SóProvas


ID
5418205
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Câmara de Uberlândia - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Tendo em vista o tema práticas de arquivos, analise as afirmativas a seguir.

I. Recibos e documentos referentes a pagamentos de serviços de conservação e obras devem ter seus originais arquivados por dois anos no arquivo corrente, sendo após esse prazo guardados no arquivo intermediário por mais três anos, e, finalmente, indo para microfilmagem ou digitalização, e sua forma física original, eliminada.
II. Orçamentos relativos à contratação de serviços de conservação devem ser conservados no arquivo corrente por três anos para confrontações, sendo eliminados após esse prazo.
III. Contratos originais firmados para execução de obras devem ser conservados no arquivo permanente em caráter definitivo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Alguém tem a fonte dessas afirmações? O comando da questão não pediu pra considerar nenhum regulamento específico. Até onde eu sei, prazos e destinação são especificados na Tabela de Temporalidade do órgão, então não dá pra fazer uma questão dessa sem saber qual regulamento ela está considerando.

  • questão ridícula e incorreta

  • Péssima questão. Observar esta banca!

  • Prazos são específicos da tabela de temporalidade de cada entidade. Partindo desta premissa, o único item correto é o III.

  • kkkkk comédia

  • Questão mal elaborada

  • A descoberta da temporalidade de cada tipo documental vai depender do Plano de Classificação e da Tabela de temporalidade adotados pela Instituição. Esses instrumentos são específicos de cada instituição, o que inviabiliza a análise, já que o enunciado não cita os instrumentos em questão para que a análise possa ser realizada.

    Entretanto, trata-se do concurso para a Câmara de Uberlândia e, ainda que o enunciado não se refira ao Plano e à tabela da instituição, subentende-se que a análise deve ser baseada neles.

    Analisando o plano e a tabela da Câmara, que são extremamente abrangentes, não foi possível identificar os códigos e as respectivas temporalidades, justamente pela ausência de informações cruciais para que essa identificação seja bem sucedida. Quando se determina a classe de um documento, têm-se o documento em mãos, analisa-se o seu conteúdo, seu tipo documental, a função e a atividade envolvida, os agentes participantes, o andamento do processo, entre outras informações, o que não foi disponibilizado pelas alternativas. 

    Gabarito do Professor: Letra A.


  • questão ridícula

  • Concordo com o colega! Letra D