-
A solução clorada para frutas e verduras que ficarão submersas e terão sua casca comida deve ser feita na concentração de, para cada 1 litro de água, 1 colher de sopa cheia de água sanitária (8 ml). Essa água sanitária não deverá ter outros produtos de limpeza em seu conteúdo, apenas hipoclorito de sódio a 2-2,5%. Caso haja outros produtos, como alvejantes, está contraindicado para limpeza de frutas e verduras.
Gabarito: B
Fonte: https://www.tjsc.jus.br/web/servidor/coronavirus/-/asset_publisher/K0QPqZlS9lTN/content/higiene-alimentar-e-covid-19-frutas-legumes-e-verduras?inheritRedirect=true
-
Oi!
Gabarito: B
Bons estudos!
-As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar
-
Qualquer é mto vago... caso vc não lembrasse de qual era exatamente e a %, era só vc raciocinar que tem que ser um produto autorizado pela anvisa. Então não é qualquer produto!
-
De acordo com a CVS 05/2013, que revogou a CVS 06/99:
Art. 39º A higienização de hortifrutícolas deve ser feita em local apropriado, com água potável e produtos desinfetantes para uso em alimentos, regularizados na ANVISA, e deve atender as instruções recomendadas pelo fabricante. A higienização compreende a remoção mecânica de partes deterioradas e de sujidades sob água corrente potável, seguida de desinfecção por imersão em solução desinfetante. Quando esta for realizada com solução clorada, os hortifrutícolas devem permanecer imersos por quinze a trinta minutos, seguidos de enxágüe final com água potável. Recomendações de diluições para a solução clorada desinfetante: I - dez mililitros ou uma colher de sopa rasa de hipoclorito de sódio na concentração de dois a dois vírgula cinco por cento, diluída em um litro de água potável; II - vinte mililitros ou duas colheres de sopa rasas de hipoclorito de sódio na concentração de um por cento, diluídas em um litro de água potável.