-
Deus é pai, socorro kkk.
-
GABARITO: C
A a autoridade do argumentador, nesse caso, está ligada à sua idade, à sua experiência de vida; (ERRADA) Na realidade, o autor analisa o caráter dos homens em geral de acordo com a idade. Veja: "Observei que o caráter de quase todos os homens parece particularmente adaptado a uma certa idade da vida (...)"
B o argumentador do texto é uma pessoa individual representativa de um grupo; (ERRADA) Aqui há uma extrapolação, pois em nenhuma passagem do texto é possível inferir que o autor representa algum grupo específico. Ele apenas traz argumentos a partir de sua observação sobre o caráter dos homens conforme suas idades.
C a tese do segmento é “o caráter de quase todos os homens parece particularmente adaptado a uma certa idade da vida”; (CERTA) O autor inicia o texto informando sua tese (ele diz o que observou no comportamento dos homens) e depois argumenta o porquê de sua observação.
D a tese apresentada no texto se mostra como uma certeza; (ERRADA) O autor faz uma análise a partir do que ele observou. Veja: "o caráter de quase todos os homens parece particularmente adaptado a uma certa idade da vida (...)"
E os argumentos presentes no texto são originais e alheios. (ERRADA) Os argumentos apresentados são do próprio autor, a partir daquilo que ele mesmo observou. Veja: "Observei que o caráter de quase todos os homens (...)"
Espero ter ajudado. Bons estudos e fé :)
-
Observei que o caráter de quase todos os homens parece particularmente adaptado a uma certa idade da vida.
logo isso demonstra que é sim uma tese dele
-
Algum bizú referente a esse tipo de questão?
Se alguém puder enviar, eu agradeço desde já.
-
GABARITO: C
“Observei que o caráter de quase todos os homens parece particularmente adaptado a uma certa idade da vida, de modo que nela apresenta-se de forma mais proveitosa. Alguns são jovens amáveis, e depois isso passa, outros, homens enérgicos e ativos, dos quais a idade rouba todos os valores. Muitos se apresentam mais favoravelmente na velhice, quando são mais indulgentes por serem mais experientes e serenos.”
Nesse segmento, o filósofo defende a seguinte tese: “o caráter de quase todos os homens parece particularmente adaptado a uma certa idade da vida”. Mais adiante, ele esclarece que a idade mais favorável é a velhice: “Muitos se apresentam mais favoravelmente na velhice, quando são mais indulgentes por serem mais experientes e serenos”.
Os quatro itens restantes não traduzem com fidelidade o pensamento de Schopenhauer, como demonstram as explicações dadas para o item (C) e os comentários abaixo:
(A) a autoridade do argumentador, nesse caso, está ligada à sua idade, à sua experiência de vida;
(B) o argumentador do texto é uma pessoa individual representativa de um grupo;
(D) a tese apresentada no texto se mostra como uma certeza;
(E) os argumentos presentes no texto são originais e alheios.
(A) A inferência em relação à idade do argumentador é incorreta. Sua autoridade se deve à sua experiência de vida e às suas observações em relação a jovens, adultos e velhos.
(B) É uma pessoa individual. Não representa nenhum grupo. A primeira palavra do segmento é: “Observei”.
(D) Na tese, o uso de “parece” não demonstra “certeza”. Trata-se de uma opinião baseada na observação e na experiência de vida do argumentador. A primeira palavra do segmento é: “Observei”.
(E) Não há argumentos alheios no texto. Somente os do argumentador.
-
GAB.C
O ARGUMENTO é a ideia que reforça,comprova a TESE.
- 1° não se prova TESE somente com opinião do autor.pois a TESE já é uma opinião.
- 2° a comprovação tem que ter um FATO.
FRAGMENTANDO...
- “Observei que o caráter de quase todos os homens parece particularmente adaptado a uma certa idade da vida, de modo que nela apresenta-se de forma mais proveitosa.
ARGUMENTOS..
Alguns são:
- jovens amáveis, e depois isso passa, outros,
- homens enérgicos e ativos, dos quais a idade rouba todos os valores.
- Muitos se apresentam mais favoravelmente na velhice, quando são mais indulgentes por serem mais experientes e serenos”.
Erros? avisem no PV.
Bons estudos!
Fonte;Aulas com Prof° Aline Aurora.
-
Pra quem só estudava Cespe e agora tá levando bronca da FGV, toca aqui!
-
Se é uma informação que alguém pode negar, é tese!!
-
Gabarito: C
Porém, a letra E pode ser passível de questionamento. O autor do texto é quem escreve "O conhecido filósofo Schopenhauer disse certa vez: [...]". Observando dessa maneira, é razoável dizer que "os argumentos presentes no texto são originais e alheios.". Ora, de fato são, pois são argumentos do filósofo em questão, e não do autor.
-
Letra C.
Essa é a tese do poeta. O caráter se adapta ao momento da vida de cada homem.
-
Quando a FGV quer ser lógica ela consegue.
-
-
Entenda... a pratica leva a perfeição. Ficamos bom naquilo que fazemos repetidamente. Comecei penando... hoje já encaro essas questões da FGV. FOCO e DETERMINAÇÃO. A prova é so vc irmão
-
Hoje não FGV! Pode vir Selecon!!
PPMG/2022, meu nome estará lá, anota aí!!
-
Quase fui na B por conta do início do enunciado!
o argumentador do texto é uma pessoa individual (Schopenhauer) representativa de um grupo (filósofo);
-
Dica: para a FGV a tese do texto vem exposta no primeiro período.