SóProvas


ID
5411032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca das reformas administrativas, do paradigma pós-burocrático, do papel do Estado regulador e dos processos participativos de gestão pública, julgue o item subsequente.


Ao definir regras ou padrões a serem seguidos em prestação de serviços essenciais à população, o Estado exerce seu papel de regulador.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: CERTO. O exercício do poder coercitivo e regulador do Estado fundamenta-se na necessidade de garantia de padrões aceitáveis e previsíveis para a prestação de serviços à sociedade, que livremente o mercado por si não é capaz de garantir.

  • Certo

    JUSTIFICATIVA: O exercício do poder coercitivo e regulador do Estado fundamenta-se na necessidade de garantia de padrões aceitáveis e previsíveis para a prestação de serviços à sociedade, que livremente o mercado por si não é capaz de garantir.

  • GABARITO: CERTO

    ASPECTOS SOBRE O ESTADO REGULADOR:

    1) SURGIMENTO:

    Surge após a Segunda Guerra Mundial, em substituição ao modelo de Estado de Bem-Estar Social, no contexto em que os países encontravam-se endividados em razão do crescente atendimento às demandas sociais.

    2) PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

    a) Reduz seu papel de executor ou prestador DIRETO de serviços e passa a exercer um papel REGULADOR e PROVEDOR ou PROMOTOR (somente dos serviços essenciais, como saúde e educação);

    b) Assume as funções de PLANEJAMENTO, REGULAÇÃO E FISCALIZAÇÃO;

    c) Direitos sociais não são abandonados, o Estado Regulador ainda tem o dever de promover o bem-estar coletivo; porém, agora, conta com o auxílio da iniciativa privada;

    d) Criação de AGÊNCIAS REGULADORAS: instituições com autonomia para regulamentarem os setores empresariais que operem em mercados não suficientemente competitivos.

    3) PREVISÃO CONSTITUCIONAL:

    CF-88: Art. 174. Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado

    Fonte: PDRAE (1995); Do Estado Social ao Estado Regulador - Melo (2010); Prof. Marcelo Soares

  • Ao definir regras ou padrões a serem seguidos em prestação de serviços essenciais à população, o Estado exerce seu papel de regulador. Resposta: Certo.

    Função alocativa: o Estado presta o serviço diretamente à população porque a iniciativa privada não tem interesse.

    Função Reguladora: o Estado define regras ou padrões nos serviços essenciais à população.

  • No primeiro momento, a Nova Administração pública surgiu como uma resposta a crise econômica mundial, que em seu primeiro momento tem o Estado como o epicentro causador da crise. Como resposta a isso, o Estado passou a ser reduzido e os ideais liberais entraram em vigor.

    Após esse momento, notou-se que a redução excessiva do Estado provocou uma maior desigualdade social. A partir desse ponto, o papel do Estado passa a ser de Regulador, onde as suas características passam a ser a de zelar mais pelo bem-estar social passando a regular e promover os serviços essenciais a população.

    Dessa forma, a afirmativa está de acordo com o conceito de Estado Regulador.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • CERTO

    As políticas públicas podem ser classificadas em:

    1. Regulatória: visam definir regras e procedimentos que regulem comportamento dos atores para atender interesses gerais da sociedade. Não visam benefícios imediatos para qualquer grupo.
    2. Distributivas: visam distribuir benefícios individuais. Relacionadas à alocação de recursos. Costumam ser instrumentalizadas pelo clientelismo.
    3. Redistributivas: visam redistribuir recursos entre grupos sociais distintos. Buscando certa equidade, retiram recursos de um grupo para beneficiar outros, o que provoca conflitos.
  • CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

    SEÇÃO II

    DOS ORÇAMENTOS

    Art. 174. Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado.         

  • O estado regulador surgiu para amenizar a falta de políticas públicas tradicional no Estado Liberal, por tanto, os serviços essenciais por serem uma política pública, ela faz parto do modelo regulador.

  • GABARITO: CERTO

    COMENTÁRIO DO PROFESSOR PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    No primeiro momento, a Nova Administração pública surgiu como uma resposta a crise econômica mundial, que em seu primeiro momento tem o Estado como o epicentro causador da crise. Como resposta a isso, o Estado passou a ser reduzido e os ideais liberais entraram em vigor.

    Após esse momento, notou-se que a redução excessiva do Estado provocou uma maior desigualdade social. A partir desse ponto, o papel do Estado passa a ser de Regulador, onde as suas características passam a ser a de zelar mais pelo bem-estar social passando a regular e promover os serviços essenciais a população.

    Dessa forma, a afirmativa está de acordo com o conceito de Estado Regulador.

    FONTE: José Manoel Farias, Analista - Administrador na Fundação Hemocentro-DF, MBA em Gestão Empresarial-FGV., de Administração Geral, Administração Pública, Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)