acordo com a missão da organização ou se atendem às necessidades dos clientes. São indicadores dessa perspectiva a retenção de clientes, valor agregado aos produtos, tendências do mercado, participação e posicionamento no mercado etc.

    Perspectiva Processos Internos refere-se ao negócio em si. Essa perspectiva analisa todos os processos de gestão que criam valor para os clientes, que podem aumentar a produtividade e que trazem melhores resultados para a empresa. São indicadores dessa perspectiva: criatividade, qualidade, produtividade, inovação, logística etc.

    Perspectiva de Aprendizado e Crescimento refere-se à capacidade de a empresa melhorar continuamente, à capacidade de inovar e de se diferenciar no mercado. Essa perspectiva abarca principalmente os ativos intangíveis da organização, como: pessoas, informações, conhecimento, clima e motivação.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa em análise está errada, pois os conceitos apresentados referem-se à perspectiva de aprendizado e crescimento.


    Gabarito do Professor: ERRADO.