SóProvas


ID
5413612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca da despesa pública, julgue o item que se segue.

As despesas com fornecimento de energia elétrica para determinado órgão público deverão ser objeto de empenho por estimativa.

Alternativas
Comentários
  • MODALIDADES DE EMPENHO

    1) ORDINÁRIO

    • Pagamento em UMA VEZ

    • Montante CONHECIDO (ex.: Compra de 100 computadores)

    2) ESTIMATIVO

    Montante DESCONHECIDO

    Base periódica HOMOGÊNEA/IGUAL (ex.: Energia Elétrica, Água)

    3) GLOBAL

    • Montante CONHECIDO

    • Despesas com CONTRATOS (ex.: Serviço Terceirizado)

    • Despesas com PAGAMENTO PARCELADO (ex.: Construção de uma Obra)

    Gabarito: CERTO

  • Certo

    Empenho Ordinário - é aquele realizado para as despesas normais, cujo montante é previamente conhecido e o pagamento deva ocorrer de uma só vez.

    Ex. quando há licitação para aquisição de um veículo, o empenho aí realizado é ordinário, pois se destina à aquisição de um bem que será pago de uma única vez.

    Empenho Estimativa - é devido naquelas hipóteses em que não é possível determinar com precisão o valor da despesa. No entanto, pelo que comumente ocorre, tem-se uma noção aproximada do seu valor.

    Empenho Global - ocorre quando o as despesas tem um montante definido. O seu pagamento é geralmente feito em parcelas, pois se espera a conclusão de etapas de obras ou entrega para que a quitação ocorra.

  • Gab. C

    Os empenhos podem ser classificados em:

    a. Ordinário: é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;

    b. Estimativo: é o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica , aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e

    c. Global: é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.

    Fonte: Mcasp. 8º Ed

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Resposta:Letra C

    ------------------------------

    #Empenho ordinário:

    • Montante previamente conhecido
    • Pago de uma só vez

    #Empenho por estimativa:

    • Não se pode determinar o montante
    • Ocorrem regularmente
    • Valor sempre varia
    • Ex.: contas de água, luz, telefone, etc.

    #Empenho Global:

    • Montante também definido
    • Despesas contratuais e outras sujeitas a parcelamento
    • Ex.: aluguéis, salários, prestação de serviços e etc.

    ------------------------------

    FONTE:AFO PARA CONCURSOS | Prof. Fábio Lobo

  • Gabarito: Certo.

    Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    MODALIDADES DE EMPENHO:

    • Ordinário;

    • Estimativa;

    • Global.

    1) ORDINÁRIO:

    I) Valor FIXO, e previamente DETERMINADO:

    (CESPE/TCU/2012) O empenho ordinário é utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado; já o empenho estimativo aplica-se às despesas cujo montante não se pode determinar previamente.(CERTO)

    II) Pagamento de uma ÚNICA vez:

    (CESPE/CGE-CE/2019) No empenho ordinário, o ordenador conhece o valor exato da despesa e, assim, o empenha para pagamento em única vez, a exemplo da aquisição de móveis.(CERTO)

    2) ESTIMATIVA:

    I) NÃO se sabe o valor exato:

    (CESPE/CEHAP-PB/2009) O empenho é o ato emanado por autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. O empenho da despesa será feito por estimativa, quando NÃO se possa determinar o seu valor exato.(CERTO)

    (CESPE/CGE-CE/2019) O empenho por estimativa será realizado quando o ordenador NÃO conhece o montante exato da despesa, a exemplo dos valores destinados à aquisição de passagens. (CERTO)

    (CESPE/DETRAN-ES/2010) Quando o valor ou montante de determinada despesa NÃO puder ser previamente determinado ou identificado, a unidade gestora poderá realizar o empenho por estimativa.(CERTO)

    II) Exemplos:

    • Energia elétrica;
    • Consumo de água.

    (CESPE/TRE-AL/2004) Para despesas com energia elétrica e consumo de água, é utilizado o empenho por estimativa.(CERTO)

    (CESPE/SEGER-ES/2013) O pagamento das despesas com consumo de energia elétrica é realizado mediante empenho por estimativa, devendo ser complementado caso o valor empenhado seja insuficiente.(CERTO)

    (CESPE/PGDF/2021) As despesas com fornecimento de energia elétrica para determinado órgão público deverão ser objeto de empenho por estimativa.(CERTO)

    3) GLOBAL:

    I) Pagamento pode ser feito PARCELADAMENTE:

    (CESPE/TCU/2015) Realiza-se por meio de empenho global a reserva de dotação orçamentária de compromissos decorrentes de despesas contratuais com pagamento sujeito a parcelamento. (CERTO)

    II) Valores são DETERMINADOS:

