SóProvas


ID
5419327
Banca
SELECON
Órgão
Câmara de Cuiabá - MT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto l

    Água virtual e consumo consciente

        Qual a quantidade de água que você acredita utilizar diariamente? Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 110 litros devem ser suficientes para atender às necessidades de uma pessoa ao longo de 24 horas, mas um banho de cinco minutos já consome cerca de 60 litros de água. Entretanto, essa estimativa da ONU não considera um conceito importante: a água virtual.
          Qualquer processo produtivo utiliza água, mesmo que ela não faça parte do produto final. O total do líquido empregado, desde o início da produção até o artigo chegar ao ponto de venda, é o que chamamos de água virtual. Nos produtos agrícolas, como frutas, legumes e grãos, por exemplo, entram no cálculo a água de irrigação da lavoura, a que é necessária na industrialização, na confecção da embalagem e no transporte até o mercado.
           Esse conceito ainda não é muito difundido entre a maior parte das pessoas e seu cálculo não faz parte do dia a dia. Quando falamos em economia de água, nós a relacionamos a banhos mais curtos ou a escovar os dentes com a torneira fechada. São atitudes que têm importância, mas também é imprescindível pensar nos nossos hábitos gerais de consumo e como eles podem afetar a disponibilidade de recursos hídricos. Peças empregadas na montagem de um computador, por exemplo, utilizam aproximadamente 31,5 mil litros de água. Existe mais água embutida na fabricação de produtos usados cotidianamente do que a maior parte das pessoas imagina. Uma simples camiseta de algodão consome 200 litros e um copo de cerveja, 75. Para que um litro de leite chegue até a mesa do consumidor, foram necessários mil litros de água, contando com o que foi ingerido pela vaca e utilizado no processo industrial posteriormente.
           Os números envolvidos na produção de carne bovina são ainda mais altos: 15,5 mil litros de água podem ser usados na obtenção de um quilo do alimento. Para um quilo de carne de frango são consumidos 4,3 mil litros. Uma refeição simples, como uma xícara de café, um pão francês e uma fatia de queijo, exige quase 200 litros de água. Evitar o desperdício de alimentos e outros bens de consumo é uma das medidas para reduzir o gasto de água virtual. Fazer mudanças no cardápio também pode ajudar. Trocar a carne de boi pela de frango algumas vezes na semana é uma boa opção para poupar água e gastar menos.

Guilherme Karam 
(Disponível em https://www.revistaplaneta.com.br/agua-virtuale-consumo-consciente/09/05/2017)

Os verbos evitar, fazer e trocar, no último parágrafo, encontram-se no infinitivo:

Alternativas
Comentários
  • Os impessoais são os que só se conjugam na 3.ª pessoa do singular. EX: evitarfazer e trocar

    Além disso, o verbo "haver" é, como já foi abordado, impessoal, quando significa "existir".

    Verbos unipessoais que só se empregam na 3.ª pessoa do singular ou do plural e indicam vozes de animais EX: miar - Os gatos miavam

  • Irei pegar a frase do verbo evitar como exemplo

    "Evitar o desperdício de alimentos e outros bens de consumo é uma das medidas para reduzir o gasto de água virtual"

    Quem deve evitar o desperdício de alimentos? Repare que não há um sujeito específico, se for levar ao "pé da letra" todos nós devemos evitar, mas no contexto não existe um sujeito...

    Agora, se no lugar de evitar estivesse "evitamos" aí sim já teria sujeito (sujeito oculto, "nós")

    Logo, se não possui sujeito ele é um verbo que está no infinitivo (por terminar em AR/ER/IR "evitar") e impessoal (como o próprio nome diz)

    Gabarito B.

  • CUIDADO

    Há confusão por parte dos comentários disponíveis. Os conceitos de verbo infinitivo impessoal e verbo impessoal não devem ser confundidos.

    Verbos impessoais são verbos cuja ação não se pode atribuir a nenhum sujeito. São ações que ocorrem independente de um agente, não praticáveis. É o caso de "fazer", quando indica passagem de tempo, "haver", quando indica existência, e verbos que indicam ocorrências naturais, como "chover", "anoitecer", "nevar",...

    Para tanto, assumem apenas duas formas, infinitivo ou terceira pessoa do singular.

    Verbos infinitivos impessoais são as formas verbais despojadas de conjugação. São os "nomes" dos verbos, a denominação pura da ação. Todo verbo possui forma de infinitivo impessoal, o que não significa que é um verbo impessoal.

    No caso em tela, as formas infinitivas impessoais são utilizadas para indicar as ações despojadas de um sujeito específico, mas é incorreto classificar tais verbos como impessoais. Nenhuma das três formas verbais do enunciado, "evitar", "fazer" e "trocar" é verbo impessoal, mas apenas se encontra em forma de infinitivo impessoal. São conceitos diferentes que não devem ser confundidos.

    Gabarito na alternativa B

  • GAB B

    AR , ER , IR

    KKKK

    PROF CALDEIRA

    #PMGO 2021

  • Essa é uma questão sobre o uso do verbo em sua forma nominal no infinitivo. Sendo assim, é preciso esclarecer que, nessa condição, os verbos podem vir não-flexionados ou flexionados. Nesse sentido, a maneira mais breve de se distinguir os dois casos é dizendo que o infinitivo não será flexionado quando se estiver dando ênfase à ação pura, o que significa que, nesse caso, o verbo não estará relacionado a um sujeito. No entanto, quando se pretende evidenciar o agente da ação – ou seja, o sujeito – temos a forma do infinitivo flexionado. Resumindo: se não houver sujeito, o infinitivo não estará flexionado; se houver sujeito, usa-se o infinitivo flexionado.

     Levanto em conta agora a questão a ser resolvida e lendo com bastante atenção o último parágrafo, percebe-se que os verbos em foco não estão relacionados a nenhum sujeito. Ali, o autor está dando destaque tão somente para a importância das ações expressas pelos verbos no infinitivo no objetivo de se economizar água. Tais verbos não estão relacionados a sujeitos identificáveis. Logo, a alternativa correta a ser marcada é a letra B, já que, ao não se referirem a um determinado sujeito, o infinitivo encontra-se em sua forma impessoal.

    Gabarito do professor: Letra B.

  • Quem deve evitar ? quem deve fazer ou trocar? não sabemos, pois não ha sujeito

  • Gab b! Infinitivo Impessoal: não é possível saber qual a pessoa. Nem por análise de contexto nem por flexão verbal.

  • O infinitivo IMPESSOAL não se refere a nenhuma pessoa, de modo que simplesmente manifesta a ação.

    Exemplo: FAZER silêncio!

    O infinitivo PESSOAL é flexionado, varia em número e pessoa.

    Exemplo: AJUDAR é a melhor forma de gratidão.

  • PÃO, PÃO, QUEIJO, QUEIJO. VAMOS PROXPERAR!!!!