SóProvas


ID
5412922
Banca
FGV
Órgão
TCE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um escritor russo – M. E. Saltykov – escreveu: “A vergonha é a preciosíssima capacidade do homem de relacionar seus comportamentos com as exigências daquela suprema consciência, que nos foi deixada de herança pela história da humanidade”.


Segundo esse pensamento, sente-se envergonhado quem:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a justificativa reside no fato de que há comportamentos na suprema consciência que são herdados historicamente. Nesse sentido, quando agirmos de modo fugitivo a esses padrões comportamentais, sentiremos vergonha.

    GAB: A

  • Gabarito: A

    A vergonha é a preciosíssima capacidade do homem de relacionar seus comportamentos com as exigências daquela suprema consciência, [consciência] que nos foi deixada de herança pela história da humanidade.

    Ora, o que autor quis dizer, nada mais foi que ao sentir-se envergonhado, ele relaciona os seus comportamentos com as exigências da 'suprema consciência', que foi deixada de herança pela história da humanidade. Portanto, sentir-se envergonhado implica em contrariar essa herança.

    Existe uma consciência 'maior', que regula aquilo que não podemos fazer para não passarmos 'vergonha'.

    Não fazemos certas coisas em público, por exemplo, pela 'suprema consciência' de que fazê-las é motivo de vergonha, herança deixada na história da humanidade. "Fazer isso é passar vergonha"...

  • SE a vergonha é a preciosíssima capacidade do homem de relacionar seus comportamentos com as exigências daquela suprema consciência, que nos foi deixada de herança pela história da humanidade, ENTÃO, ir de encontro a esta fará com que nos sintamos envergonhados.

    Gab: A

  • Esse gabarito é qq coisa, menos a letra A.

  • Inicialmente eu estava preocupado em saber a que "suprema consciência" o autor se refere. Depois, ao ler com mais cuidado, percebi que não precisamos saber. E sim que ela foi deixada de herança e que ao contrariarmos, nos sentimos envergonhados.

    Desculpe a viagem, mas a FGV proporciona isso.

    Fé na missão!

  • GABARITO: A

    A vergonha é a preciosíssima capacidade do homem de relacionar seus comportamentos com as exigências daquela suprema consciência, que nos foi deixada de herança pela história da humanidade.”

     

    Segundo esse pensamento, sente-se envergonhado quem contraria a herança deixada pela história da humanidade.

    Na realidade, o texto diz mais diretamente que se sente envergonhado quem contraria as exigências daquela suprema consciência. Como essa consciência é uma herança deixada pela história da humanidade, é justo concluir que se sente envergonhado quem contraria a herança deixada pela história da humanidade.

     

    Essas explicações e os comentários abaixo demonstram que os quatro itens restantes não revelam corretamente quem, segundo o texto, se sente envergonhado:

    (B) se comporta segundo as exigências da consciência;

    (C) perdeu a capacidade de controlar seus comportamentos;

    (D) compara seus comportamentos com os dos outros homens;

    (E) não herdou os padrões da história da humanidade.

     

    (B) O texto diz o contrário disso.

    (C) A vergonha resulta de uma relação entre comportamentos e exigências da consciência. Não da incapacidade de controlar comportamentos.

    (D) A comparação a que se refere o texto é entre comportamentos e exigências da consciência.

    (E) A vergonha não decorre de não herdar os padrões, como já foi explicado nos itens (C) e (D).

     

  • vergonha eu tenho é fazendo questoes dessa banca, que depois vai servir de nada pra outras bancas ...

  • Cuma é a história home? que "viage" velho kkkkkkkkkkkkkk

  • Fazer questões de português da fgv desanima...

  • Sem Lógica!

  • Reparem que a alternativa A e quase o contrário da B. Talvez esse tipo de analise facilite marcar a correta.

  • TECCONCURSOS

    Gabarito: Letra A.