    (CESPE/TCE-RJ/2021) As obrigações de valor determinado decorrentes de contratos com previsão de pagamentos parcelados podem ser pagas por meio de empenho global.(CERTO)

    III) Exemplos:

    • Despesas CONTRATUAIS:

    (CESPE/CGE-CE/2019) No empenho global, o ordenador realiza o empenho no valor total da despesa, que será paga, no entanto, de forma parcelada, a exemplo de contratos de construção. (CERTO)

    (CESPE/SEBRAE/2011) Deverá ser global a modalidade de empenho para as despesas empenhadas com contratos de limpeza e conservação cujo pagamento for parcelado ao longo de sua vigência. (CERTO)

    (CESPE/MME/2013) Aluguéis e pensões são exemplos de empenho global.(CERTO)

    “Os resultados acontecem ao longo do tempo, não durante um único dia. Trabalhe duro, mantenha a consistência e seja paciente.”

  • Gab: CERTO

    Pessoal, existem 3 tipos de empenhos: o Ordinário, o Estimativo e o Global. De acordo com o Art. 60, §2° e §3° da Lei 4.320/64.

    1. Ordinário: é utilizado com despesas de valor fixo e determinado cujo PGTO SERÁ DE UMA SÓ VEZ.
    2. Estimativa: é utilizado em despesas cujo montante NÃO SE PODE DETERMINAR previamente (ex: água, luz). É O EXATO CASO DA QUESTÃO!
    3. Global: é utilizado para despesas contratuais sujeitas a PARCELAMENTO (ex: aluguéis).

    ------------

    FONTE: Meu resumo de AFO, pág. 37. Baixe agora mesmo sua amostra: Linktr.ee/soresumo

  • Quer mais? Então toma!!

    Ano: 2004 | Banca: CEBRASPE | Órgão: TRE-AL

    Para despesas com energia elétrica e consumo de água, é utilizado o empenho por estimativa. (CERTO)

  • GAB CERTO

    O EMPENHO PODE SER DE TRÊS TIPOS:

    1. Global - para despesas com montante previamente definido, visa atender despesas contratuais ou sujeitas a parcelamentos. Por exemplo: aluguéis, salários, prestação de serviços.
    2. Estimativo - quando não é possível determinar o montante da despesa, no geral são gastos que estão sujeitos a variações. Por exemplo; água, luz, telefone etc.
    3. Ordinário - para despesas com montante conhecido e cujo pagamento ocorrerá de uma só vez.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • A questão trata de ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA, conforme prevista no Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP) e, também, na Lei n.º 4.320/64.

    Observe o art. 58 da Lei n.º 4.320/1964:

    “O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição".

    Agora, segue o art. 60, da Lei n.º 4.320/1964:

    “É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.

    § 1º - Em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a emissão da nota de empenho.

    § 2º - Será feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante não se possa determinar.

    § 3º - É permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento".

    A Lei n.º 4.320/64 não menciona a outra modalidade do empenho: ordinário. Então, conforme entendimentos, empenho ordinário é utilizado quando for destinado a atender a despesa de valor fixo (conhecido) e determinado previamente, cujo pagamento se processe de uma só vez, como, por exemplo, a compra de um veículo à vista e aquisição de material permanente.

    Resumindo:

    1) Quando se conhece o valor e o pagamento é efetuado de forma parcelada, a modalidade do empenho a ser utilizado é o empenho GLOBAL, sendo utilizado, por exemplo, nos casos de despesas contratuais ou compromissos decorrentes de aluguéis, obras, salários e prestação de serviços.

    2) Quando se conhece o valor (previamente determinado) e o pagamento é efetuado de uma só vez, a modalidade do empenho a ser utilizado é o empenho ORDINÁRIO, sendo utilizado, por exemplo, nos casos de despesas com a compra de um veículo à vista e aquisição de material permanente.

    3) Quando NÃO pode determinar o montante previamente, a modalidade do empenho a ser utilizado é o empenho POR ESTIMATIVA, como no caso das despesas de energia elétrica, telefone, água, combustíveis, diárias e fretes.

    Portanto, o empenho para despesas cujo montante não se possa determinar deve ser realizado mediante empenho POR ESTIMATIVA, como no caso das despesas de fornecimento de energia elétrica.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • TIPOS DE EMPENHO

    • Ordinário: utilizado para despesas de valor fixo, previamente determinado; pagamento é feito de uma única vez;
    • Estimativo: utilizado para despesas cujo montante não se pode determinar previamente; Exemplos: fornecimento de água; energia elétrica; aquisição de combustíveis, lubrificantes, outros;
    • Global: utilizado para despesas contratuais ou outras de valor DETERMINADO; são sujeitas a parcelamento; exemplo: compromissos decorrentes de alugueis;