-
ERRADA
O controle estatístico de qualidade é aplicável apenas ao nível operacional e à área de produção e manufatura, enquanto a qualidade total estende o conceito de qualidade a toda a organização.
-
GABARITO: ERRADA
A questão também poderia ser respondida com base nos conhecimentos sobre as "eras da qualidade". São elas:
1) ERA DA INSPEÇÃO (1900): Praticamente todos os produtos eram fabricados artesanalmente. Ajustes pontuais eram feitos manualmente com vistas a agradar o cliente, tendo por base inspeções rotineiras.
2) ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO (1930): Com o advento das máquinas, emerge o sistema de produção em massa. Devido à imensa quantidade de produtos fabricados em razão da crescente demanda, a inspeção produto a produto deixara de ser viável, dando lugar à inspeção por amostragem e à utilização do controle estatístico de processos.
3) ERA DA GARANTIA DA QUALIDADE TOTAL (1950): Promove uma visão sistêmica do processo de gestão da qualidade, não se concentrando mais somente no processo produtivo, como nas eras anteriores. A quantificação dos custos da qualidade, o controle total da qualidade, a engenharia da confiabilidade e o zero defeito são os fundamentos dessa era.
4) ERA DA GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE (1970): Cliente e lucratividade passam a ser concebidos do ponto de vista estratégico. Aqui, a qualidade é percebida como um verdadeiro insumo estratégico, incorporando-se ao planejamento estratégico da organização.
Fonte: Prof. Adriel Sá
-
Gabarito: ERRADO
O enunciado diz o seguinte: o controle estatístico de qualidade é orientado às áreas estratégias da organização (errado), ao passo que a qualidade total abrange ações para os ambientes interno e externo da organização.
Na realidade, o controle estatístico de qualidade, como o próprio nome sugere, tinha como interesse o controle através de um setor específico dentro da empresa, dedicado à qualidade. Ou seja, a qualidade passou a ser responsabilidade apenas de um setor, isolando-se dos demais agentes do processo produtivo (diferente da qualidade total, que possui um enfoque sistêmico - voltada aos diversos níveis/áreas organizacionais - ambiente interno e externo).
Vamos aproveita para ir um pouco além e revisar o tema! De maneira geral, temos as seguintes eras na história da qualidade:
- Era da Inspeção: foco na verificação dos produtos e serviços (encontrar e separar os produtos/serviços defeituosos);
- Era do Controle Estatístico (final da década de 1930): ao invés de inspecionar produto por produto, ocorre a seleção de certo lote para inspeção (através de amostras, por exemplo). Aqui o objetivo é buscar a uniformidade por meio de ferramentas e técnicas estatísticas. O Controle Estatístico de Qualidade (CEQ) evoluiu para a “garantia da qualidade” lá por volta de 1950;
- Era da Qualidade Total (década de 1970): visão sistêmica. Foco no cliente e nos sistemas de qualidade. Há preocupação com a prevenção dos defeitos. De acordo com Chiavenato (2003, p. 581), a qualidade total é uma decorrência da aplicação da melhoria contínua. Enquanto que a melhoria contínua é aplicável no nível operacional, a qualidade total estende o conceito de qualidade para toda a organização, abrangendo todos os níveis organizacionais (sistêmico).
A afirmativa está, portanto, incorreta.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
MELLO, Carlos Henrique Pereira. Gestão da Qualidade. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011.
FONTE: TEC CONCURSOS
-
O controle estatístico de qualidade é orientado às áreas estratégicas da organização, ao passo que a qualidade total abrange ações para os ambientes interno e externo da organização. Resposta: Errado.
CEP => Operação => Área operacional
-
Gab: ERRADO
JUSTIFICATIVA DA BANCA. O Controle Estatístico de Qualidade é aplicável apenas ao nível operacional e à área de produção e manufatura, enquanto a Qualidade Total estende o conceito de qualidade a toda a organização.
- Na prova eu esqueci totalmente que o CEP servia de controle Operacional :( Mas o bom é que não erraremos mais, haahahhaha. FOCO, galera!
Baixe sua amostra aqui: Linktr.ee/soresumo
-
Juran estendeu os conceitos de qualidade para toda a empresa com a aplicação do Controle Total da Qualidade (TQC – Total QualityControl). Enquanto o CEQ - Controle Estatístico da Qualidade – é aplicável apenas no NÍVEL OPERACIONAL E DE PREFERÊNCIA NA ÁREA DE PRODUÇÃO E MANUFATURA – a Qualidade Total (CTQ) estende o conceito de qualidade a toda organização. Mais ainda, o CTQ envolve também a rede de fornecedores indo até o cliente final em uma abrangência sem limites.
-
A questão em análise aborda dois
conceitos: o controle estatístico da qualidade e o controle da qualidade total.
O controle estatístico é uma abordagem
em que o controle da qualidade é realizado por lotes recolhidos para
inspeção.
O controle da qualidade total visa a
prevenção de defeitos e considera toda a empresa como responsável pela
qualidade. Possui foco nas necessidades dos clientes e considera todas as
partes interessadas no processo produtivo como responsáveis pela melhoria
contínua em um esforço sistêmico. Ademais, cabe destacar que a qualidade total
foca na empresa como um todo, e não no ambiente externo.
Portanto, podemos afirmar que a questão
em análise está errada.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Alguém sabe indicar uma teoria que cita o CEP no nível operacional?