SóProvas


ID
5419045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nos princípios do regime jurídico administrativo e nas regras relativas à contratação direta pela administração pública, julgue o item que se segue.

O princípio da indisponibilidade do interesse público é intrinsecamente ligado ao princípio da supremacia do interesse público, isto é, à incapacidade da administração de livremente dispor de bens e do interesse público sob sua tutela.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Indisponibilidade do interesse público = surge mais como uma restrição à Adm. Pública, pois esta não pode dispor de bens apenas tutelados por seus agentes.

    Supremacia do interesse público = surge mais como uma prerrogativa que a Adm. Pública detém perante os particulares.

    questão idêntica:

    Quadrix - 2019 - CRO - AC - Administrador - Gerente Geral 

    No que concerne aos princípios administrativos, julgue o item.

    O princípio da supremacia do interesse público é intrinsecamente ligado à indisponibilidade, isto é, à incapacidade da Administração de livremente dispor de bens e do interesse público sob sua tutela. (C)

  • GAB C

    Revisando :

    Princípio da supremacia do interesse público (poder): o interesse público primário se sobressai ao interesse privado.

    - A adm pública tem diversos privilégios em relação ao particular.

    - É prioridade da adm pública à o interesse público primário é o da sociedade e o secundário é o do Estado.

    Princípio da indisponibilidade do interesse público (dever): interesse público pertence a coletividade, então a Adm não pode renunciá-lo.

  • busca sempre o interesse público.

  • Gabarito: Certo.

  • O Administrador é um mero gestor.

  • O administrador é um mero gestor da coisa pública, não pode ele dispor de nada que não é dele.

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre os princípios da Administração Pública.

    Jose dos Santos Carvalho Filho, explica que a incidência da ideia de supremacia do interesse público sobre o privado nas relações públicas ocorre porque, em geral, se defende o interesse da coletividade,  e, por isso, os interesses públicos são colocados em posição privilegiada sobre o particular. ( Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 186-187) 

    Por serem interesses coletivos, os bens interesses públicos não pertencem à Administração, nem a seus agentes, cabendo a estes conservá-los em nome da coletividade que é o verdadeiro titular dos interesses públicos, por isso não podem, deles, dispor.

    GABARITO: Certa
  • Correto.

    • Os princípios da supremacia e indisponibilidade do interesse público andam juntos, já que constituem o regime jurídico administrativo.
    • Supremacia - Poderes.
    • Indisponibilidade - deveres.
  • Gabarito: Certo.

    Sempre irá existir a relação (vertical) de supremacia entre o Estado e o particular. Relação de desigualdade entre ambas as partes. A regra é o Estado em detrimento das relações particulares.

    #PMAL2022

  • No Princípio da Supremacia do Interesse Público diz que: por causa do interesse da Coletividade, o interesse público é colocado em superioridade em relação ao interesse do particular. E por serem interesses públicos, a Administração ( seus agentes) não podem dispor, ou seja, não podem deixar de agir, por causa do que é coletivo, do que é público. Sendo assim, há uma relação intrínseca entre os dois tópicos citados.

  • Liberdade limitada na lei!