     

    Questão que envolve interpretação textual. Precisamos indicar, com base na frase abaixo, quem é que se envergonha:

     

    É preciso entender o que a frase afirma. O "que" é um pronome relativo que retoma "aquela suprema consciência" e inicia uma oração subordinada adjetiva explicativa. O sentido é o seguinte:

    → Aquela suprema consciência nos foi deixada de herança pela história da humanidade. ("nos foi deixada" = foi deixada a todos nós)

     

    A vergonha é a capacidade que o homem tem de relacionar seus próprios comportamentos com as exigências dessa consciência suprema. O homem compara seus atos com aquilo que sua consciência determina. Ele se sentirá envergonhado se as atitudes tiverem sido contrárias ao que a consciência recomenda

    Vejamos essa ideia de forma prática, para facilitar a compreensão. Vamos supor que sua consciência determina que furtar é errado. Num certo dia, movido por um impulso, você acaba furtando algo de alguém. Mas então você reflete sobre suas atitudes. Você compara sua atitude com aquilo que sua consciência determina. Sua consciência diz que "furtar é errado", e você furtou. Então você se envergonha, pois agiu contrário ao que sua consciência determina. E você só sente vergonha porque sua consciência diz que aquilo é errado. Você não se envergonha de ter comido uma maçã na hora do lanche, de ter ajudado sua vizinha a carregar as compras, de ter cumprimentado o porteiro do seu prédio com um alegre "bom dia". Você se envergonha apenas de ter furtado, pois apenas essa atitude contrariou sua consciência. 

     

    Sendo assim, a alternativa "A" é a CORRETA: sente-se envergonhado quem contraria a herança deixada pela história da humanidade. Na tentativa de confundir o candidato, a banca substituiu o termo "consciência" pela informação apresentada na oração subordinada adjetiva explicativa. O que é essa "herança deixada pela história da humanidade"?? É a consciência! Sente-se envergonhado quem contraria a consciência, que foi deixada de herança pela história da humanidade. 

  • Espero não desaprender a fazer questões de português depois que o meu concurso da FGV passar...

  • Tô aprendendo a odiar o Português...FGV ,tô sem forças por hj.

  • faltando dois pra prova e errando muito essa banca

  • Pessoal, minha dica quem é da área de exatas e tem dificuldade em interpretação de texto é de transformar o trecho do texto em análise em imagens na mente. Como os personagens e o cenário.

    A)contraria a herança deixada pela história da humanidade; CORRETA

    Nessa questão eu visualizei um homem no presente que se relaciona(laço, link, corda, ..) com o passado. E assim, sente vergonha por não atingir os padrões que foram estabelecidos. Ou seja, eu visualizo um homem com uma relação no presente e no passado.

    C) perdeu a capacidade de controlar seus comportamentos;

    Imagem de um homem descontrolado no presente.

    D) compara seus comportamentos com os dos outros homens;

    Homem em uma relação presente e no presente de outros homens

    E) não herdou os padrões da história da humanidade.

    homem só no presente e sem qualquer relação no passado.

    OBS: Isso é uma técnica de aprendizado e memorização chamada MEMORY PALACE.

  • Essa banca deixa qualquer pessoa com vontade de desistir . Que lixo !
  •  que nos foi deixada de herança pela história da humanidade”ORAÇÃO EXPLICATIVA LOGO DIZER O CONTRARIO É CONTRARIAR A EXPLICAÇÃO

  • errei (marquei b), mas entendi. “A vergonha é a preciosíssima capacidade do homem de relacionar seus comportamentos com as exigências daquela suprema consciência, que nos foi deixada de herança pela história da humanidade”.

    quando você sente vergonha (é isso que a questão pergunta), você não está se comportando segundo as exigências da consciência. se o estivesse, não sentiria vergonha. se sente vergonha, é porque está contrariando a herança deixada pela história da humanidade.

  • Quem sente vergonha se relaciona com as exigências da consciência. O autor quis dizer que sentir vergonha é normal e inclusive é uma ótima herança, pois pode nos ajudar a mudar os comportamentos. Logo, não contraria e sim se comporta de acordo com as exigências da consciência. Não fez sentido algum essa questão.

  • “A vergonha é a preciosíssima capacidade do homem de relacionar seus comportamentos com as exigências daquela suprema consciência, que nos foi deixada de herança pela história da humanidade”.

    Resumindo:

    Só sente vergonha quem contraria as exigências da consciência que nos foi deixada pela humanidade e que consegue relacionar seu comportamento vergonhoso com tais exigências.

    Não basta contrariar, é preciso ter discernimento para relacionar ( reconhecer que fez m3rd4).

    Alternativa A

    contraria a herança deixada pela história da humanidade;