-
GABARITO: B
DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: o autor defende uma ideia e expõe a sua opinião através da argumentação, buscando convencer o leitor.
OBS: Não poderia ser narrativo, pois na narração o autor conta uma história incluindo tempo, espaço e personagem. Também não poderia ser descritivo, pois nele o autor descreve uma pessoa, um objeto, um local, um acontecimento, etc.
-
essa é pra não zerar!
-
Nossa, q super argumentação vemos aí!
-
O poeta italiano Leopardi disse certa vez, sobre o arrependimento: “É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento. No arrependimento não há descanso nem paz, e por isso é a maior ou a mais amarga de todas as desgraças”. ( Em verde a parte argumentativa ) ( Em vermelho a parte OPINATIVA, aqui o escritor colocou subjetividade, que marca o caráter opinativo)
Erros??? avisem-me por inboxxx
GAB LETRA B
-
Frases com elemento de valor como: "a maior ou mais amarga" carregam consigo valor opinativo.
-
No texto, o autor argumenta sobre o porquê de no arrependimento não haver descanso e nem paz.
Gab: B
-
Partes do texto que mostra opinião :
“É possível , não há descanso nem paz , mais amarga de todas as desgraças”.
-
GABARITO: B
“É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento. No arrependimento não há descanso nem paz, e por isso é a maior ou a mais amarga de todas as desgraças.”
Com relação ao tipo textual, esse segmento é argumentativo, de base opinativa, pelo seguinte:
Argumentativo, porque o autor defende uma tese: é possível repousar sobre qualquer dor, menos sobre o arrependimento. Seu argumento é: “No arrependimento não há descanso nem paz, e por isso é a maior ou a mais amarga de todas as desgraças”.
Opinativo, porque a tese e o argumento são frutos da opinião dele. Os termos “maior” e “mais amarga” são marcas de subjetividade, de um juízo pessoal do autor.
Essas explicações e os comentários abaixo demonstram por que são incorretas as outras classificações:
(A) descritivo, de caráter visual;
(C) dissertativo, de caráter informativo;
(D) narrativo, de temática abstrata;
(E) descritivo-narrativo, com mistura de dados e fatos.
(A) O autor descreve cenários, pessoas, objetos etc.
(C) As explicações do item (B) demonstram o caráter opinativo ( e não informativo) do texto.
(D) No texto narrativo, há um narrador, que conta uma história, com personagens, espaço, tempo e sequência de fatos.
(E) Ver explicações dos itens (A) e (D).
-
está defendendo uma ideia, explicando a fim de convencer o leitor sobre a opinião dele.
-
De maneira bem simples.
O poeta italiano Leopardi disse certa vez, sobre o arrependimento: (.......)
Se ele disse, logo ele irá expressar um ponto de vista sobre determinado assunto, além de expor sua opinião sobre a temática abordada.
-
Agora eu entendi pq as pessoas falam tanto do português FGV
-
B) - argumentativo, de base opinativa;
texto dissertativo-argumentativo, o autor deve selecionar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de uma tese central em torno do tema;
-
ASSERTIVA CORRETA LETRA "B"
Complementando;
Trata-se de um texto argumentativo,pois traz a opinião do autor do texto;" O poeta italiano Leopardi disse certa vez, sobre o arrependimento".
-
Texto Dissertativo-Argumentativo
Consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações, à medida que é dissertativo; bem como seu objetivo central reside na formação de opinião do leitor, ou seja, caracteriza-se por tentar convencer ou persuadir o interlocutor da mensagem, sendo nesse sentido argumentativo.
GABARITO: B
-
Letra B. Trata-se de uma opinião do autor acerca do arrependimento.
Não é narrativo, pois não apresenta os elementos básicos de uma narrativa. Também não é informativo, pois este apresenta-se em textos jornalísticos.
-
Se ele "disse certa vez" é a própria opinião do combatente.
-
-
"No arrependimento não há descanso nem paz, e por isso é a maior ou a mais amarga de todas as desgraças”
Argumentativo com base em uma opinião.
-
O autor faz referência à frase de terceiro mas em momento algum vi ele expressando opinião própria. Deus me ajude na PC-AM.
-
O interessante para encontrar a opinião do autor é entender que o que ele diz sobre arrependimento não é uma verdade absoluta. Trata-se meramente de opinião; por mais que concordemos com o que ele diz, não é algo geral. Alguém pode discordar, acrescentar etc.
-
O poeta italiano Leopardi disse certa vez, sobre o arrependimento: “É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento. -- A palavra do italiano acaba aqui, isso foi a base do seu argumento, o restante é sua opinião! -- No arrependimento não há descanso nem paz, e por isso é a maior ou a mais amarga de todas as desgraças”.
-
galera reclama d++++++++++
vão estudar.