SóProvas


ID
5415367
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Tupãssi - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


A importância da música em nossa vida:

Ernure Rodrigues Souza


    Gostaria de começar este artigo fazendo uma pergunta bem simples: quem nunca ouviu, tocou ou sentiu música na vida? Com certeza todas as pessoas no mundo já vivenciaram essa experiência. Sim, digo todo mundo, pois até aqueles que não escutam, as sentem. Mesmo aqueles que nunca ouviram um instrumento musical, já ouviram música. Mesmo porque a música não está ligada somente a notas, melodias, harmonias. A música está ligada diretamente conosco, com nossos sentimentos, nossos pensamentos, nossas ações, e até mesmo a nossas escolhas na vida.

    Falar sobre música é tão complexo quanto falar sobre sentido da vida, ou até mesmo teorias sobre o surgimento da vida em nosso planeta. Por que este tema que é tão difícil de discutir, parece ser tão fácil de entender? Simplesmente porque música se sente. Independente da melodia que é usada, do estilo musical, da letra etc, a música nos traz sensações, sensações essas que nos transmitem uma série de estímulos, os quais fazem o nosso corpo reagir sobre tal. Estes estímulos nos ajudam diariamente a ser quem somos, a sentir o que sentimos, a tomar ações que tomamos.

    A música tem um caráter em nossas vidas muito mais complexo do que entreter. Assim como todo o gênero arte, a música é um desdobramento deste núcleo. Já parou pra pensar se você já ficou sem escutar música alguma vez na sua vida? Provavelmente a resposta será: “Não sei”, porque, de fato, não lembramos, ou talvez nunca nos pegamos questionando tal fato, que aparenta ser tão comum, mas ao mesmo tempo tão complexo. 

    Talvez, a música tenha tanta importância quanto o ar que respiramos, a água que bebemos, ou até mesmo os alimentos que comemos. E caso alguém fale, “você não respira, come ou bebe música”. Você já tentou viver sem música? Boa sorte!


Adaptado de https://osegredo.com.br/importancia-da-musica-em-nossa-vida/

Assinale a alternativa que não apresenta um sujeito simples.

Alternativas
Comentários
  • A questão exigiu conhecimento sobre sujeito e quer saber qual a única assertiva que não possui um sujeito simples. Vejamos:

    a) *Incorreta.

    Falar sobre música é tão complexo quanto falar sobre sentido da vida”

    Existem sujeitos: simples, compostos, ocultos, indeterminados, oracionais e inexistentes. A frase acima possui um sujeito oracional, que é formado por verbo. Portanto, essa assertiva poderia ser perfeitamente o gabarito.

    b) Incorreta.

    “todas as pessoas no mundo já vivenciaram essa experiência”

    O termo sublinhado é o sujeito simples, pois possui como núcleo uma única palavra, qual seja, "pessoas".

    c) Correta.

    “Porque, de fato, não lembramos...”

    O sujeito é oculto, pois não aparece, mas reconhecemos pela conjugação do verbo "lembrar" que está conjugado na primeira pessoa do plural ( nós lembramos).

    d) Incorreta.

    “a música não está ligada somente a notas, melodias, harmonias.”

    O termo sublinhado é o sujeito simples, pois possui como núcleo uma única palavra, qual seja, "musica".

    Gabarito da banca: C

    Gabarito do monitor: Nulo por apresentar mais de um gabarito.

  • instituto unifil e as questões com mais de um gabarito ou nehum...

  • CUIDADO

    A questão não possui problema. O comentário do monitor está incorreto.

    Solicita-se indicação da estrutura que não possua forma de sujeito simples.

    A classificação do sujeito pode ser feita sob diferentes aspectos, e é mister que o aluno perceba que algumas classificações não anulam outras, podendo o sujeito assumir duas classificações simultâneas.

    Segundo a NGB, que traz as classificações de sujeito reconhecidas em sua terceira parte, item B-1-I-a, e a maioria dos gramáticos atuais, o sujeito pode ser classificado:

    Quanto a formação: simples, se formado por apenas um núcleo, ou composto, se formado por dois ou mais núcleos.

    Quanto a determinação: determinado, se expresso na oração, desinencial, se retomável no contexto ou na flexão verbal, ou indeterminado, se embora existente, não seja retomável.

    O sujeito oracional não é classificação, mas função sintática da oração subordinada substantiva subjetiva, podendo assumir a classificação de sujeito simples, quando formado por apenas um núcleo oracional, ou composto, quando formado por dois núcleos oracionais.

    A) “Falar sobre música é tão complexo quanto falar sobre sentido da vida”

    Correta. O sujeito oracional é composto por apenas um núcleo verbal, "falar", corretamente classificado, quanto à formação, como sujeito oracional simples.

    Reitero, não há óbice em classificar o sujeito oracional como simples ou composto.

    B) “todas as pessoas no mundo já vivenciaram essa experiência”

    Correta. Há apenas um núcleo no sujeito que se classifica corretamente como sujeito simples.

    C) “Porque, de fato, não lembramos...”

    Incorreta. O sujeito é desinencial de terceira pessoa do plural.

    D) “a música não está ligada somente a notas, melodias, harmonias.”

    Correta. Há apenas um núcleo no sujeito que se classifica corretamente como sujeito simples.

    Gabarito na alterativa C

  • PROFESSOR DELCIO SENNA DO TECCONCURSO- RESPOSTA DO PROFESSOR: ANULADA.

    Assinale a alternativa que não apresenta um sujeito simples.

    a)  “Falar sobre música é tão complexo quanto falar sobre sentido da vida”  ⇒  ALTERNATIVA CORRETA. Em Falar sobre música é tão complexo, primeira oração do período desta alternativa, o sujeito da forma verbal é está indicado por Falar sobre música, que é uma oração. Trata-se de sujeito oracionalNão há sujeito simples. Esta alternativa atende ao que se solicitou no enunciado da questão.

    b)  “todas as pessoas no mundo já vivenciaram essa experiência”  ⇒  ALTERNATIVA INCORRETA. O sujeito da forma verbal vivenciaram está indicado pela expressão todas as pessoas no mundo, cujo núcleo se indica pelo substantivo pessoasSujeitos representados por um único núcleo classificam-se em simples.     

    c)  “Porque, de fato, não lembramos...”  ⇒  ALTERNATIVA CORRETA. Em Porque, de fato, não lembramos, o sujeito de lembramos não está explicitamente disposto no texto e é apreendido pela flexão da forma verbal mencionada, como de 1ª pessoa do plural (nós). Esta alternativa atende ao que se solicitou no enunciado da questão.  

    d)  “a música não está ligada somente a notas, melodias, harmonias.”  ⇒  ALTERNATIVA INCORRETA.​​​​​​​ Na oração a música não está ligada somente a notas, melodias, harmonias, o sujeito de está indicou-se pela expressão a música, cujo único núcleo é o substantivo pessoas. Como vimos no comentário da alternativa B, sujeitos representados por um único núcleo classificam-se em simples.       

     

    A existência de duas alternativas que atendem ao que foi solicitado no enunciado desta questão deveria, salvo melhor juízo, ter provocado sua anulação.